Ao atingir a terceira idade, muita gente começa a perceber pequenas falhas na memória. Lembranças antigas que começam a enfraquecer, detalhes sobre uma viagem feita no passado ou o esquecimento de coisas simples do dia a dia, como refeições ou onde deixou algo.
Perder a memória, infelizmente, é um processo natural da vida. Mas há maneiras de prevenir essa perda e, quanto antes você começar a treinar seu cérebro, menos ele vai esquecer.
Jogos de memória
Um dos exercícios mais prazerosos para a memória são jogos e brincadeiras que estimulam a mente a guardar determinados tipos de informação. O clássico jogo da memória é um desses, assim como quebra-cabeças e jogos do tipo “qual é a música”.
Se você já é idoso, uma dica é jogar com seus filhos ou netos esse tipo de brincadeira. Assim, além de treinar o cérebro, você estará se conectando socialmente com as pessoas que ama.
Palavras cruzadas
Outros jogos menos infantis, como as palavras cruzadas, caça palavras e o famoso sudoku são ótimos exercícios, que também divertem e ajudam a trabalhar a memória. Tenha sempre na bolsa ou em casa esse tipo de atividade e utilize-as nos momentos de tédio, como na fila de espera de um médico ou até quando for ao banheiro.
Xadrez e dominó
Jogos de estratégia, assim como jogos de tabuleiro, também são boas formas de treinar a mente, mesmo que não tenham a ver especificamente com a memória. Um cérebro ativo já tem bem mais chances de reter informações.
Hobbies
Fazer o que gosta também é um bom jeito de praticar a memória. Duvida?
Então pense em quem fotografa com filme, o tanto de técnicas de que precisa lembrar? O mesmo vale para quem toca algum instrumento musical ou gosta de escrever romances.
Se você não tem muitos hobbies, que tal fazer uma aula? Pode ser de artes, dança, teatro ou até jardinagem.
O que vale é aprender coisas novas e manter o cérebro sempre em exercício.
Rotina ativa
Outra forma é aproveitar atividades simples do dia a dia para exercitar a memória, como ir ao supermercado ou tomar banho. No primeiro, você pode tentar decorar a lista de compras e no segundo, brincar de tomar banho de olhos fechados, tentando acertar onde estão shampoo, condicionador e companhia
Deu pra perceber que nem é tão difícil assim conseguir manter a memória afiada, né? Se você quer se lembrar de tudo durante a melhor idade, comece hoje mesmo a praticar as atividades com as quais mais se identificou. Em pouco tempo, você já vai perceber a diferença!