Saiba como funciona a acupuntura e quais são os seus benefícios

6 minutos para ler

Criada há mais de 2.500 anos na China, a acupuntura é basicamente a colocação de agulhas bem finas em pontos estratégicos do corpo para o alívio de dores, estresse, ansiedade e outros sinais e sintomas.

É recomendada para pessoas de todas as idades, especialmente para quem tem uma rotina pesada, passa muito tempo sem se movimentar, está sedentário ou enfrenta problemas como estresse e ansiedade. Para saber mais como funciona esse tipo de terapia e quais são seus benefícios, continue a leitura.

Entenda para que serve a acupuntura

A acupuntura consiste na estimulação de cerca de 2 mil pontos ao longo de todo o corpo para diferentes fins, como:

  • promoção da saúde;
  • melhora da qualidade de vida;
  • diminuição de dores;
  • melhora em funções motoras;
  • redução de estresse e ansiedade;
  • prevenção de sintomas de alergia;
  • trato de incontinência urinária;
  • alívio de sintomas de dores pré-menstruais e problemas ginecológicos;
  • auxílio para quem quer parar de fumar ou emagrecer.

É considerada um tratamento ou uma técnica complementar pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Brasil (Coffito), além de tombada pela Unesco como Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade.

Estudos científicos apontam que a acupuntura contribui para inúmeros tratamentos, desde doenças respiratórias, ginecológicas, reumatológicas e oftalmológicas até distúrbios da cavidade bucal, gastrointestinais, ortopédicos e neurológicos. O mesmo estudo mostra que, após a criação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), em 2006, os atendimentos de acupuntura superaram a marca de 1,9 milhão de atendimentos, somente na rede pública de saúde.

Saiba como a terapia funciona

Apesar de a origem do nome ser acus (agulha) e punctura (colocar), a acupuntura vai muito além de uma simples técnica de colocar agulhas no corpo. Para começar, as agulhas usadas na terapia são feitas de aço inoxidável e são até 10 vezes mais finas que uma agulha comum de injeção.

Ao contrário do que muitos pensam, a técnica não causa dor no paciente, apenas leves fisgadas no momento em que as agulhas são inseridas na pele.

Segundo a tradição chinesa, as doenças são consequência de um desequilíbrio da energia vital do corpo. Para restabelecer esse equilíbrio, é necessário ajustar o yin e o yang, por meio da estimulação dos acupontos que estão distribuídos ao longo de canais energéticos ou meridianos do paciente.

Esse estímulo é feito por meio da penetração de agulhas na pele, que são manipuladas manualmente pelo acupunturista. Assim, é possível restabelecer o equilíbrio energético do corpo e reequilibrar seus órgãos e sistemas.

Segundo a medicina ocidental, a técnica funciona porque estimula a liberação de substâncias químicas e neurotransmissores que são benéficos ao sistema nervoso, promovendo a cura ou melhora de sinais e sintomas.

O diagnóstico é feito por exame do corpo, incluindo pulsação, observação da língua, respiração, cor e aspecto da pele, além de uma avaliação dos diferentes aspectos da vida do paciente.

Outras variações da terapia sem agulha

A acupuntura apresenta variações que dispensam o uso das agulhas. Acupuntura auricular, ventosaterapia e moxabustão são algumas opções.

A acupuntura auricular, também conhecida como auriculoterapia, é basicamente o mesmo tratamento da acupuntura, só que concentrado nas orelhas. Acredita-se que pontos de pressão nas orelhas também podem afetar todo o corpo, melhorando uma série de sintomas. A diferença é que aqui é possível fazer a pressão por meio de agulhas ou sementes de mostarda.

Outra técnica já bastante disseminada é a ventosaterapia, muito utilizada por atletas. Consiste na aplicação de ventosas direto na pele criando um vácuo através de uma sucção. Isso ajuda a prevenir lesões, aliviar dores e melhorar o desempenho físico.

Por fim, a moxabustão é uma versão da acupuntura que usa o calor. Por meio da combustão de artemísia chinesa (erva medicinal), um estímulo térmico indolor é realizado nos acupontos do corpo em que se aplicariam as agulhas. O resultado é muito similar ao tratamento tradicional da terapia.

Conheça quais são os sintomas tratados

Algumas pessoas buscam a acupuntura após terem sido mal sucedidas no tratamento de doenças ou sintomas com as técnicas mais comuns (medicamentos, exercícios ou cirurgias).

Além disso, remédios intoxicam três pessoas por hora no Brasil, segundo o Sistema Nacional de Informações Tóxico Farmacológicas, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Seja por mau uso ou automedicação, o problema é grave e pode matar.

A questão é que a acupuntura é uma técnica multidisciplinar, que pode tratar diferentes doenças. Ela regenera as funções originais do corpo, diminuindo sintomas e auxiliando no tratamento de problemas como:

  • ansiedade;
  • estresse;
  • insônia;
  • doenças de pele;
  • doenças crônicas;
  • rinite e sinusite;
  • doenças autoimunes;
  • asma;
  • problemas com a menstruação;
  • doenças ortopédicas;
  • zumbido nos ouvidos.

Além disso, pode ser uma aliada durante tratamentos como a quimioterapia, ao reduzir a sensação de náusea, e pós-cirúrgicos, ao amenizar a tensão e acelerar a recuperação.

Saiba quem pode fazer acupuntura

Por ser indolor e benéfica para vários problemas de saúde, a acupuntura é um método que pode ser aplicado em bebês, crianças, adolescentes, idosos e até animais de estimação! Isso mesmo, até os cães e gatos podem se beneficiar da técnica, tratando alergias, infecções, dores, problemas digestivos e muito mais.

As únicas contraindicações da acupuntura são para pessoas que sofrem com alterações na coagulação sanguínea. Muitas vezes, a acupuntura é usada não apenas para tratar doenças e sintomas, mas como forma de prevenção e manutenção do bem-estar.

Estima-se que nos Estados Unidos mais de 14 milhões de pessoas já experimentaram a técnica, conforme publicação na revista Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine (em tradução livre, Medicina Complementar e Alternativa Baseada em Evidências).

Você não precisa sentir dor para fazer acupuntura. Na verdade, quanto mais equilibrado estiver seu corpo, mais benefícios ele terá. O único cuidado que se deve ter é o de garantir que você está nas mãos de um profissional qualificado, sendo assistido com aparelhos esterilizados e em um local apropriado.

Se você nunca experimentou a acupuntura antes, não tenha medo! Como você já sabe, o processo é indolor e pose ser realizado de forma simples e eficaz, trazendo grandes benefícios para o seu bem-estar.

Aqui na Fisiotrauma, temos profissionais especializados na área, capazes de atender você com eficácia e resultado. Se estiver com alguma dúvida, entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas.

Posts relacionados

Deixe uma resposta