Entenda as principais causas da dor nas costas e saiba como prevenir o problema

7 minutos para ler

Segundo o Hospital das Clínicas de São Paulo, quatro em cada dez pessoas sofrem com a dor nas costas. Além disso, de acordo com dados obtidos pelo INSS, em 2016, cerca de 116 mil cidadãos ficaram afastados do trabalho devido a problemas relacionados com a coluna.

Existem diversas ações que podem ser realizadas para evitar o problema — algumas mais simples do que você imagina. Neste post, você vai saber mais sobre as principais causas da dor nas costas e como se prevenir. Continue acompanhando para conferir!

Entenda por que sentimos dor nas costas

O ser humano tem coluna vertebral, músculos, nervos e outras estruturas que, quando acometidas por algum problema, podem causar desconforto. Em alguns casos, lesões e doenças provocam dores mais fortes, o que pode comprometer o bom funcionamento do organismo.

É possível, ainda, que problemas em outros órgãos, como rins, coração e pulmão, desencadeiem espasmos que refletem dores por toda a coluna ou parte dela.

Para que o tratamento seja eficaz, é fundamental identificar e entender o tipo e a origem da dor para o alívio dos sintomas.

Identifique as principais causas do problema

Existem diversos fatores que provocam a dor na coluna. Confira as principais causas a seguir.

Contratura e espasmos

O corpo humano contém diversos músculos que sustentam a coluna vertebral e comandam o funcionamento de outras áreas, como ombros e quadris.

Quando você machuca a região da coluna, a musculatura sofre contratura ou espasmos, causando a dor.

Geralmente, o problema está associado a fatores como má postura, movimentações repetitivas, sobrecarga na realização de atividade física ou pancadas.

Lesões nas articulações

A coluna vertebral é composta por estruturas ósseas chamadas de vértebras, que se unem umas às outras por meio das articulações.

Nesse caso, a dor na coluna acontece devido aos desgastes que essas vértebras sofrem, especialmente com o avanço da idade. Da mesma forma, a sobrecarga também pode ser um fator agravante na deterioração óssea.

Com o passar dos anos, o processo de deterioração é elevado, provocando deformação no local. Isso se dá por causa da osteoartrose (inflamação nas articulações facetárias localizadas na parte de trás da coluna).

Degeneração dos discos

Os discos são amortecedores que ajudam na funcionalidade da coluna e estão posicionados entre uma vértebra e outra.

Eles contribuem para amortecer impactos e permitem a movimentação das costas. Para isso, eles são formados por uma capa grossa de fibras que cobre um gel interno macio e rico em água.

Durante a função de proteger a coluna, esses discos podem sofrer alterações devido à má postura, ao envelhecimento ou a fatores genéticos, provocando a desidratação do local. Isso pode causar fissuras na capa de fibra e provocar a dor.

Compressão nos nervos

A coluna também é composta por nervos que levam as informações do cérebro para o corpo e do corpo para o cérebro.

É possível que tais nervos sejam pinçados no canal da coluna por causa de um deslocamento do disco, de acordo com o processo de patologia degenerativa discal.

Além de dor, há outros sintomas, como formigamento, dormência e fraqueza nos membros.

Patologias em outros órgãos

Doenças como pedra nos rins, pedra na vesícula, cistos ovarianos, infecções e problemas emocionais podem ser causas determinantes para a dor na coluna, com destaque para o estresse.

Dores nas costas e as alterações posturais

Dorsalgia

É uma dor que se localiza na parte torácica, que é composta por 12 vértebras situadas entre as regiões cervical e lombar. Ela acontece quando o problema chega até músculos, ossos, nervos ou articulações, podendo comprometer apenas uma região ou se espalhar para outros locais.

Em algumas ocasiões, esse desconforto é seguido de dificuldades respiratórias, sensação de queimação nas costas e pontadas no tórax.

A dorsalgia pode surgir depois de traumas, lesões, problemas posturais, doenças metabólicas e tumores.

Lombalgia

Considerada como uma dor na região mais baixa da coluna, há possibilidade de que a lombalgia se estenda para o quadril e as coxas, sem comprometer algum nervo específico. Na região, há cinco vértebras (L1 – L5), sendo consideradas as maiores da coluna.

Existem dois tipos de lombalgia:

  • aguda — pode ter de quatro a seis semanas de duração, sem estar relacionada a fatores definidos. Normalmente, ela aparece depois de algum tipo de esforço físico excessivo;
  • crônica — apresenta duração com mais de 12 semanas. Esse tipo de dor já pode ser indício de um problema mais severo, como doenças e lesões extensas.

Além da postura, outros fatores influenciam no surgimento do problema, como hérnia de disco, artrose e lesões mais severas.

Torcicolo

É uma contratura muscular, causada por uma posição ruim enquanto você dorme ou por algum movimento mais brusco durante o dia. Na realidade, o torcicolo está mais relacionado com uma posição anormal da cabeça do que com a dor, podendo durar mais de um dia e costuma gerar bastante desconforto.

Lordose e escoliose

São dois tipos de alterações na curvatura da coluna muito comuns e que podem refletir em algum tipo de dor nas costas.

A lordose refere-se à curvatura interna que fica na lombar e na cervical. Quando existe um excesso em uma dessas curvas, pode acontecer a dor. Já a escoliose é um desvio tridimensional da coluna, fazendo com que a curvatura fique acentuada para a direita ou esquerda.

Saiba como prevenir a dor nas costas

Os tratamentos mundialmente reconhecidos como eficazes para prevenção dessa dor são exercícios e mudança de hábitos. Em outras palavras: viver no sedentarismo só tende a trazer complicações, além de agravar os sintomas.

Para evitar o problema, você precisa:

Praticar exercícios físicos regularmente

Atividades físicas só favorecem o bem-estar e a saúde geral do corpo. Você deve praticar exercícios diariamente, mas sem exageros. Por isso, nada de pegar pesado nos seus treinos sem antes ter uma boa preparação e um profissional para auxiliar.

Existem alguns exercícios físicos que você pode fazer sem que haja uma mudança brusca em sua rotina. Por exemplo: nadar, ir de bicicleta para o trabalho e caminhar, evitando o uso de automóveis sempre que possível.

Ter uma boa alimentação

O seu cardápio deve ser o mais saudável que conseguir. Não há problemas em comer alguma guloseima vez ou outra, mas siga uma dieta adequada para manter seu peso ideal.

Engordar pode trazer riscos à saúde e provocar a sobrecarga nas costas. Além disso, esse excesso pode ocasionar traumas e outros problemas mais severos.

Ficar longe do tabagismo

Não é novidade dizer que o cigarro traz problemas para a saúde. Mas você sabia que ele pode prejudicar a sua coluna? Isso porque o fumo contribui para o entupimento dos vasos sanguíneos localizados nas placas vertebrais, causando envelhecimento dos discos. Com isso, sua coluna começa a se desgastar, ficando lesionada com o tempo.

Evitar ficar sentado por muito tempo

Mesmo que o seu trabalho exija que você fique horas sentado, levante-se ao menos a cada meia hora e faça uma pequena pausa, caminhando de um lado para outro. Mais uma dica importante: enquanto sentado, acomode a sua coluna de forma adequada com auxílio de suportes como o rolo lombar Mckenzie.

Além disso, é fundamental que você se mantenha em movimento, levando uma vida mais ativa ao longo do seu dia a dia, pois assim você evita que sua coluna se acomode em posições erradas e mantém uma rotina mais saudável.

Ao fazer esses procedimentos, você impedirá que seus discos intervertebrais fiquem pressionados, aliviando a carga na coluna.

A dor nas costas pode ocorrer em qualquer fase da vida, mas, ao manter uma rotina mais saudável e fazer fisioterapia ou outras atividades que ajudem a prevenir e aliviar a tensão, você poderá se livrar do problema e viver com mais tranquilidade.

Gostou das nossas dicas? Então, compartilhe este post em suas redes sociais e ajude seus amigos a se prevenirem contra esse mal!

Posts relacionados

Deixe uma resposta