Quais os benefícios da fisioterapia e em que situações você deve agendar uma avaliação?

6 minutos para ler

Um estudo sobre sedentarismo revela que a saúde piora muito quando você não pratica atividades físicas. E não é só sobre obesidade que estamos falando, já que os genes saudáveis também ficam inabilitados em um corpo parado. Então, o que fazer para mudar essa situação?

Dietas balanceadas e exercícios físicos são as melhores soluções. A fisioterapia ajuda você a se preparar para desempenhar, da melhor forma, sua atividade física de escolha, como também oferece alternativas direcionadas a déficits específicos, trazendo diversos benefícios ao corpo. Ficou curioso? Então continue a leitura e entenda o porquê!

O que é fisioterapia?

Segundo o COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), é o estudo que diagnostica, previne e recupera alterações cinéticas funcionais que podem ocorrer no organismo.

Baseia-se em exercícios para desenvolver, manter e restaurar o máximo do movimento e da capacidade funcional do corpo ao longo da vida. Esse atendimento é realizado por fisioterapeutas.

Esse segmento da área da saúde utiliza diversas técnicas, como manipulações, mobilizações e alongamento, associadas ao emprego de agentes físicos para auxiliar no tratamento. Terapias manuais e exercícios também pode ser usados no tratamento.

Quais são os seus objetivos?

A fisioterapia tem o foco de prevenir e tratar as mais variadas disfunções músculo-esqueléticas, de modo que:

  • alivia as dores causadas pelas doenças;
  • aumenta a força muscular;
  • melhora a função dos sistemas do corpo;
  • amplia a capacidade do movimento corpóreo.

Quais são os benefícios da fisioterapia?

Os benefícios da fisioterapia, quando incorporada à sua rotina, são enormes. Dependendo do caso, você consegue perceber resultados positivos logo nas primeiras sessões. Saiba mais!

Melhora da postura corporal

Com o passar dos anos, ou mesmo devido à atividade desempenhada no trabalho, você pode apresentar má postura. No entanto, com tratamentos e técnicas que desenvolvem a consciência corporal, por exemplo, deixará de sentir dores nas costas e terá, novamente, a simetria do seu corpo.

Alívio das dores da coluna

A dor na coluna pode ter diferentes causas. Quem sofre com essa dor sabe o quanto ela é incapacitante. Os médicos prescrevem vários analgésicos, que, por vezes, promovem curto período de alívio.

O método McKenzie® é um dos melhores para aliviar as dores. Utilizando posturas estáticas e movimentos repetidos, esse método serve para diagnóstico e tratamento de disfunções instaladas no organismo.

Ademais, é excelente para tratar as dores na coluna, mas também pode ser usado no alívio dos sintomas de outras doenças. O fisioterapeuta investiga a origem da dor e indica a melhor terapia.

Melhora da flexibilidade e da resistência do corpo

Com o passar dos anos, podem surgir dificuldades para que você realize as atividades do cotidiano, como amarrar os cadarços de um tênis ou lavar seus cabelos. O corpo fica mais rígido ao longo do tempo.

Para essa situação, o pilates pode ser ideal. Você sabia que esse exercício tem o objetivo de deixar o seu corpo mais flexível e resistente? Além disso, afina a sua silhueta. O pilates proporciona consciência corporal e pode ser feito em qualquer idade. Incorpore essa atividade à sua rotina e você terá benefícios a vida inteira.

Reabilitação da parte física do corpo

Os pacientes podem ter seus movimentos comprometidos em períodos pós-operatórios, ou quando ocorrem disfunções ortopédicas, respiratórias, vasculares e neurológicas. Essa diminuição dos movimentos complica a vida do indivíduo.

Busque por terapias que aumentem a qualidade de vida. Alguns tratamentos, como a hidroterapia, são excelentes. A água quente é usada para aliviar as dores e não há impacto sobre as articulações durante os exercícios. O fisioterapeuta acompanha o paciente e indica as melhores atividades.

Prevenção de lesões

Você é atleta? Consulte o fisioterapeuta para evitar possíveis lesões durante a prática de esportes. Esse profissional indica exercícios de fortalecimento dos músculos e também das articulações.

Porém, se você não é um esportista, não há problema. Consulte o fisioterapeuta também. As atividades físicas indicadas por ele deixam o seu corpo preparado para realizar as ações do dia a dia, evitando as lesões.

Quando você deve procurar um fisioterapeuta?

A maioria das pessoas pensa que deve procurar um fisioterapeuta somente quando se acidenta ou sofre uma lesão. No entanto, não é bem assim. Você deve se consultar com esse profissional: para praticar atividade física, prevenir doenças, entre outros. Algumas situações em que você deve buscar a ajuda do fisioterapeuta estão descritas a seguir:

  • se você sentir dores pelo corpo, de origem desconhecida, que não aliviam com o uso de analgésicos;
  • quando ocorrem acidentes ou traumas. Na maioria das situações, o paciente será encaminhado pelo médico;
  • se você é gestante. As alterações no corpo durante o período gestacional podem provocar dores e, em casos mais graves, desviar o eixo da coluna;
  • para prevenir doenças que, geralmente, aparecem na terceira idade;
  • se você quer se exercitar, mas não gosta muito do ambiente das academias. Saiba que atividades como o pilates são realizadas em estúdios aconchegantes;
  • se você está ansioso ou estressado, procure o fisioterapeuta para realizar massagens relaxantes ou acupuntura;
  • se você sente dificuldade para respirar, ou se já tem um diagnóstico de asma ou bronquite, a reabilitação respiratória o ajudará;
  • os deficientes físicos e mentais devem consultar o fisioterapeuta para melhorar sua condição e aumentar a qualidade de vida;
  • pessoas com problemas ortopédicos, de forma geral, devem fazer sessões de fisioterapia para voltar à sua rotina o mais breve possível.

Onde encontrar o fisioterapeuta?

Procurar esse profissional de saúde requer atenção a alguns itens:

  • peça indicação de amigos e parentes, ou do médico que encaminhou você;
  • observe se o profissional que o atenderá é inscrito no CREFITO, já que esse conselho regulamenta a profissão;
  • verifique se a clínica procurada tem boas referências no mercado;
  • dê preferência a clínicas cujo fisioterapeuta que atenderá você será o mesmo do início ao fim do tratamento.

Alguns pacientes são encaminhados à fisioterapia por médicos, na maioria das vezes, para tratar um trauma ou uma lesão após acidente. No entanto, os benefícios da fisioterapia vão além do processo de recuperação por lesões.

Nós, da Fisiotrauma, estamos preparados para atender você e solucionar suas dúvidas. Com um grupo de fisioterapeutas certificados no método Mckenzie® e pós-graduados em fisioterapia reumatologia e fisioterapia traumato-ortopédica, oferecemos tratamentos convencionais e alternativos, visando ao seu bem-estar.

Gostou do texto? Então, assine a nossa newsletter e receba mais informações como essa direto na sua caixa de entrada!

Posts relacionados

4 thoughts on “Quais os benefícios da fisioterapia e em que situações você deve agendar uma avaliação?

    1. Oi Marly que bom que gostou do nosso post.
      Se quiser saber mais cadastre seu e-mail em nossa plataforma, para direcionarmos mais textos pra você.
      Ou se preferir pode mandar seu contato direto para: marketing@fisiotrauma.com.br

      Volte sempre ao nosso blog e confira no site os nossos serviços.
      Até a próxima!

    1. Oi Ana Lúcia,
      Obrigada pelo seu contato.
      Se quiser saber mais cadastre seu e-mail ou se preferir pode mandar seu contato para marketing@fisiotrauma.com.br
      Você também pode entrar em contato através do telefone (61) 3345-6685.

      Atendemos em 3 unidades em Brasília.

      1) UNIDADE ASA SUL:
      Endereço: SEPS 705/905 Bl B salas 201,203,205
      E-mail: clasasul@fisiotrauma.com.br
      Horários: Seg a Sex: 7 às 19:30h | Sáb: 8 às 12h
      Whatsapp: (61) 9 9625-0917

      2) UNIDADE TAGUATINGA:
      Endereço: CNC 02 lote 13 loja 01
      E-mail: clataguatinga@fisiotrauma.com.br
      Horários: Seg a Sex: 7 às 19:00h | Sáb: 8 às 12h
      Whatsapp: (61) 9 9971-6059

      3) UNIDADE ASA NORTE:
      Endereço: SCLN 213 Bl A Subsolos 2 a 8
      E-mail: clasanorte@fisiotrauma.com.br
      Horários: Seg a Sex: 7 às 19:30h | Sáb: 8 às 12h
      Whatsapp: (61) 9 9958-0158

Deixe uma resposta