O que são dores crônicas e como tratá-las?

4 minutos para ler

A dor é um sinal muito importante para o corpo humano, pois revela que algo não está funcionando como deveria. As dores crônicas, por exemplo, são verdadeiros sintomas de que o organismo precisa de ajuda.

Se o seu desconforto persiste por mais de três meses e provoca reações como incômodo constante e perda funcional, pode ser classificado como dor crônica. Para receber o tratamento adequado, é importante conhecer a raiz do problema. Somente assim será possível um diagnóstico preciso para contornar a situação.

Para você entender mais sobre o assunto, vamos explicar, a seguir, os diferentes tipos de dores crônicas e algumas opções de tratamento. Confira!

Entenda o que são dores crônicas

A dor é uma sensação que pode ser causada por diversos motivos. Cortes, queimaduras, fraturas ou lesões musculares são alguns exemplos. Além disso, há casos em que fatores emocionais também influenciam o surgimento do incômodo ou a permanência dele, mesmo após a causa ter sido resolvida. 

Existe uma mediação central (cerebral) em relação à dor (estimulação do segundo neurônio aferente). Em alguns casos, isso pode manter a dor mesmo quando a injúria inicial já foi solucionada (e então a dor crônica passa a ser uma patologia em si, tendo que ser abordada de maneira multiprofissional).

Quando a dor é crônica, ela indica alguma disfunção mais complexa que pode se manifestar, por exemplo, no sistema nervoso ou nas fibras nervosas. O problema também pode surgir devido a alguma doença, como artrite reumática ou fibromialgia.

Nesses casos, a sensação pode variar de leve a mais intensa, sendo persistente e mais complexa de ser resolvida.

Agora que você sabe o que são as dores crônicas, vamos explicar seus diferentes tipos. Acompanhe o próximo tópico.

Conheça quais são os tipos existentes

Existem três tipos de dores crônicas principais: dor nociceptiva ou somática, neuropática e dor mista ou inespecífica. A seguir, saiba mais sobre elas.

Dor nociceptiva ou somática

Esse tipo ocorre quando há lesão ou inflamação dos tecidos, fazendo com que o sistema nervoso detecte o problema e persista enquanto a situação não for resolvida. Geralmente, é desencadeada por queimaduras, pancadas, entorse, infecção, entre outras causas.

Dor neuropática

A dor neuropática é provocada por uma disfunção no sistema nervoso. O sintoma pode aparecer em forma de “agulhadas”, formigamento ou queimação. Esse é o caso de pessoas que sofrem com neuropatia diabética, estreitamento do canal medular, AVC e outras enfermidades.

Dor mista ou inespecífica

É causada tanto por distúrbios somáticos quanto por neuropatias, como dor de cabeça e hérnia de disco.

Descobrir qual é o tipo que está acontecendo é fundamental para que o médico chegue a um diagnóstico mais preciso, buscando por tratamentos eficientes. A identificação da causa é feita por meio de exames físicos e clínicos, além dos sintomas apresentados pelo paciente.

Saiba como tratar as dores crônicas

Existem algumas maneiras de aliviar os sinais e tratar as dores. Listamos as principais delas a seguir.

Uso de medicamentos

Os remédios tradicionais, conhecidos como alopáticos, são receitados para eliminar ou neutralizar os fatores que possam estar provocando o desconforto. 

Fisioterapia

Os exercícios fisioterápicos promovem alongamentos e fortalece a musculatura, restabelecendo a funcionalidade do corpo. Por meio da fisioterapia, é possível tratar regiões que sofreram algum tipo de lesão, devolvendo os movimentos e aliviando os sintomas.

Pilates

Por ser um exercício de pouco impacto, o pilates trabalha todo o corpo, permitindo uma amplitude dos movimentos e reduzindo o nível de dor por meio de exercícios de relaxamento. Ainda minimiza a cinesiofobia, (medo de que o movimento gere dor, ou que prejudique o corpo de alguma maneira).

Hidroterapia

Trata-se de uma fisioterapia realizada dentro de uma piscina aquecida, onde os exercícios são voltados para acelerar a recuperação muscular, aliviando dores e lesões.

As dores crônicas causam mal-estar e podem atrapalhar a qualidade de vida. Por esse motivo, é fundamental buscar um diagnóstico preciso e iniciar o melhor tratamento o quanto antes. Lembre-se que com saúde não se brinca, por isso, tenha atenção ao seu corpo!

Se este post foi útil para você, acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de outras dicas sobre bem-estar. Estamos no Facebook e Instagram.

Posts relacionados

Deixe uma resposta