Por que consumir alimentos orgânicos

3 minutos para ler

Cada vez mais ouve-­se falar sobre os alimentos orgânicos e a importância de inseri­-los na rotina de consumo, mas o que são exatamente alimentos orgânicos e como diferenciá-­los dos demais?

O que são alimentos orgânicos?

A produção orgânica é o cultivo de alimentos (frutas, verduras, legumes, etc.) sem o uso de nenhum tipo de contaminante. Ou seja, que não colocam em risco a saúde humana nem ambiental. Para receber o selo de “orgânico”, o alimento só pode ter até 5% de ingredientes não orgânicos. Se passar disso, passa a ser um “produto com ingredientes orgânicos”, tendo até 30% de ingredientes não orgânicos. Mais que isso e o alimento não pode ser comercializado como de qualidade orgânica.

Para se enquadrar como produtores orgânicos, os agricultores precisam obedecer uma série de regras estabelecidas pelo Ministério da Agricultura e se certificar junto ao órgão. Depois disso, eles entram para o Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos, onde o consumidor pode localizar os produtores por região.

Qual a diferença do alimento orgânico para o comum?

Diferente da maioria dos alimentos, os orgânicos são produzidos sem químicos, agrotóxicos, corantes, aromatizantes e organismos geneticamente modificados. Ou seja, são naturais e, por isso, mais saudáveis.

Além da composição do alimento, a produção orgânica é mais sustentável, utilizando os recursos naturais envolvidos na agricultura de forma mais consciente, respeitando e conservando a natureza.

Quais as vantagens de consumo?

Para o consumidor a maior vantagem do orgânico é que ele é mais saudável. Ao contrário de alimentos com agrotóxicos, que causam alergias, distúrbios hormonais, câncer e problemas neurológicos. Outro benefício é que os alimentos orgânicos, por serem cultivados em solos mais balanceados, tendem a ter maior valor nutritivo, com sabor e aroma mais intensos.

Se você acha que os orgânicos são “caros demais”, pare e questione: quanto custa ser sustentável? Quanto custa preservar o meio ambiente? Quanto custa sua saúde? Pensando assim, os alimentos orgânicos valem ­ e muito ­ o preço. E, quanto mais eles são consumidos, mais a produção tende a crescer e os preços vão ficando mais e mais competitivos. Então entre nessa onda!


Posts relacionados

Deixe uma resposta