Como escolher a cadeira ideal para escritório?

4 minutos para ler

Você com certeza já se pegou alguma vez desconfortável enquanto trabalha, estuda ou se diverte em frente ao computador, né? Além de alongar  enquanto estiver  longas  horas sentado , é fundamental escolher bem a cadeira em que você vai se sentar por todo esse tempo. Muita gente escolhe a cadeira do escritório pelo preço ou o design, mas mais importante que economizar ou decorar a casa, é prezar pela saúde da sua coluna. Assim, você evita problemas crônicos, como as  dores articulares , e até doenças mais sérias, como a  trombose . Vamos então aprender a escolher a cadeira ideal?

Quais os requisitos básicos?

O primeiro passo para escolher uma cadeira de escritório é garantir que ela siga à norma técnica estabelecida pela Secretaria de Inspeção do Trabalho (NR17), que prevê que cadeiras de escritório tenham regulagens de ergonomia, como ajuste de assento, apoio de braço, etc.

Uma boa cadeira de escritório precisa ter pelo menos a regulagem de encosto e os chamados back system e o sistema relax, que dão apoio à lombar.

Quem vai usar a cadeira? 

Outro ponto fundamental é definir quem vai usar a cadeira. De acordo com seu peso e altura, fica mais fácil definir o tamanho da cadeira. Pessoas mais baixas, por exemplo, podem precisar de cadeiras com assento extensível, que as coloque mais próximas à mesa. Já as mais pesadas, precisam de uma cadeira que suporte seu peso, sem entortar ou perder a forma do encosto.

Na dúvida, tire suas medidas e compare com as da cadeira quando for comprá-la pela internet ou, melhor ainda, vá até a loja e experimente quantas vezes forem necessárias. Um vendedor pode te ajudar nesse processo também, indicando as cadeiras que mais combinam com seu tipo físico.

Qual a altura ideal?

Para saber se uma cadeira se adequa bem ao seu corpo, basta ver se o assento está confortável e se a altura dela te permitir sentar com os joelhos dobrados em um ângulo de 90º.

Ou seja, se com as solas dos pés encostadas no chão, a dobra do joelho fica de dois a três dedos acima do assento. Se você conseguir se sentar confortavelmente nessa posição, a cadeira provavelmente é ideal para o seu tipo de corpo.

Outro indicador é se a cadeira se encaixa no vão da mesa do seu escritório, sem apertar as coxas ou deixar pouco espaço para as pernas. O encosto de braço deve também poder se ajustar à altura dos braços durante o uso.

Preciso saber de mais alguma coisa?

Por fim, se você quiser uma cadeira giratória, preste atenção no tipo de pé que ela tem, para que não danifique o piso de casa. Uma dica é comprar cadeiras com rodízio do tipo H para ambientes com carpete ou tapete e do tipo W (de silicone) para pisos mais delicados.


O material da cadeira também é importante para o conforto. Em ambientes quentes, prefira cadeiras de algodão, nylon, lycra ou tela. Já para lugares mais frios, você pode usar couro, camurça ou tecido panamá, por exemplo.

Independente do tipo de cadeira escolhida, o fundamental é levantar-se de tempos em tempos e fazer um  alongamento , mesmo que rápido. Se puder praticar atividades físicas que também estimulem o alongamento, como o Pilates, é recomendável. Para você que sente dores na coluna, .sugerimos que procure um especialista e faça um tratamento eficiente.

Método Mckenzie® (MDT), que faz parte da nossa linha de tratamento, é ideal para cuidar de casos como esse. No protocolo de aplicação do método, após uma avaliação específica feita pelo fisioterapeuta, este pode sugerir o uso do Lumbar Roll® (rolinho lombar), que é um suporte adaptável à cadeira utilizado para melhorar a postura e auxiliar no alívio da dor. Se precisar de auxílio, nossos profissionais estão à disposição.

Posts relacionados

Deixe uma resposta