qual o objetivo da fisioterapia qual o objetivo da fisioterapia

Você sabe para que serve a fisioterapia?

4 minutos para ler

Se você ainda não conhece essa área da saúde, prepare-se para se impressionar com os benefícios que tratamentos fisioterapêuticos podem trazer para você. A fisioterapia, ciência que estuda, previne e trata distúrbios funcionais gerados por diversos fatores, pode ser aplicada como tratamento em basicamente todas as áreas que estão correlacionadas com a medicina.

Existem muitas técnicas que podem ser utilizadas para a intervenção fisioterapêutica, como exercícios, agentes físicos e os mais variados aparelhos. Porém, o grande diferencial entre os serviços de fisioterapia é ponto de partida, que são as avaliações funcionais realizadas pelo fisioterapeuta. Este é o primeiro contato do fisioterapeuta com o paciente e é a partir daí que se define o tratamento e se escolhe as abordagens mais adequadas para cada caso.

O tratamento fisioterapêutico deve ser individualizado e focado na melhora funcional do quadro do paciente, o que traz como consequência a melhora da dor e da qualidade de vida do indivíduo.

“O tratamento fisioterapêutico, assim como qualquer outra área da medicina, depende de profissionais qualificados e pacientes dispostos a colaborar com a melhora de seu quadro. Aqui na Fisiotrauma temos a sorte de trabalhar com funcionários tecnicamente excelentes e que ainda amam o que fazem”, comemora a Dra. Nara Matos, uma das sócias fundadoras da clínica, que comemora 18 anos esse mês.

Objetivos da Fisioterapia

O grande propósito do tratamento fisioterapêutico é oferecer qualidade de vida às pessoas, por meio da prevenção e reabilitação física. Além do tratamento convencional, a fisioterapia faz parte da valorização da prevenção e promoção da saúde como um todo, servindo como veículo para uma série de cuidados e programas, como parto adequado, criança bem cuidada, envelhecimento saudável e Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs).

qual o objetivo da fisioterapia

Pacientes que sentem dores pelo corpo, incapacidade para exercer funções antes comuns no dia a dia, problemas posturais, que necessitem de acompanhamento para um treino físico mais adequado ou apenas que queiram se prevenir de problemas osteomusculares, devem procurar um fisioterapeuta de confiança.

“Antigamente, a imagem da fisioterapia estava muito vinculada à ortopedia. Hoje, o fisioterapeuta atua em todas as áreas da medicina e em outras áreas, também, como nas terapias alternativas para problemas motores”, comenta a Dra. Maria Ayaki Sakuraba, fisioterapeuta do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em entrevista a Dráuzio Varella sobre o tema.

Como escolher um bom fisioterapeuta

De uma forma geral, o trabalho de um fisioterapeuta é avaliar, acompanhar e executar o tratamento fisioterapêutico em seus pacientes, com ética, seriedade e profissionalismo.

É também de sua responsabilidade atualizar-se constantemente e realizar sua prática clínica baseada em evidências científicas. Além disso, para que o paciente se sinta mais confiante no tratamento, é essencial a humanização do processo.

qual o objetivo da fisioterapia

Portanto, a fisioterapia de qualidade é realizada com propósito, paixão, uma dose extrema de conhecimento sobre as técnicas que se está utilizando e um entendimento e interesse profundo sobre o quadro clínico em questão. Um profissional de excelência se importa com o resultado de seus pacientes e comemora junto com ele o sucesso do tratamento, pois os ganhos dos pacientes em relação à melhora também são do fisioterapeuta que o acompanhou.

Na dúvida, faça diferentes avaliações com profissionais de clínicas respeitadas em sua cidade. Uma empresa séria prioriza a qualidade no atendimento, dá autonomia profissional a seus colaboradores, investe no aprimoramento técnico e reconhecimento da fisioterapia, e está em busca sempre de uma fisioterapia de alta qualidade.

Posts relacionados

Deixe uma resposta