Confira 5 dicas para lidar com a solidão e viver melhor

4 minutos para ler

A correria da vida moderna nos deixa sem tempo para estar com amigos e familiares, participar da vida deles, conversar e aproveitar a presença de todos ao nosso redor. É cada vez mais comum a queixa das pessoas sobre o fato de se sentirem sozinhas, mesmo quando estão juntas de outros indivíduos.

O que você pode fazer para lidar com a solidão? Continue lendo o post e aprenda como evitar os efeitos nocivos de ser solitário.

Descubra o que é a solidão

Por definição, solidão é a falta de companhia, podendo ocorrer por decisão pessoal ou pelas casualidades da vida. Independente do tipo, ficar isolado por longos períodos leva a um desequilíbrio hormonal e, consequentemente, ao aparecimento de doenças.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, sentir-se sozinho não é exclusividade de pessoas idosas — há estudos sobre os efeitos da solidão em jovens e crianças. Os avanços tecnológicos também fazem com que as pessoas se isolem cada vez mais.

Entenda a relação entre solidão e o aparecimento de doenças

A desmotivação pelas atividades diárias causada pelo isolamento deixa o corpo mais vulnerável ao aparecimento de doenças, principalmente as de ordem emocional. É o caso da depressão e da ansiedade, que geralmente ocorrem por não haver companhias para conversar.

O fato de poder falar, ouvir e ser ouvido é muito importante para aliviar os pensamentos, resolver problemas ou simplesmente desabafar. Com isso, os hormônios ligados ao estresse diminuem, deixando a imunidade mais elevada. Recentes pesquisas também relacionam a solidão ao aparecimento do Alzheimer.

Aprenda 5 dicas para lidar com a solidão

Estar sozinho continuamente não é benéfico para a saúde. Portanto, busque soluções para essa situação. Leia as dicas a seguir:

1. Se conheça melhor

O autoconhecimento é valioso para interagir com mais gente. Dessa forma, encontrará em outros indivíduos características semelhantes às suas. Essa consciência pode ser adquirida por meio das terapias, como a meditação e a yoga.

2. Seja um voluntário

Ajudar pessoas e conviver com gente diferente evita a solidão e nos leva a refletir melhor sobre a vida. Mas, seja receptivo às novidades, deixe a timidez de lado e converse. Aplique um pouco de empatia (se colocar no lugar do outro), entenda suas angústias e ajude no que puder.

3. Faça atividades em grupo

Mantenha seu corpo ativo enquanto se relaciona com outras pessoas. Caminhar no parque ou andar de bicicleta em grupos, facilitam o diálogo entre seus integrantes. Procure por exercícios que oferecem parcerias, mas também, consciência corporal, como é o caso do pilates e da yoga.

4. Consulte um psicólogo

Quer conversar, mas não encontra pessoas dispostas a ouvir? Procure um psicólogo, ele estará sempre disposto a escutar. Além disso, as orientações indicadas por esse profissional para evitar a solidão, ajudam no combate da depressão, da ansiedade e também do estresse.

5. Frequente locais que você gosta

Saia com os familiares e amigos para passear! Visite museus, vá ao cinema, marque jantares em restaurantes, aproveite o momento e dialogue com seus acompanhantes, ouça o que eles têm a dizer. É o envolvimento entre vocês que afastará o sentimento de estar sem ninguém.

A solidão pode ocorrer por escolha própria ou não, mas sempre há prejuízos para a saúde. Se você tem dificuldades em modificar esse sentimento, procure a ajuda de um psicólogo, ele pode orientar como deve se comportar. O ser humano foi feito para viver em sociedade, logo, não fique sozinho.

Agora que já sabe como lidar com a solidão, que tal aprender como fazer novos amigos? Aguardamos você!

Posts relacionados

Deixe uma resposta