Dor lombar: quais são as causas e o que fazer para aliviar?

7 minutos para ler

Já é um fato bem conhecido que a realização constante de atividades físicas previne o aparecimento de doenças e dores em geral. Mas, mesmo assim, muitas pessoas sofrem com dor lombar. A falta de conhecimento das causas dessa dor e a demora para procurar o atendimento especializado para aliviar o problema contribuem para o agravamento da situação.

Neste post, você entenderá um pouco mais sobre dores lombares e aprenderá como prevenir e tratar esse problema. Vamos lá?

Saiba mais sobre dores nas costas

Segundo um estudo de prevalência da dor lombar no Brasil, 65% das pessoas podem sentir dor lombar anualmente e 84% da população sentirão esse mal em algum momento da vida. A região lombar fica na parte posterior do corpo, abaixo das costelas e acima da bacia. Ela é composta por ossos, músculos, articulações, nervos, ligamentos, entre outros. Também estão próximos da coluna importantes órgãos, como os rins.

Quando uma pessoa sente dor na região lombar, geralmente ela não sabe definir qual estrutura foi afetada, pois são muitas. Nesse caso, consultar o médico e o fisioterapeuta é a melhor atitude a ser tomada. A escala de dor pode variar de um simples incômodo a uma dor paralisante. Ela ainda pode ser local ou irradiar para outras partes.

Descubra as características da dor lombar

A coluna tem a função de transmitir o peso da parte superior do corpo aos membros inferiores, por isso os ossos e discos intervertebrais dessa região são maiores. Por outro lado, esse é um local mais vulnerável a estiramentos e inflamações de estruturas adjacentes.

Devido aos fatores anteriormente mencionados, a lombalgia tem como principal fonte de dor a coluna lombar e as estruturas próximas. O período de dor pode ajudar no momento do diagnóstico, assim serão divididas em dores agudas (dura até quatro semanas) e crônicas (que podem durar de meses a anos).

Entenda as possíveis causas da dor lombar

A lombalgia é geralmente causada por lesões mecânico-degenerativas, ou seja, são mais comuns devido a traumas e estiramento da coluna durante a realização de atividades rotineiras e em pessoas com idades avançadas que apresentam um desgaste natural do corpo. Outras doenças, como tumores, possuem uma incidência bem inferior.

Entre as patologias mais comuns que provocam a dor lombar, estão as que listamos abaixo.

Hérnia de disco

Quando uma pessoa sente dor nas costas, uma das primeiras doenças que vem à mente é a hérnia de disco. Essa patologia geralmente ocorre entre a 4ª e a 5ª vértebras lombares e/ou entre a 5ª vértebra lombar e a primeira sacral.

O disco entre essas vértebras perde algumas fibras que o sustentam e o material que fica em seu interior pode ser deslocado. Dependendo da direção desse deslocamento, algum nervo pode ser comprimido, gerando muita dor e formigamentos nos membros inferiores.

Inflamação do nervo ciático

O nervo ciático tem início na coluna e se estende pela face posterior dos membros inferiores. Quando ocorre pinçamento do nervo, a dor geralmente é muito intensa, tendo início nas costas e irradiando pelas nádegas em direção às coxas. Em alguns casos, a pessoa não consegue ficar em pé.

Osteoporose

É mais comum nas mulheres, principalmente as que estão na menopausa. Deixa os ossos fracos e mais suscetíveis às fraturas. Quando essa ruptura ocorre no corpo vertebral, a paciente sente muita dor no lugar da lesão e fragmentos de ossos podem se deslocar para o canal medular, causando uma sensação de choque.

Distensão e inflamação

São causados por esforços repetitivos, má postura, sedentarismo, movimentos corporais sem preparação prévia e quedas. Provocam dores fortes, podem durar entre dias ou anos (se não forem tratadas) e são as mais frequentes nos consultórios.

Conheça os sintomas mais comuns da dor lombar

Os sintomas mais relatados pelos pacientes são:

  • queimação na região da coluna lombar;
  • dor de moderada a intensa;
  • irradiação da dor para os membros inferiores;
  • formigamento ou paralisia dos membros inferiores;
  • sensação de choque tanto na coluna como nas coxas e pernas;
  • “travamento” da coluna, o paciente não consegue se movimentar.

Aprenda dicas para a prevenção dessa dor

Consulte o profissional

Essa dica é a mais importante! Quando você sente dor lombar, geralmente fica aguardando ela passar? Procura as dicas de um vizinho ou amigo? Busca na internet sintomas parecidos com os seus? Cuidado! A falta de um tratamento adequado pode piorar sua doença.

Busque informações com um profissional habilitado para prescrever medicações ou indicar tratamentos. Converse com o fisioterapeuta que ele encaminhará você para a terapia adequada após descobrir a origem da sua dor. Melhor ainda, esse especialista vai orientar, a evitar lesões e dores lombares no futuro.

Fortaleça seus músculos

A prática de exercícios para fortalecimento dos músculos das costas, abdômen e membros inferiores é importante para proteger a coluna durante a realização dos movimentos diários. As aulas de pilates promovem esses benefícios e aumentam a consciência corporal, primando pela postura correta.

Alongue o corpo

Alongar-se todos os dias (principalmente a coluna) prepara as articulações e músculos para exercer suas atividades.

Mantenha a postura correta

Durante as tarefas do trabalho você deve ficar atento à sua postura, seja sentado ou em pé. A curvatura natural da região lombar deve ser mantida. Indicamos o pilates que é uma atividade que trabalha, dentre outros aspectos, a noção corporal e o fortalecimento muscular global. Dessa forma, você previne lesões ocupacionais.

Mantenha o peso ideal

Manter-se dentro dos limites do IMC deixa a aparência melhor e ainda evita doenças. O excesso de peso facilita o aparecimento de hérnias de disco e inflamação dos músculos das costas. Alimente-se de forma balanceada e pratique atividades físicas.

Você deve ingerir mais frutas e verduras, mas se tem um pouco de dificuldade, experimente comprar novos alimentos a cada ida ao supermercado, assim acaba mudando seu paladar.

Comece hoje uma atividade física. Iniciar pela caminhada é muito bom, pois já abandona o sedentarismo, e com o passar do tempo pode se interessar por outros exercícios, como a musculação.

Tenha atenção ao carregar pesos

A sobrecarga para o corpo é extremamente estressante para a coluna. Portanto, evite pegar pesos ou carregá-los por um longo período. Como dissemos, a melhor opção é consultar o fisioterapeuta, que informará o jeito correto de retirar o peso do chão, a postura que deve ser mantida para transportar esse peso, como retirar objetos pesados de lugares altos etc.

Acredite no tratamento para a dor lombar

O tratamento mais comumente difundido é o uso de medicamentos, principalmente anti-inflamatórios, pois eles diminuem a dor, mas, geralmente, não tratam a sua origem. Em alguns casos são feitas cirurgias para correção da anatomia e alívio da lombalgia. Entretanto, além do risco durante o procedimento, a patologia pode voltar a acontecer, pois o corpo continua despreparado para a movimentação diária.

O ideal é buscar por tratamentos menos invasivos, como é o caso da hidroterapia, que busca o alívio dos sintomas, mas, ao mesmo tempo, trata a origem da dor, fortalecendo os músculos da região lombar.

Procurar por fisioterapeutas capacitados em MDT (método McKenzie®), que têm amplo conhecimento para avaliar e diagnosticar a parte músculo-esquelética do paciente também é uma boa dica. Após a primeira etapa, o profissional indica os exercícios a serem feitos ou, em alguns casos, usa técnicas manuais até que o paciente se trate sozinho.

A dor lombar é uma das principais queixas nos consultórios, mas, na maioria das vezes, pode ser prevenida com a prática de atividades físicas, alimentação equilibrada e a consulta ao fisioterapeuta. Nos casos de doenças já instaladas, informe-se corretamente para a realização de um tratamento adequado.

Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre dor lombar, compartilhe este post em suas redes sociais para que mais pessoas entendam como se prevenir e tratar as lombalgias.

Posts relacionados

Um comentário em “Dor lombar: quais são as causas e o que fazer para aliviar?

Deixe uma resposta