4 alongamentos para quem trabalha sentado

3 minutos para ler

Uma das coisas mais comuns para quem trabalha em escritório o dia todo é permanecer longas horas sentado, na mesma posição. Além da preocupação com a postura, é essencial manter uma rotina de exercícios físicos, como o Pilates, e levantar-se de tempos em tempos e alongar o corpo.

Pequenos movimentos incluídos na rotina ajudam – e muito – a manter o corpo saudável por mais tempo. Veja a seguir quatro exercícios para quem trabalha muito tempo sentado. O ideal é fazer pelo menos um deles uma vez pela manhã e uma vez na parte da tarde, alternando os movimentos.

1. Alongamento de braços

De pé ou mesmo sentado, você consegue fazer esse simples exercício de esticar os braços.

Com a postura ereta, cruze os dedos acima da cabeça e estenda os braços com as palmas viradas para cima. Permaneça nesta posição por pelo menos 15 segundos.

Em seguida, coloque o braço atrás da cabeça até a mão encostar no meio das costas e segure o cotovelo, puxando-o até o seu limite.

2. Alongamento de pernas

Depois de muitas horas sentado, a circulação sanguínea das pernas também fica prejudicada. Por isso, é importante levantar, esticar as pernas e fazer alongamentos simples, como esse para a parte anterior da coxa.

Em pé, flexione o joelho direito para trás e segure-o com a mão direita, até que ele chegue ao bumbum. Mantenha a posição por 20 segundos e repita-o três vezes com cada perna. Se ficar desconfortável em fazer o exercício na mesa de trabalho, aproveite uma pausa no banheiro ou o faça quando chegar em casa.

3. Alongamento de pescoço

Para relaxar os músculos da cervical, o exercício é ainda mais simples. Com a postura ereta, vire o queixo para um dos ombros, mantendo em rotação máxima. Repita a mesma operação para o outro lado.

Em seguida, abaixe a cabeça até alongar os músculos da nuca e costas. Realize um movimento circulatório com a cabeça, para os dois lados, em velocidade lenta.

4. Alongamento de costas

Talvez o mais importante de todos os exercícios, esticar a coluna é fundamental também para a postura. Em pé, com o tronco alinhado, as pernas separadas e os pés alinhados com os ombros, incline o corpo para a frente, deixando os braços suspensos em direção ao chão.

Mantenha a posição por 30 segundos e repita três vezes. Quando terminar, você sentirá um alívio enorme na coluna.

Teste estes quatro simples exercícios por um mês e sinta a diferença no seu bem estar e qualidade de vida. Afinal, uma boa postura nos ajuda a ter uma vida mais equilibrada, com saúde e longevidade.

Posts relacionados

Deixe uma resposta