O que é e como funciona o Método McKenzie (MDT)

3 minutos para ler

Você já ouviu falar no Método McKenzie? Também conhecido como MDT (sigla para Mechanical Diagnosis and Therapy ou Terapia e Diagnóstico Mecânico), é uma técnica de avaliação e auto tratamento da fisioterapia moderna que traz uma série de benefícios para a saúde, tanto a curto quanto a longo prazo.

Como funciona

Baseado em evidência, ou seja, em casos de pacientes reais e estudos com comprovação científica, o método concentra-­se no fato de que a grande maioria das dores musculares dos pacientes é de origem mecânica. Ou seja, são provocadas por posições ou movimentos errados dos músculos e articulações, que acabam causando dor.

Assim, o MDT trabalha a posição ou movimento em uma direção que favoreça a restauração da função do paciente e abolir a dor. O tratamento deve ser iniciado sempre com a ajuda de um fisioterapeuta e a ideia é que o paciente aprenda e dê continuidade ao tratamento em casa.

Principais vantagens

Sem depender de medicação, técnicas de calor ou gelo e até cirurgias, o MDT funciona como um programa de movimentos que o fisioterapeuta ensina ao paciente, para que ele próprio possa praticar em casa, sem necessidade de equipamentos. Assim, são solucionadas não apenas as dores atuais, mas também a incidência de novas crises a longo prazo.

O fisioterapeuta especializado no método também ensina o paciente a identificar as atividades, movimentos e posturas que aumentam e pioram a dor, de forma a prevenir problemas no futuro.

O auto tratamento é uma forma mais rápida, eficaz e com menor custo que os tratamentos tradicionais e já é recomendado por médicos e até companhias de seguro­ saúde.

Como surgiu

Criado pelo fisioterapeuta neozelandês Robin McKenzie nos anos 50, o método surgiu de uma observação de padrões em dores nas costas, que surgiam basicamente pela postura dos pacientes no dia a dia. Para evitar o problema, McKenzie iniciou o tratamento mecânico que hoje já está disseminado em mais de 49 países.

No Brasil, o método ainda não foi tão disseminado e são poucas as clínicas que praticam o MDT. A Fisiotrauma, clínica referência de Brasília, tem todos seus funcionários capacitados no método e o aplica com uma série de casos de sucesso. Saiba mais sobre o nosso trabalho aqui .

Posts relacionados

Deixe uma resposta