Respire fundo e pratique Pilates

3 minutos para ler

Possivelmente a atividade física mais dinâmica de todas, o Pilates pode ser praticado desde a infância até a melhor idade, incluindo mulheres grávidas. Trabalha diferentes partes do corpo e pode ser praticado com diferentes objetivos, dependendo do paciente. Mas uma coisa é certa: os benefícios são para todos!

Principais benefícios

Como qualquer exercício físico, o Pilates combate o sedentarismo e a obesidade , mas também traz uma série de outros benefícios, como:

  • corrigir a postura corporal
  • aumentar a flexibilidade
  • estimular a coordenação motora
  • prevenir lesões
  • aliviar dores tanto musculares quanto ósseas (decorrentes de osteoporose, por exemplo)
  • tonificar a musculatura
  • prevenir doenças cardiovasculares
  • eliminar o estresse
    Ou seja, é um exercício excelente para tratamentos de saúde, tanto na prevenção quanto na reabilitação física.

Como funciona

Os exercícios de Pilates podem ser praticados no solo , utilizando-se o peso do próprio corpo e instrumentos como elásticos e bolas, ou com aparelhos específicos de Pilates, desenvolvidos pelo próprio criador do método, Joseph Pilates, em meados de 1920. Ambas as formas trazem benefícios a quem pratica e devem ser orientados por um profissional capacitado.

A partir de uma sequência apropriada para os seus objetivos (postura, elasticidade, perda de peso, correção de lesão, etc.), você trabalhará não apenas seu corpo, mas também sua mente, concentrando-se na coordenação dos movimentos e controle da respiração.

Isso mesmo! A respiração é um dos principais focos do Pilates e deve ser prioridade para quem faz os exercícios. Por meio dela e da execução correta dos movimentos é que garante-se o resultado do tratamento.

Pilates x Contrologia

Para ter sucesso na prática do Pilates, deve-se levar em conta o conceito de Contrologia, que prega o controle consciente dos movimentos. Ele se resume em 6 princípios básicos:

  1. Concentração: estar em total concentração durante o exercício.
  2. Controle: melhorar a coordenação e evitar contrações musculares desnecessárias.
  3. Precisão: controlar o equilíbrio dos músculos que estão sendo trabalhados.
  4. Centro: a parte central do corpo (o abdome) deve estar retraído durante a prática para estabilizar o tronco e alinhar o corpo.
  5. Respiração: tem que estar sincronizada com a realização do exercício.
  6. Fluidez: dar leveza ao exercício, para que não haja impacto nem no começo nem no fim do exercício.

Pilates na fisioterapia

Para o tratamento de traumas, como fraturas, luxação muscular, dor nas costas ou problemas na coluna, as aulas de Pilates trazem grande vantagem, pois são dinâmicas, além de eficientes.

Porém, se este for o seu caso, exija o atendimento por um fisioterapeuta, que tenha não apenas o conhecimento do método mas também da sua condição e, assim, poderá otimizar os exercícios para uma recuperação mais rápida e efetiva.

Na Fisiotrauma temos estúdio de Pilates completo com aparelhos e fisioterapeutas especializados em tratamentos de lesões. Ligue e agende uma aula experimental em uma de nossas unidades: (61) 3345-6685.

Posts relacionados

Deixe uma resposta