5 dicas para evitar lesões no inverno

3 minutos para ler

O inverno mesmo só começa no dia 21 de junho, mas as temperaturas já vêm caindo por todo o país e em Brasília não está diferente. Os dias mais frios são uma delícia para quem curte um vinhozinho ou um filme embaixo das cobertas, mas também exigem atenção para algumas questões.

No frio, a tendência é a gente se hidratar menos e o corpo fica mais vulnerável para doenças respiratórias, de pele e dores. Isso mesmo! As baixas temperaturas deixam a musculatura mais frágil, podendo ocasionar lesões. Para evitar esse tipo de problema, procure um fisioterapeuta e fique ligado nas dicas a seguir!

1- Esquente mãos, pés e pescoço

Os nossos tecidos musculares se contraem no inverno como uma resposta automática ao sistema nervoso do corpo, que pede ao organismo uma “defesa” contra o frio. Os vasos sanguíneos também se contraem, levando menos sangue às extremidades do corpo, podendo causar dor nas articulações. Outro problema comum são os torcicolos causados pelo frio. Assim, procure sempre manter o corpo aquecido, em especial as mãos, os pés e o pescoço, que são de fato regiões mais sensíveis.


2- Não se exercite sem antes aquecer

Da mesma forma que o corpo precisa ficar aquecido enquanto está parado, nos dias mais frios é essencial se preparar bem antes de qualquer tipo de exercício físico. Aqueça o corpo antes de correr, malhar, praticar um esporte, dança ou qualquer outra atividade. O corpo frio tem muito mais chances de lesões.


3- Fuja da água fria

Exercícios embaixo d’água nessa época do ano também precisam de atenção, já que o choque do corpo com a baixa temperatura da água, também pode ocasionar problemas. Na dúvida, sempre prefira piscinas aquecidas e, se não tiver jeito, aqueça beeem o corpo antes de mergulhar. A hidroterapia da Fisiotrauma, por exemplo, é uma boa opção nessa época, já que todas as nossas piscinas são bem quentinhas. 🙂


4- Pratique alongamento

Assim como o aquecimento, o alongamento deve ser uma prática de todos os dias durante o inverno. Esticar o corpo, de uma forma geral, é uma ótima prática na prevenção de lesões a longo prazo, em especial quando acompanhado de um profissional especializado, como o fisioterapeuta. Já pensou em experimentar o Pilates, por exemplo?


5- Esquente o estômago também

Para esquentar o corpo todo e manter-se saudável no inverno, invista em chás, sopas e caldos. Esse tipo de alimento aquece e ajuda a relaxar o corpo, especialmente depois de um dia longo de trabalho. Beber água também é fundamental, para manter-se hidratado e saudável.

Agora que você já sabe como se prevenir no frio, pode curtir o melhor que a temporada tem a oferecer, incluindo, claro, as festas juninas! Lembrando sempre que idosos, pessoas com doenças degenerativas e recém-operadas estão mais propensas a sofrer com a mudança de temperatura. Então cuidado!

Posts relacionados

Deixe uma resposta