Como é o atendimento de fisioterapia fora do Brasil?

4 minutos para ler

A fisioterapia, no nosso país, é procurada normalmente para amenizar sequelas de acidentes e traumas. A primeira consulta por aqui é geralmente com o médico generalista. Em contrapartida, a fisioterapia fora do Brasil é mais valorizada, visto que é mais comum que pacientes busquem por um profissional da área para se prevenirem de doenças.

Como um âmbito da saúde tão importante pode ser reconhecido de formas distintas? Continue essa leitura para entender mais sobre fisioterapia, suas semelhanças e diferenças pelo mundo!

Descubra como a fisioterapia pode ajudar as pessoas

A fisioterapia é uma profissão consolidada e de indiscutível importância para a saúde das pessoas. Essa atividade é exercida pelo fisioterapeuta e tem como objetivo desenvolver, manter e restaurar o máximo do movimento e da capacidade funcional do corpo ao longo da vida.

O fisioterapeuta avalia o paciente não somente para tratar dos sintomas que ele apresenta, mas também para investigar as causas do seu problema. Para isso, ele indicará as terapias mais adequadas a cada caso.

Nesse contexto, recomenda-se consultar um fisioterapeuta para ter uma boa postura, sair do sedentarismo, aliviar as dores do corpo e prevenir lesões.

Entenda um pouco mais sobre a fisioterapia no Brasil

Aqui no Brasil, geralmente, os pacientes procuram o setor de fisioterapia após receberem a indicação por parte de um médico. Como a profissão é relativamente nova, o conhecimento sobre a atuação dos fisioterapeutas ainda é limitado.

Os avanços da tecnologia e métodos de tratamento fazem do fisioterapeuta um profissional habilitado para agir em diversos âmbitos.

Nesse contexto, os fisioterapeutas brasileiros são modelos de profissionais para o restante do mundo. Eles estão sempre se capacitando e participando de congressos e simpósios para aprender métodos mais novos e eficientes.

Por exemplo, o profissional treinado em MDT (método McKenzie®) avalia e trata problemas da coluna e extremidades, aprofundando sua abordagem em evidências para o sucesso do tratamento.

Já o curso de acupuntura permite que o fisioterapeuta promova o bem-estar orgânico e energético dos indivíduos.

Existem, ainda, cursos de pós-graduação em fisioterapia traumato-ortopédico e reumatologia, os quais permitem aos profissionais a realização de diagnósticos mais precisos e indicação dos tratamentos mais eficazes.

Conheça características da fisioterapia fora do Brasil

Fora do nosso país, os fisioterapeutas possuem uma formação um pouco diferente. Lá, os profissionais não aprendem muitas especialidades durante o curso de bacharel. Se eles têm o objetivo de atuar em outras áreas, devem cursar mestrados.

Além disso, a valorização desse profissional no exterior é maior que em nosso país. Os empresários investem mais na prevenção de doenças de origem laboral, por exemplo, pois já perceberam que custa menos investir na prevenção que pagar pelos custos do afastamento de funcionários.

Saiba mais sobre a fisioterapia no Brasil e no exterior

A nível mundial, as dores sem origem definida são o motivo número um dos afastamentos do trabalho. Essas ausências geram prejuízos de modo geral, evidenciando a importância de um acompanhamento com o fisioterapeuta.

Afinal, esse profissional investiga a causa da dor e indica o tratamento adequado para que o paciente volte a trabalhar mais rapidamente, atuando, ainda, na prevenção das lesões. Portanto, contratar empresas de fisioterapia preventiva evita boa parte dos atestados, tornando a empresa mais produtiva.

Vale ressaltar, nesse contexto, que a área da saúde funciona de forma diferente no Brasil e no exterior. Aqui, os atendimentos acontecem pelo SUS, pelos convênios e em consultórios particulares.

No exterior, o paciente normalmente paga por um seguro de saúde que lhe dá direito ao atendimento, sejam urgências ou consultas com especialistas. Sendo assim, quando o fisioterapeuta é procurado para o primeiro atendimento, os custos diminuem, pois não há realização de consultas e exames desnecessários.

Comparando o Brasil a outros países, na área de saúde, descobrimos que ainda estamos “engatinhando”. Por aqui, ainda falta investimento em pesquisas, avanços tecnológicos e valorização dos profissionais. A procura pela fisioterapia fora do Brasil, por outro lado, é estimulada. Dessa forma, os custos de modo geral caem e a população se mantém saudável.

Como visto, a fisioterapia é importante tanto na prevenção quanto no tratamento de doenças. Agora que você já conhece um pouco mais sobre o assunto, que tal continuar aprendendo? Saiba, a seguir, para que serve a fisioterapia!

Posts relacionados

Deixe uma resposta