Aprenda a respirar bem e tenha uma vida mais saudável

3 minutos para ler

Principalmente para quem mora em grandes centros urbanos, o estresse e a ansiedade já se tornaram parceiros do dia a dia. Trânsito, contas a pagar, competitividade no mercado de trabalho, crises familiares e por aí vai.

Se seus problemas parecem se tornar cada vez maiores e o tempo para lidar com eles cada vez menor, é hora de parar e refletir sobre o efeito que o estresse pode estar causando à sua saúde. Afinal, você não quer morrer de tanto trabalhar, não é mesmo?

Para diminuir o ritmo e melhorar a qualidade de vida, comece focando na sua respiração. Quem inspira e expira corretamente, melhora a ansiedade, perde peso com mais facilidade e tem até mais concentração para exercer as tarefas do dia dia. Veja a seguir os principais benefícios de respirar melhor.

Diminua a ansiedade

Quem sofre de ansiedade está focado em problemas futuros que nem sabe se vão acontecer. Hiperventilação é um dos principais sintomas físicos da condição, que pode ser melhorada imediatamente por meio da respiração.

Se você parar, se acalmar e se concentrar para uma respiração adequada, pode reverter a ansiedade, fazendo com que o organismo volte ao equilíbrio e trazendo a atenção para o momento presente. Outras vantagens incluem a diminuição da insônia, que gera ansiedade e é causada muitas vezes pela má respiração noturna.

Aumente a capacidade de concentração

Concentração significa colocar no centro, recolher ou centralizar. Quando você está calmo e foca apenas na sua respiração (a chamada meditação), sua mente consegue se desviar de pensamentos, imagens ou aromas, concentrando-se apenas na entrada e saída de ar do corpo. Quem pratica meditação com frequência tem mais facilidade de concentração em outras áreas da vida, como no trabalho e nos estudos.

Evite doenças

Além de evitar doenças nas vias nasais, a respiração adequada ajuda o corpo a ficar longe de infecções. Isso porque o nariz é o órgão responsável pela filtração do ar e protege o organismo contra microorganismos que provocam laringite, faringite e outras doenças.

Outra vantagem da respiração correta é que o sistema imunológico fica mais

resistente de uma forma geral, já que está mais relaxado.

Perca peso e tenha mais fôlego

Um estudo australiano comprovou que boa parte do peso perdido quando alguém está fazendo dieta ou se exercitando é expelido pelas vias aéreas. Assim, é fundamental para quem está tentando emagrecer que a respiração esteja adequada. Ou seja, nem muito lenta nem muito acelerada, em especial ao praticar atividades físicas.

“Perder peso requer liberar o carbono armazenado nas células de gordura. Isso reforça a recomendação de comer menos e se mover mais”, explicam os autores da pesquisa.

Se você ficou com vontade de melhorar sua respiração, comece praticando um exercício simples: sente-se em uma cadeira em uma posição confortável e com as costas retas; inspire pelo nariz contando até três; encha o pulmão e segure por três segundos; solte a respiração contando também até três. Faça o exercício por 15 min todos os dias e veja a diferença.

Posts relacionados

Deixe uma resposta