Movimento Outubro Rosa: a importância da conscientização sobre o câncer de mama

4 minutos para ler

Considerada uma doença crônica não transmissível, o câncer de mama é o tipo de câncer que mais afeta as mulheres no Brasil e no mundo. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), corresponde a 28% dos novos casos a cada ano.

O movimento Outubro Rosa surgiu para conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção. Criado nos Estados Unidos, teve seu primeiro grande momento em uma corrida pela cura, realizada em Nova York, em 1997, já com o simbólico laço cor-de-rosa. Depois, outros países aderiram ao movimento Outubro Rosa, e várias cidades começaram a iluminar seus monumentos com a luz rosa nessa época do ano.

Neste post, você vai entender melhor a doença, seus sintomas, diagnóstico e prevenção. Continue a leitura e saiba mais!

Entenda as causas do câncer de mama feminino

Esta doença é causada pela multiplicação de células anormais, que dá origem ao tumor. Existem diferentes tipos de câncer de mama e, por isso, podem apresentar variados graus de gravidade.

Apesar de não existir uma única causa, alguns fatores de risco aumentam as chances de desenvolvimento da doença:

  • idade — mulheres com mais de 50 anos têm maior risco pelo acúmulo de exposições ao longo da vida e as próprias alterações biológicas causadas pelo envelhecimento;
  • histórico reprodutivo — casos de menarca precoce (primeira menstruação com menos de 12 anos), menopausa tardia (após 55 anos), primeira gravidez com mais de 30 anos ou uso de contraceptivos orais e terapia de reposição hormonal pós-menopausa;
  • fatores comportamentais e/ou ambientais — ingestão exagerada de bebidas alcoólicas, tabagismo, sobrepeso e obesidade na pós-menopausa;
  • hereditariedade — mulheres com casos de câncer de mama e/ou, pelo menos um caso de câncer de ovário em parentes consanguíneos, especialmente jovens, podem ter predisposição genética à doença.

Se a mulher apresentar um ou mais fatores de risco, ela deve conversar com seu médico para decidir a conduta mais adequada.

Conheça seus principais sintomas e diagnóstico

Na maioria das vezes, o câncer de mama pode ser detectado em estágio inicial — o que aumenta as chances de cura. Para isso, as mulheres entre 50 e 69 anos precisam fazer a mamografia de rastreamento a cada dois anos. Esse exame é feito por meio de aparelho com raio X, que identifica alterações suspeitas.

Outra forma de identificar a doença (e talvez a mais importante delas) é por meio do autoexame das mamas, realizado pela própria mulher. No banho ou ao trocar de roupa, ela deve observar e tocar em suas mamas, sem a necessidade de uma técnica específica.

O principal sinal do câncer de mama é o nódulo mamário endurecido — um caroço fixo e, normalmente, indolor. Outros indicativos são o endurecimento da mama, alterações na pele, saída espontânea de líquido ou mudança na posição ou formato do mamilo.

Se perceber algo estranho, a mulher deve procurar imediatamente atenção médica.

Esteja atento também ao câncer de mama masculino

Os homens também podem ter câncer de mama, mas eles representam apenas 1% do total de casos. Apesar de mais raro, o masculino é tão sério quanto o feminino.

Homens com mais de 50 anos, obesos, com alta produção de estrogênio ou que tenham casos da doença na família estão mais propensos a essa enfermidade.

Seus sinais são a ginecomastia (aumento do tamanho das mamas), caroços na área do tórax, inchaço das axilas ou alterações nos mamilos. Procure um médico se notar algum desses problemas.

Saiba como se prevenir

Tanto nas mulheres quanto nos homens, alguns fatores de risco não podem ser controlados, mas outros podem (e devem):

  • praticar atividades físicas regularmente;
  • ter uma alimentação balanceada;
  • manter o peso adequado para sua altura e idade;
  • evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas e cigarro.

Ao adotar hábitos saudáveis e manter o organismo em movimento, as chances de desenvolvimento do câncer de mama podem ser reduzidas em até 28%. Da mesma forma, conhecer o próprio corpo para identificar qualquer sinal estranho é essencial para um diagnóstico precoce.

Agora que você já sabe tudo por trás do movimento Outubro Rosa e o porquê da importância de se prevenir o câncer de mama, compartilhe este post nas redes sociais!

Posts relacionados

Deixe uma resposta