beneficios-da-hidroterapia beneficios-da-hidroterapia

Conheça os 5 principais benefícios da hidroterapia

3 minutos para ler

A hidroterapia é uma forma de fisioterapia executada na água com o auxílio de um fisioterapeuta. Um pouco diferente da famosa hidroginástica, a hidroterapia foca na reabilitação física de problemas específicos, como disfunções ortopédicas, neurológicas, respiratórias e vasculares ou ainda durante períodos pré e pós-operatórios.

Como dedica-se a problemas de saúde, não é apenas um exercício físico focado em condicionamento físico como a hidroginástica.

Pelo contrário, o tratamento hidroterapêutico é ajustado de acordo com as necessidades de cada paciente, normalmente sendo realizada em grupos menores que os da hidroginástica, por exemplo, possibilitando exercícios individualizados, direcionados de acordo com as necessidades de cada paciente.

Abaixo, explicamos mais um pouco sobre as diferenças entre as duas modalidades e os principais benefícios de se fazer hidroterapia.

1. Acompanhamento de fisioterapeuta

beneficios-da-hidroterapia-4

Enquanto a hidroginástica é uma atividade coordenada por um profissional formado em educação física, a hidroterapia é exercida por um fisioterapeuta, preparado não apenas para corrigir problemas de saúde como para prevenir lesões e orientar o paciente a manter movimentos que preservem os avanços conquistados na terapia.

A sessão de hidroterapia, quando direcionada à necessidade do paciente e respeitando as limitações impostas pela patologia, é a melhor forma de manter a

recuperação o mais rápida possível e eficaz, para que o paciente não volte a se lesionar.

2. Adaptação para o tratamento

Outra diferença da hidroginástica é o fato de a hidroterapia ser realizada em uma piscina diferenciada. Chamada de piscina terapêutica, a água para a hidroterapia deve estar aquecida entre 32 e 34°C e tem estrutura para receber todo tipo de paciente, incluindo cadeirantes e idosos com dificuldade de locomoção.

3. Baixo impacto nos ossos

Principalmente para pacientes com lesões sérias ou de idade mais avançada, a principal vantagem de fazer a fisioterapia na piscina é o baixo impacto dos movimentos dentro d’água. O impacto com o solo chega a ser 90% menor dentro da piscina que fora dela.

4. Benefícios da água quente

Por conta da mudança de temperatura, a hidroterapia oferece para o corpo aumento da circulação sanguínea, diminuição da pressão arterial e alívio de dores musculares e espasmos. Outras vantagens da água quente são:

● Alívio de congestões por meio da abertura das vias aéreas;
● Estímulo do sistema imunológico;
● Ajuda na remoção das toxinas do organismo, através do suor;
● Promoção de descanso e relaxamento.

Isso sem contar que atividades físicas dentro d’água ajudam o paciente a ter mais controle corporal, melhorando tanto o equilíbrio quanto a coordenação motora.

5. Menos sedentarismo e mais saúde

beneficios-da-hidroterapia-4

Apesar do foco em corrigir lesões, a hidroterapia não deixa de ser uma

atividade física saudável, que ajuda a manter o paciente em movimento e com bom condicionamento físico.

Mexendo o corpo na piscina, o paciente fica longe do sedentarismo e ganha mais disposição para o dia a dia. Além disso, o corpo fica mais forte e resistente, evitando lesões futuras.

Na Fisiotrauma nos trabalhamos com hidroterapia para pacientes de todas as ida des e com as mais diferentes patologias.Se o tratamento te interessou, entre em contato com a gente pelo (61) 3345-6685.

Posts relacionados

Deixe uma resposta