Rotina agitada? Ainda assim é possível cuidar da sua saúde!

4 minutos para ler

A promoção de saúde hoje se baseia em pilares como a alimentação saudável, prevenção de doenças, atividade física, controle do estresse e qualidade dos relacionamentos.

Então, manter o corpo bem hidratado, escolher melhor os alimentos e cuidar da sua postura durante suas atividades, são algumas práticas recomendadas e fazem diferença quando incluídas na rotina diária.

Na teoria, todo mundo sabe a maneira correta de cuidar do corpo e da mente… O grande problema é conseguir colocar em prática todas as dicas para manter uma vida saudável. Afinal, trabalhando oito ou mais horas por dia fica difícil não dizer que nos falta tempo para os cuidados com a saúde. Mas saiba que, adotando medidas simples em casa e durante a rotina de trabalho, podemos melhorar a nossa qualidade de vida! 

Respire melhor

Abandone hábitos prejudiciais, como o fumo! Além de fazer muito mal à saúde, esse hábito, por favorecer uma respiração mais superficial, atrapalha bastante sua produtividade. Manter uma respiração de qualidade, que garante uma oxigenação correta, é uma das melhores coisas que você pode fazer por sua saúde. Este é um fator diretamente ligado aos processos cognitivos, como raciocínio, atenção e capacidade de concentração, além de promover a redução de stress e qualidade do sono. 

Movimente-se

Não existe um tipo de atividade física mais indicada. O ideal é fazer uma que você goste e que te faça sentir melhor ao longo do tempo. Tente encaixá-la no início ou no final do seu expediente, assim fica mais fácil cumprir o cronograma de exercícios semanais.

Se para você, um dia ou outro, ficou difícil fugir dos longos expedientes para manter a rotina de exercícios, a saída é fazer do ambiente de trabalho “sua academia”. Troque o elevador pela escada e levante mais vezes da cadeira. Isso ajuda a minimizar o sedentarismo.

Hoje algumas empresas contam com programas de exercício para seus funcionários. Se esse é o seu caso, aproveite a oportunidade! Manter-se ativo reduz em 55% os gastos com saúde.​​​​​​

Alimente-se bem

Disciplina e organização são fatores importantes para manter uma alimentação saudável e no horário certo. Mas adequar tudo isso ao seu gosto pessoal é fundamental para não dar aquela escapadinha da dieta na correria do dia a dia.

Para ter sempre à mão o que você precisa, leve seu lanchinho de casa e mantenha sempre algum alimento saudável por perto, isso ajuda a manter o foco. Planeje com antecedência o que levar para não cair na tentação de ter que recorrer aos fast-foods. Conheça sua rotina, seus gostos e organize-se.

Cuide da sua postura

Manter uma postura confortável e equilibrada durante a sua rotina de trabalho previne uma série de problemas que podem afetar a sua saúde. Adeque a sua cadeira, a altura da sua mesa e a posição dos utensílios utilizados à sua estatura e capacidade de alcance.

Dessa maneira você evita manter-se em posturas inadequadas durante a sua rotina de trabalho. Se você trabalha muito tempo em pé, é indicado que utilize calçados confortáveis, mude de posição frequentemente e, de tempos em tempos, dê um descanso para seus pés. Prevenir é sempre o melhor caminho!

Melhore os relacionamentos

Nossos relacionamentos nos movem e a harmonia deles é essencial para que todos os outros pilares da nossa vida funcionem com eficiência, pois além de fazer bem à saúde, nos ajudam a lidar melhor com as ocorrências do nosso dia a dia.

Cultivar amizades saudáveis e manter-se perto de pessoas otimistas e de bem com a vida é um remédio natural para o nosso bem estar. Influenciar positivamente as pessoas ao seu redor, incentivando-as a serem o melhor que elas possam ser, também faz bem à saúde. Comece por você a mudança ao seu redor! Você verá que isso facilita todas as outras coisas fluírem de maneira positiva.

Ter uma vida mais saudável é possível, e bem mais fácil do que imaginamos! É só se organizar e começar!    
 

Posts relacionados

Deixe uma resposta