Afinal, como tratar torcicolo? Veja algumas dicas!

6 minutos para ler

Muitas pessoas já se sentiram um “robô” por uns dias ao enfrentar dores no pescoço, não é mesmo? Mesmo que não tenha sido com você, certamente o problema já acometeu algum parente ou amigo. 

Além de dolorosa, a rigidez na região cervical causa bastante incômodo, limitando os movimentos e impedindo que a pessoa vire a cabeça para um dos lados. Apesar de durar apenas alguns dias, dependendo da intensidade da contratura muscular, o torcicolo pode ser um pouco incapacitante. 

Pensando nisso, elaboramos este post com explicações sobre o quadro, além de dicas de tratamento e prevenção. Não deixe de ler!

Saiba o que é o torcicolo e suas causas

O torcicolo consiste em uma intensa contratura na região do pescoço, causando dor e limitação dos movimentos da cabeça. Ocorre devido a um espasmo muscular, comumente ocasionado por má postura, tensão ou não ter causa  aparente.

Essa contração involuntária acontece como uma forma de proteção. Ao detectar uma instabilidade na coluna cervical, o cérebro faz com que o músculo se contraia fortemente, imobilizando a região.

É comum associarmos o torcicolo às questões emocionais ou que gerem estresse, porém, se o problema for recorrente é sinal de que a coluna não está bem e a causa precisa ser investigada para ser corretamente tratada. Listamos, aqui, algumas das principais causas do torcicolo.

Má postura

Maus hábitos posturais são quase sempre a origem do problema. Sem perceber, você comete vários deles no dia a dia, deixando a cervical sensível. Assim, qualquer posição desfavorável ou movimento brusco pode gerar o torcicolo.

Segurar o telefone entre a cabeça e o ombro, usar a tela do computador em uma altura inadequada, permanecer sentado ou em pé por muitas horas seguidas, carregar bolsas pesadas sempre do mesmo lado e utilizar uma cadeira imprópria são alguns dos erros mais comuns.

Sedentarismo

Além da falta de cuidado com a postura, o sedentarismo é outro grande vilão dessa história. Mexer o corpo, praticar atividades físicas e alongar é fundamental para manter a firmeza da coluna. Afinal, são os músculos e ligamentos que dão sustentação aos ossos do corpo, melhorando a postura e proporcionando bem-estar e saúde.

Estresse

A correria do dia a dia e o excesso de preocupação podem gerar uma tensão muscular extra na região do pescoço, interferindo na postura. Além disso, esse tensionamento gera mais dor, originando um aumento da contratura. Assim, cria-se um círculo vicioso que só agrava o torcicolo.

Posição ao dormir

Embora, muitas vezes, não seja a origem primária do torcicolo, a posição ao dormir é uma das causas pontuais mais frequentes. Assim, deve-se evitar dormir no sofá com a cabeça apoiada no braço do móvel ou usar um travesseiro muito alto ou muito baixo.

Aprenda a prevenir e como tratar torcicolo

Diante das causas enumeradas até aqui, você já deve ter percebido que a prevenção é o melhor caminho, certo? Melhorar a postura, o conforto no ambiente de trabalho e a qualidade do sono são passos importantes, mas você ainda pode fazer mais.

Atividades que proporcionam o equilíbrio e a saúde do corpo podem ser utilizadas, tanto na prevenção como no tratamento da causa do torcicolo. Confira!

Compressas geladas

Em um primeiro momento, é preciso tratar o sintoma, aliviando a dor no local. Nesse caso, as compressas com gelo têm ação anti-inflamatória e podem ser aplicadas por 20 min, com intervalos de, pelo menos, 1 hora.

Compressas quentes também podem ser alternadas, uma vez que relaxam a musculatura. No entanto, é importante investir em outras técnicas que atuem sobre a causa do problema, como a fisioterapia, o pilates e a acupuntura.

Fisioterapia

Exercícios fisioterápicos são usados para alongar e fortalecer a musculatura da região, sendo indicados especialmente nos casos reincidentes. No entanto, qualquer movimento deve ser orientado por um especialista, evitando que ocorra uma nova lesão.

Com a repetição dos exercícios, aos poucos, a amplitude do movimento é recuperada. A fisioterapia preventiva também é uma alternativa para evitar novas ocorrências do problema. 

Pilates

Ótima alternativa para prevenir e tratar problemas posturais. Os exercícios favorecem o fortalecimento e o alongamento da musculatura, garantindo maior sustentação e flexibilidade ao corpo, somados a outros benefícios do pilates

Outros exercícios

Além do pilates, existem outras modalidades de exercício indicadas, como a cinesioterapia e o método Mckenzie® (MDT), utilizado internacionalmente no diagnóstico e tratamento das dores de coluna, pescoço e extremidades.

O MDT consiste em uma filosofia de educação postural que conta com a participação ativa do paciente, sendo fortemente embasada em uma avaliação inicial feita por um profissional treinado.

Acupuntura

As agulhas de acupuntura e a auriculoterapia são grandes aliadas no tratamento das crises recorrentes. A técnica promove o relaxamento, aliviando a tensão na área e age diretamente em uma das causas ocultas do problema, o estresse.

Aquecer a região

O frio pode ser uma causa agravante das dores articulares, já que os músculos e vasos sanguíneos se contraem, em uma resposta automática do organismo. Assim, durante o inverno, vale a pena esquentar as regiões mais sensíveis, como o pescoço, usando golas mais altas ou cachecóis, por exemplo. 

Descubra o que a Fisiotrauma pode fazer por você

Em geral, as pessoas procuram por um fisioterapeuta quando recebem orientação médica para isso, após algum trauma ou lesão acidental. No entanto, uma clínica, como a Fisiotrauma, oferece tratamentos convencionais e alternativos, cujos benefícios são muito mais amplos que a recuperação pós-traumática. 

Com fisioterapeutas certificados no método Mckenzie®, pós-graduados e especializados, estamos prontos para atender você, solucionando suas necessidades específicas, com serviços como fisioterapia, hidroterapia, pilates e acupuntura. Assim, prevenir lesões como o torcicolo também está entre as nossas especialidades. 

Como vimos, além de aprender como tratar torcicolo, é essencial conhecer a origem do problema para preveni-lo. Mexer o corpo e cuidar da saúde são as melhores maneiras de manter as dores de coluna e pescoço longe do seu dia a dia. 

Agora, que você já sabe disso, entre em contato conosco e conheça uma de nossas unidades. Venha descobrir o que podemos fazer por você e sua saúde!

Posts relacionados

Deixe uma resposta