Como evitar o efeito sanfona no Natal

3 minutos para ler

Quem resiste às guloseimas de fim de ano, não é mesmo? Peru assado, leitão, arroz com passas, rabanada e panetone… Fora o vinho, champanhe e por aí vai. Se você é daqueles que seguem a dieta o ano todo, mas acaba perdendo a linha quando chega o Natal e o Réveillon, veja a seguir 7 dicas para evitar o efeito sanfona e não exagerar nas festas de fim ano.

1. Não passe fome

Nem pense em “economizar” calorias nos dias anteriores para poder abusar durante a ceia! Comendo menos o corpo absorve mais açúcar e gordura e esgota as reservas do organismo, produzindo o famoso efeito sanfona, que leva ao ganho de ainda mais peso do que havia sido perdido.

2. Faça receitas light

É claro que você não vai deixar de participar da ceia em família só porque está de dieta, mas preparar uma salada especial, um doce sem açúcar e comprar muitas frutas para compor a mesa pode ajudar no autocontrole e também na decoração da noite. Se você se comprometer a comer apenas uma vez e metade do prato for salada, o peru nem vai pesar tanto assim na balança.

3. Coma antecipadamente

Um problema comum em festas de fim de ano é chegar no lugar já com o estômago roncando e chutar o balde simplesmente porque você está com fome. Para evitar isso, prepare-se para a festa e faça uma refeição leve antes de sair de casa. Assim, você não deixa de experimentar as guloseimas da comemoração, mas come menos.

4. Fuja da mesa de doces

Alimentos gordurosos e com muito açúcar são os grandes vilões para quem quer emagrecer. Uma simples rabanada tem, em média, 230 calorias, o mesmo que um misto quente de presunto e queijo ou um filé mignon com pouca gordura. Já pensou cinco rabanadas no seu corpo? A chave, portanto, é sentar longe da mesa dos doces e limitar-se a experimentar apenas um ou dois dos quitutes, sem exageros.

5. Não deixe-se levar

Além da persistência para manter-se na dieta, é fundamental mastigar muito bem os alimentos, sem pressa. Comer devagar e evitar conversar enquanto come, ajudam o corpo a entender que está saciado e evitar comer por gula. Para conversar à mesa, solte o talher, converse, e depois volte a comer. Evitar comer na frente de mais alimentos também ajuda a controlar o impulso de repetir o prato desnecessariamente.

6. Não abuse do álcool

Outra dica importantíssima para quem não quer ganhar muitos quilos de presente de Natal, é beber com moderação. Além de prevenir vexames na mesa do jantar, evitar o álcool te ajuda a economizar uma série de calorias. Beba uma ou duas taças de vinho e procure intercalar a bebida com água. Assim você não fica bêbado e ainda garante a boa forma no dia seguinte.

7. Exercite-se

Já ouviu a expressão “malhar pra comer”? Parece exagero, mas o melhor jeito de queimar calorias é mesmo se exercitando e, ao invés de comer tudo que pode em um dia e fazer jejum no seguinte, praticar atividades físicas ajuda o corpo a queimar gordura de forma mais saudável, evitando o engorda-emagrece. Uma caminhada na manhã seguinte à ceia já ajuda e pode se tornar um hábito saudável para você levar para o ano novo que se inicia.

Posts relacionados

Deixe uma resposta