Pilates na gestação

2 minutos para ler

Pilates é uma atividade física baseada em flexibilidade, força, consciência corporal, relaxamento e respiração. Se no dia a dia a prática traz benefícios ao corpo e a mente, durante a gestação os benefícios são os mais diversos.

Vale lembrar que durante a gravidez, os músculos abdominais se distendem para acomodar o crescimento do bebê. Com isso, os músculos do assoalho pélvico também sofrem grande pressão e tendem a se alongar e a se movimentar mais para baixo da bacia.

A fisioterapeuta da clínica Fisiotrauma, Isabele Abrantes, conta que a partir do enfraquecimento dos músculos as gestantes podem ter problemas com escapes de urina ao tossir, espirrar e dar risada.

“Já em relação à musculatura abdominal, a gestante pode desenvolver uma diástase que se apresenta na forma de um afastamento causado pelo enfraquecimento da musculatura abdominal, e que pode se manifestar com dores na região lombar e no glúteo”, explica a especialista.

Os exercícios na gestação: 

A maior parte dos exercícios que a gestante realiza é voltada para o alívio das dores nas costas e na bacia. 

“Isto por que devido à expansão da musculatura e sobrecarga na região da coluna, o papel da fisioterapia é ajustar o reforço da musculatura lombar e do períneo associada a alguns exercícios respiratórios, o que ajudará na melhor participação da mãe durante a gestação e na qualidade do parto”, explica a fisioterapeuta.

As mamães também devem estar atentas aos exageros na atividade. O ideal é sempre estar acompanhada de um profissional para que os exercícios não sejam feitos de forma errada.

Os benefícios do pilates na gestação:

Nesta fase tão importante na vida da mulher, o pilates torna-se um grande aliado. A especialista destaca que dentre os benefícios estão uma melhor postura corporal, redução das dores no corpo, melhora da qualidade do sono, da respiração e da circulação sanguínea, por exemplo. 

A fisioterapeuta corrobora que a prática do pilates melhora a qualidade de vida nas atividades diárias por proporcionar mais independência para executá-las sem dor.


Posts relacionados

Deixe uma resposta