Conheça a importância da fisioterapia do trabalho

4 minutos para ler

Quem tem uma rotina corrida e dedicada à profissão sabe como pode ser difícil manter o bem-estar e o conforto durante todo o expediente. Nesse cenário, a fisioterapia do trabalho mostra-se como uma grande aliada, aliviando desconfortos e proporcionando uma melhor qualidade de vida.

Trata-se de uma série de técnicas que ajuda a evitar problemas de saúde e a manter um dia a dia mais saudável e produtivo. Os métodos aplicados por um profissional envolvem ciências como a ergonomia, a atividade laboral e a biomecânica.

Se você quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura. Listamos neste post alguns dos principais benefícios da fisioterapia do trabalho. Acompanhe!

Fisioterapia do trabalho e qualidade de vida

Os movimentos fisioterápicos e a ergonomia são de extrema importância para manter o corpo em movimento e com boa postura. Para quem passa muito tempo sentado, por exemplo, isso é fundamental.

Por meio das atividades da fisioterapia do trabalho, a pessoa passa a ter mais controle sobre seu organismo. Além de permitir descanso ao corpo, cada exercício é direcionado para o fortalecimento muscular, possibilitando que cada indivíduo faça os movimentos voltados às suas necessidades.

No entanto, para a fisioterapia manter o efeito esperado, é importante que seja associada à algumas práticas ergonômicas, entre elas:

  • ajustar o mobiliário sempre na altura ideal, conforme o seu tipo físico;
  • manter o encosto da cadeira proporcional à sua altura;
  • posicionar monitores e notebooks abaixo do seu eixo visual horizontal;
  • deixar os pés apoiados no chão ou em um suporte adequado.

Vale ressaltar que, antes de iniciar o tratamento fisioterápico, o profissional precisa fazer uma avaliação ergonômica. Esse processo envolve um conjunto de medidas para observar todos os riscos ergonômicos que um posto de trabalho submete os seus funcionários.

A partir dessa avaliação, torna-se mais fácil examinar quais estratégias e modificações devem ser feitas para preservar a qualidade de vida de cada um.

Benefícios da fisioterapia do trabalho na rotina

A seguir, saiba quais são os principais benefícios dessa fisioterapia.

Aumento da produtividade

Quando você passa a fazer os movimentos ensinados por um fisioterapeuta do trabalho (como alongamentos), você obtém relaxamento corporal, liberando substâncias no cérebro que causam sensações de bem-estar e prazer — a endorfina, por exemplo, é uma delas.

Esses efeitos também contribuem para a motivação e concentração no trabalho. Consequentemente, você aumenta sua produtividade e alcança resultados profissionais mais efetivos.

Diminuição de doenças relacionadas ao trabalho

Se você costuma ficar muito tempo em uma mesma posição, é provável que tenha mais chances de desenvolver patologias na região lombar, pescoço ou membros inferiores.

Além disso, o estresse pode afetar o seu emocional, provocando ansiedade, angústia e, em casos mais graves, depressão. Por meio da fisioterapia do trabalho, a tensão (física e psicológica) é reduzida, diminuindo as chances de desenvolvimento desses problemas.

Melhora nas relações profissionais

Quando você sente dor, não há formas de manter o bom humor. Mas, quando você se sente bem, as interações tornam-se mais saudáveis, pois você está mais descansado e sereno, refletindo esses aspectos naqueles que estão a sua volta.

Mais do que simples exercícios, a fisioterapia do trabalho é uma prática para viver mais e melhor. Por isso, valorize os exercícios e aprenda a fazer da sua rotina profissional um momento não só para o desenvolvimento, mas também para o cuidado com o corpo e a mente.

Então, este post foi útil? Se você quer saber mais sobre o assunto, leia o artigo em que falamos sobre os benefícios da fisioterapia e em que situações você deve agendar uma avaliação. O que acha?

Posts relacionados

Deixe uma resposta