Cuide bem do seu quadril

3 minutos para ler

A boa mobilidade do quadril é necessária no dia a dia, principalmente durante a prática esportiva.

Seja para o desempenho em manobras radicais, êxito na meditação, adequada aterrissagem durante um saque ou para uma simples caminhada é preciso estar com os quadris saudáveis. Portanto, nada de negligenciar a saúde deles.

Como qualquer parte do corpo, os quadris também podem sofrer lesões, no entanto, as mais preocupantes ocorrem em indivíduos que não realizam atividade física.

Uma pesquisa realizada pela International Osteoporosis Foundation (Fundação Internacional de Osteoporose), analisou 14 países de toda a América Latina, e revelou que o número de fraturas nos quadris, causadas pela osteoporose, deve aumentar 32% até o ano 2050.

Um alerta para os sedentários

A fisioterapeuta da clínica Fisiotrauma, Roberta Sampaio, faz um alerta para os sedentários. “O nosso corpo precisa de movimento, sendo este fundamental para todas as articulações associado a um reforço muscular adequado e orientado, evitando assim dores nas articulações e doenças, como a osteoporose. Para os sedentários, o tempo de recuperação após uma queda será muito maior se comparado com o indivíduo ativo, porque este tem os músculos fortes que aquele paciente não tem, por simples falta de movimento”, afirma.

Como evitar dores

A especialista ressalta que para evitar dores e doenças nessa região é fundamental praticar exercícios físicos com regularidade. 

“Alguns fatores de riscos para queda são psico-cognitivos (depressão e ansiedade), condições de saúde, presença de doenças crônicas (osteoporose, artrite), funcionalidade (fraqueza muscular e articulares), comprometimento sensorial (visão, audição ou tato), equilíbrio corporal (marcha alterada), obesidade severa, dentre outros. O exercício físico regular e direcionado auxilia bastante na redução desses fatores”, explica a fisioterapeuta Roberta Sampaio.

Para quem já sente dores

Mas, para quem já sente dores a fisioterapia é a estratégia mais indicada para que a articulação ganhe força e mobilidade. Geralmente, a fase inicial do tratamento começa pela hidroterapia, pois na água não há a carga do peso corporal.

Além disso, a fisioterapeuta esclarece que prevenir é sempre o melhor remédio mesmo para quem já se exercita. “Ter o acompanhamento de um profissional durante os treinos, boa alimentação, tênis adequados e repouso são grandes aliados no combate a lesões não apenas nos quadris, mas, em todo o corpo”, afirma a especialista Roberta Sampaio.

Lembre-se de que ao sentir dores fortes, a orientação é procurar um tratamento e não realizar a automedicação. O diagnóstico de lesões nos quadris é feito por um exame clínico cuidadoso que avalia os movimentos das articulações, as dores que eles provocam e a qualidade da marcha. 

Posts relacionados

Deixe uma resposta