Como o sono e a alimentação podem melhorar sua vida

3 minutos para ler

Nas nossas clínicas recebemos diariamente centenas de pacientes com problemas de coluna, lesões causadas por acidentes ou desgastes do corpo pela idade.

Em todos os casos, as pessoas nos procuram em busca de alívio de dores e mais qualidade de vida. O tratamento é fundamental para a conquista desses objetivos, mas a complementariedade dele em casa também é de extrema importância.

Continuar os exercícios mesmo depois do término das sessões, alimentar-se de forma correta e dormir as horas necessárias durante a noite ajuda – e muito – na recuperação das lesões.

Veja a seguir como trabalhar em prol da sua própria saúde.

Alimente-se melhor para ter longevidade

Todo mundo já ouviu falar sobre a importância de uma alimentação balanceada, com diferentes nutrientes e sem exageros. O simples ato de colorir o prato no almoço, por exemplo, com legumes e verduras diversos já ajuda a melhorar níveis de pressão alta e colesterol, além de manter o peso e a boa forma.

Mas, além da forma física e dos níveis sanguíneos, a alimentação saudável ajuda a manter ossos e músculos fortes, evitando dores e problemas futuros. Quem come mal sobrecarrega o sistema digestório e acaba exigindo demais do sistema muscular e articular, causando dores nessas regiões.

Para balancear a alimentação, não exagere na ingestão de gordura nem de bebidas alcoólicas. Invista em legumes e verduras frescas, frutas e carboidratos integrais, ricos em fibras. Prefira carnes magras e, quando for comer carne bovina, peça-a bem passada, prevenindo-se de infecções.

Preserve uma boa noite de sono

As horas necessárias de sono variam de pessoa a pessoa mas, de uma forma geral, são necessárias ao menos 6 horas para acordar descansado no dia seguinte. O sono, além de ininterrupto, deve ser feito em colchão confortável, que dê suporte apropriado ao corpo.

Dormindo bem, o corpo tem mais facilidade de se recuperar de lesões e fica preparado para os esforços do dia seguinte. Um problema comum entre pessoas com lesão muscular, por exemplo, é a fadiga causada por dificuldades de sono. Fazendo estímulos constantes no músculo que está em recuperação, sem dar tempo para que ele descanse, apenas causa ainda mais distensões musculares.

O sono é o momento em que o corpo economiza suas energias, conseguindo regenerar a musculatura por meio dos hormônios do crescimento. Um exemplo é o hormônio GH, sintetizado durante a fase mais profunda do sono – chamada REM.

Se você tem dificuldade para dormir, comece a criar uma rotina de sono, deitando-se no mesmo horário toda noite e se levantando no mesmo momento todas as manhãs. Outra dica é evitar atividades estimulantes, como exercícios ou filmes de ação logo antes de deitar. O uso exagerado do celular, por sua luminosidade, também atrapalha o sono e deve ser evitado.

Sono e alimentação correta ajudam não apenas no tratamento fisioterapêutico como na vida como um todo. Fazer exercícios físicos, fugir do estresse e rodear-se de pessoas queridas também ajudam a deixar o coração em ordem, tanto fisicamente quanto psicologicamente.

E você? O que não pode faltar na sua vida? Conta pra gente nos comentários!

Posts relacionados

Deixe uma resposta