Como os exercícios físicos contribuem para uma vida saudável

4 minutos para ler

Na correria do dia a dia mal temos tempo para cuidar da gente e no final do dia tudo o que queremos é chegar em casa, tomar um banho e relaxar, Certo? Bem, não deveria ser assim!

Dados extremamente preocupantes comprovam que mais de 60% da população brasileira é sedentária. Não ter o hábito de praticar exercícios, mesmo que esporadicamente, demostra que estamos deixando a saúde de lado sem nos darmos conta. O sedentarismo está relacionado diretamente com patologias como diabetes, hipertensão arterial, obesidade e hipercolesterolemia.

Esses dados se tornam mais alarmantes quando se trata de mulheres, pois os riscos são ainda maiores nesse grupo, principalmente após a chegada da menopausa, quando há perda mais acentuada da massa óssea, aumentando a predisposição à osteoporose e o risco de fraturas.

Movimente-se

A tentação é grande de chegar em casa e ficar de pernas pro ar assistindo um filme, embaixo do edredom, principalmente em dias frios. Concorda?. Porém, mantendo comportamentos desse padrão, o nosso corpo vai esquecendo que a atividade física é fundamental para estimular o ciclo de energia, interromper o cansaço e ativar todo o metabolismo.

Então se espreguice e saia do lugar!! A dica é iniciar com uma atividade que te dê prazer e que seja fácil, e depois seguir, tentando fazê-la em níveis cada vez mais difíceis. A renovação de energia e a prevenção de algumas doenças são alguns dos benefícios que você terá ao sair da inércia, além de aumentar a produção dos hormônios da saciedade e do bem-estar.

A saúde de um modo geral será beneficiada com a prática de exercícios, e de quebra você pode perder peso, tonificar os músculos e afinar a silhueta. Passeio no parque, apesar de ser uma atividade física prazerosa, não é considerado um exercício físico. Atente-se para o planejamento, duração, intensidade e objetivo do seu exercício, pois ele deve conter essas variáveis bem controladas e mensuradas para que seu corpo consiga se beneficiar dele.

Planeje e mude sua rotina

Primeiro pontue seus objetivos, pois a partir daí você não encontrará mais desculpas para ficar parado no mesmo lugar. Desperte em você a necessidade de incluir a prática de exercícios na sua vida.

Não se sabote tentando incluir na sua rotina um exercício do qual você não gosta ou em um horário que você sabe que não conseguirá realizá-lo.

Comece de leve, com alongamentos e caminhadas, sem se esquecer de antes fazer uma avaliação física com um médico, para que seja liberado para atividades moderadas.

Cuide-se

Caminhada, corrida, bicicleta, natação, musculação….. São tantas opções de exercícios e práticas esportivas, que basta você escolher a que mais se ajusta ao seu perfil e começar. Uma boa dica é iniciar a prática com amigos, para que se apoiem e incentivem, não deixando que desista logo no início. Essa é a fase de adaptação que é a mais penosa e requer muita determinação para continuar. As dores musculares iniciais são comuns e significam que seus músculos e articulações estão se adaptando ao seu novo modo de vida.

O próximo passo é manter a atividade dentro da sua rotina e deixar que o exercício se transforme em um hábito prazeroso e que te trará muitos benefícios. Ter força de vontade, dedicação e paciência para ver os resultados é fundamental para que a mudança de atitude seja duradoura e eficaz.

Foco é fundamental

Para que você sinta os benefícios, é essencial que a prática seja feita de forma regular e que te traga prazer. Comece! Quando os benefícios dessa mudança começarem a chegar você perceberá que não foi tão difícil quanto pensava.

Posts relacionados

Deixe uma resposta