Inverno: o exercício físico é o seu melhor aliado

3 minutos para ler

Para muitos, símbolo de elegância. Para outros, dias difíceis de encarar… E assim se inicia o inverno brasileiro. Na capital do país as temperaturas oscilam durante o dia: clima seco, vento frio, põe casaco, tira casaco! Por aqui, todos já conhecem as bruscas variações no tempo e suas consequências.

Mas, uma coisa é certa: nessa hora a atividade física é grande aliada para enfrentar as baixas temperaturas. Portanto, nesta semana vamos dar dicas e orientações para que você possa passar tranquilamente por essa estação do ano.

Dores Crônicas

Você já notou que durante o inverno seu corpo fica mais frágil? Isto ocorre porque as terminações nervosas tornam-se bastante sensíveis. Com isso, as dores crônicas têm aumento significativo. Mas, quem acredita que ficar encolhido para fugir do frio resolve o problema está enganado. Pois, a tentativa gera tensão muscular, contraturas e consequentemente mal-estar.

Para prevenir as dores musculares é sugerido um bom alongamento. Ao acordar alongue as pernas, pois assim favorece um melhor fluxo sanguíneo e evita a famosa cãibra. Os movimentos circulares nas mãos também são indicados, pois auxiliam na desobstrução da circulação nas extremidades do corpo. Portanto, a prática de atividade física gera diversos benefícios que podem impossibilitar dores no corpo.

Pele Ressecada

Além da baixa temperatura, o frio pode deixar a pele seca, áspera e irritada, mas, há solução. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, as áreas mais expostas costumam ser as mais afetadas. Por isso, é preciso redobrar os cuidados com o pescoço, o rosto, o colo, os braços, os lábios, as mãos e os pés, que podem chegar a descamar.

Para evitar os problemas na pele o ideal é investir em uma boa hidratação. A dica é não abandonar o filtro solar nem o protetor labial ao longo do dia. No banho, evite passar buchas no corpo e use água morna para relaxar os músculos. Na hora de dormir hidrate os joelhos e os pés. Para alcançar melhores resultados coloque meias logo após a hidratação nos pés.

Doenças respiratórias

Não deixe a gripe te pegar. As doenças respiratórias são comuns nessa época do ano. Processos alérgicos, viroses e resfriados são causados pela poeira, poluição e por pelos de animais que ficam mais tempo suspensos no ar.

Para tentar driblar a queda da imunidade é recomendado ingerir bastante água para hidratar o corpo, o uso de soro fisiológico nas narinas e evitar exposição prolongada a ambientes com ar-condicionado.

O inverno termina só em setembro. Até lá, não esqueça de cuidar também da sua alimentação. Apesar de o frio trazer a vontade de comer diversas guloseimas, não vale deixar de lado a alimentação balanceada e a ingestão de frutas ricas em água, como laranja, melão, manga e melancia.

Até a próxima semana com mais dicas de saúde da Fisiotrauma Excellence!

Posts relacionados

Deixe uma resposta