Muito tem se ouvido falar ultimamente sobre a trombose, uma doença que afeta a circulação sanguínea e, se não for tratada, pode causar dores, perda de mobilidade e até embolia (nos pulmões, no coração e até no cérebro).
Também chamada de Trombose Venosa Profunda (TVP), consiste na formação de coágulos sanguíneos em uma ou mais veias das pernas ou pés. As causas vão desde ficar muito tempo sentado, deitado ou em repouso absoluto, como també o uso de pílulas anticoncepcionais e a reposição hormonal. Tabagismo, gravidez, obesidade e hereditariedade também são alguns fatores de risco. Veja a seguir como se prevenir dessa doença.
1. Manter-se em movimento
Além de praticar exercícios físicos regularmente para garantir a boa forma, manter os músculos em movimento ajuda a fazer o sangue correr da forma adequada pelo corpo, prevenindo a trombose.
Isso vale também para viagens muito longas, em que as pernas permanecem para baixo, como carros e aviões. Tente levantar-se e movimentar-se de tempos em tempos e vista roupas e calçados confortáveis, que não apertem muito a circulação sanguínea.
2. Usar meias de compressão
Outra dica, especialmente para quem tem casos da doença na família, é utilizar meias de compressão por baixo da roupa. De fácil acesso, esse tipo de meia ajuda o melhorar a circulação e previne também o surgimento de varizes.
Entretanto, é importante consultar um médico antes de comprar, pois existem diferentes tipos de meias e graus de compressão, que devem ser ajustados de acordo com o perfil de cada pessoa.
3. Não fumar nem beber
Cigarro e bebidas alcoólicas em excesso atrapalham a circulação sanguínea, podendo ser um fator de risco para a trombose. O cigarro, que contém substâncias pró-coagulantes, é um dos principais vilões.
4. Evitar pílulas anticoncepcionais
Outra droga que deve ser evitada por quem tem o problema na família é a pílula anticoncepcional. Por ser composta de hormônios como estrogênio e progesterona, ela contribui não apenas para a formação de coágulos, mas também para a dilatação das paredes venosas, facilitando a ocorrência de inchaços e varizes nas pernas.
5. Manter uma dieta equilibrada
Uma alimentação balanceada ajuda o corpo todo a funcionar melhor e isso inclui a circulação sanguínea.
Alimentos ricos em vitamina C e antioxidantes, como laranja, alho e pimenta, ajudam a diminuir o inchaço nas pernas e a melhorar a retenção de líquidos no corpo, sintomas comuns da má circulação.
Beber bastante água também é recomendado, assim como manter o peso, já que a obesidade pode ser um dos fatores de risco da doença. A gordura do corpo gera peso nas pernas, sobrecarregando as veias da região e podendo causar a trombose.
Assim como outras doenças, a trombose pode ser evitada cuidando do organismo e indo ao médico regularmente, especialmente se você tem predisposição genética para o problema. Cuidando-se e prevenindo-se, dá pra curtir a vida com muita saúde.