O que são doenças psicossomáticas e como podemos tratá-las?

4 minutos para ler

Conforme estudo sobre origens psicossomáticas e suas conexões com a medicina na Grécia antiga, a compreensão das doenças psicossomáticas teve início no século XX, mas a sua origem está na época de Hipócrates (460 a.C./370 a.C.).

Porém, nos dias atuais essas doenças estão ficando cada vez mais comuns, especialmente por causa do estresse, depressão e baixa imunidade. Para saber mais sobre o que são e as formas de tratamentos das doenças psicossomáticas, continue a leitura.

O que são doenças psicossomáticas?

Quando as pessoas sofrem de doenças com alguma origem emocional, mas que têm implicação física no corpo, dizemos que essas são doenças psicógenas. Elas são desencadeadas, geralmente, pela fragilidade emocional.

Segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), 20% dos atendimentos em consultórios estão relacionados a fatores emocionais dos pacientes. No entanto, algumas pessoas se sentem desacreditadas quando o médico afirma que a sua dor tem origem psicológica.

A demora na aceitação da doença psicossomática pode agravar os sintomas e prejudicar a qualidade de vida. Da mesma forma, a patologia pode sumir quando o indivíduo está bem psicologicamente e reaparecer quando há alterações no equilíbrio emocional.

Quais são as principais causas?

Não se conhece uma origem exata das doenças psicossomáticas. Esse tipo de problema é mais evidente em pessoas ansiosas e depressivas, pois, em momentos de crises emocionais, é comum o enfraquecimento da imunidade e o aumento da vulnerabilidade do corpo em relação a vírus e bactérias.

Por isso, todos os tipos de traumas emocionais podem desencadear um quadro de doença psicossomática. Elas podem se manifestar em herpes, psoríase, diarreia, enjoo, enxaquecas, queimação no estômago, etc.

Diante disso, é fundamental manter o corpo e a mente ativos para ter saúde. Exercícios físicos ou hobbies, por exemplo, trazem bem-estar físico e emocional, por isso, é essencial inclui-los na rotina.

Existe tratamento para essas doenças?

O tratamento ideal, é realizado de forma multidisciplinar, incluindo a participação de médicos, fisioterapeutas, psicólogos, educadores físicos e outros profissionais. Para isso o tratamento pode envolver o uso de medicação, acompanhamento psicológico e atividades físicas.

Além disso, atividades em grupo (como a realização de esportes, curso de línguas, teatro ou música) e saídas ao ar livre também contribuem bastante para a melhoria das pessoas com esse tipo de doença.

Como prevenir as doenças psicossomáticas?

A prática de atividades físicas e uma alimentação equilibrada cooperam fortemente na prevenção desse tipo de doença, pois ela está diretamente ligada ao desequilíbrio emocional. Uma simples caminhada pode contribuir para o relaxamento do corpo, uma vez que o próprio organismo libera endorfina, hormônio que traz bem-estar físico e emocional durante essa atividade.

Além disso, uma boa opção é fazer sessões de acupuntura. Essa terapia tem o objetivo de proporcionar o bem-estar orgânico e energético do corpo. O fisioterapeuta especializado nessa técnica indica a quantidade de sessões e a frequência necessária.

Fazer pilates também é interessante, pois, além de manter o corpo em movimento, as posturas realizadas na prática promovem o equilíbrio físico e mental. O melhor de tudo é que a prática do pilates pode ser indicada para todas as pessoas.

Como você viu, as doenças psicossomáticas são aquelas que expõem a forte relação entre o estado emocional e físico do corpo. A melhor forma de evitar essas doenças é mantendo uma rotina saudável, com cuidados mentais e no bem-estar físico. Afinal, é como diz o ditado “mente sã corpo são”.

Este post ajudou você a entender mais sobre doenças psicossomáticas? Então, aproveite para deixar o seu comentário sobre o assunto!

Posts relacionados

Deixe uma resposta