Conheça a acupuntura e porque vale a pena fazer

3 minutos para ler

Técnica milenar criada na China, a acupuntura consiste na colocação de agulhas em pontos estratégicos para alívio de dores, estresse, ansiedade e outros sintomas. É recomendada para pessoas de todas as idades, inclusive bebês, crianças, adolescentes e idosos. Deve ser sempre aplicada por um profissional qualificado, com embasamento teórico para a aplicação do material.

Importância do método

Considerada um tratamento complementar pela Organização Mundial da Saúde e tombada como Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade pela Unesco, a acupuntura vem sendo cada vez mais levada a sério por médicos, fisioterapeutas e outros profissionais da saúde.

Não por menos, já que seus resultados já são comprovados cientificamente e estudos apontam que, em determinados casos, o tratamento com agulhas pode ser mais eficaz que o da medicina tradicional. É o caso por exemplo da acupuntura para dor lombar, que chega a ter 72% de índice de solução.

Variações da acupuntura

Para quem tem medo das agulhas, algumas versões alternativas da acupuntura já são aplicadas no Brasil, como a ventosaterapia, a auriculoterapia e a moxabustão.

ventosaterapia, a mais famosa delas, é muito utilizada por atletas (o nadador Michael Phelps foi um dos destaques nas últimas Olimpíadas, com marcas do tratamento nos ombros e nas costas) e funciona com ventosas que suga o sangue e previne lesões, alivia a dor e melhora o desempenho físico.

Outra técnica já bastante disseminada é a auriculoterapia, que consiste na aplicação de sementes em diversos pontos da orelha, em especial a semente de mostarda. Os pontos devem ser massageados de tempos em tempos para estimular diferentes partes do corpo, auxiliando no alívio de dores, diminuição de estresse, melhora da digestão, entre outros sintomas.

Por fim, moxabustão é a versão da acupuntura com calor. Por meio da combustão de algumas ervas específicas para o tratamento, é realizado um estímulo térmico indolor nas partes do corpo em que normalmente se aplicariam as agulhas. O resultado é bastante similar ao tratamento tradicional de acupuntura.

Acupuntura na Fisioterapia

Na fisioterapia, a acupuntura é reconhecida pelo Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional desde 1985 como tratamento complementar aos exercícios em pacientes com dores ou dificuldades motoras.

Distensões musculares e dores na coluna, lombar e região cervical tem, em média, o índice de desaparecimento dos sintomas gira em torno de 70% dos casos.

Muita gente acredita que o investimento é muito alto ou, por preconceito, prefere não seguir com o tratamento. As agulhas da acupuntura são indolores e os benefícios superam de longe o custo da técnica.

Aqui na Fisiotrauma nós temos profissionais capacitados para aplicar o tratamento e, o melhor:

alguns pacientes podem optar por utilizar o plano de saúde para realizar as sessões. Se vocêainda não conhece o serviço, ligue e marque seu horário: (61) 3345-6685.

Posts relacionados

Deixe uma resposta