5 técnicas de relaxamento corporal incríveis que você precisa conhecer

6 minutos para ler

Após um dia inteiro de trabalho, cheio de preocupações, voltar para casa e encontrar mais problemas… Quem nunca passou por isso, não é mesmo? O estresse é o companheiro de grande parte dos brasileiros.

Para evitar esse quadro, é necessário desacelerar o ritmo e buscar pelo relaxamento tanto do corpo quanto da mente, equilibrando o sistema nervoso e voltando à normalidade. Nesse contexto, as técnicas de relaxamento surgem como grandes aliadas da desaceleração.

Tais práticas melhoram a saúde e a disposição, além de reduzirem o risco de depressão e proporcionarem outros benefícios. A seguir, saiba mais sobre os perigos do estresse e conheça cinco técnicas de relaxamento corporal para começar hoje mesmo!

Dados importantes sobre o estresse

O estudo de 2017 da International Stress Management Association (Isma — Brasil) mostra que o Brasil é o segundo país com pessoas mais estressadas do mundo. Perdemos apenas para os japoneses.

A questão é que o quadro pode levar a uma série de problemas de saúde, como o infarto. Segundo dados do Ministério da Saúde, o estresse é o quarto maior fator de risco do infarto, doença que já fez 17,5 milhões de vítimas em todo o mundo.

Só no Brasil, informações da Sociedade Brasileira de Cardiologia apontam que cerca de 200 mil pessoas morreram no ano passado devido a doenças cardiovasculares. Isso representa uma morte a cada 1,5 segundo.

Práticas de relaxamento mais recomendadas

Separamos cinco técnicas de relaxamento que prometem ajudar na redução do estresse diário. A seguir, veja quais são elas.

1. Exercícios físicos

Pode parecer estranho, mas a atividade física é uma das principais técnicas de relaxamento corporal que existem. Dados da Associação Americana de Ansiedade e Depressão mostram que praticar exercícios auxilia na luta contra o estresse — problema que atinge sete entre cada dez adultos nos Estados Unidos.

Independentemente da modalidade escolhida (caminhada, corrida, natação, boxe, dança etc.), essas atividades nos ajudam a ativar o corpo. Seus efeitos benéficos são ainda mais potencializados quando o exercício é praticado com autoconsciência corporal.

Ou seja: a cada movimento ou respiração, se você está consciente do que é feito, praticando o mindfulness (foco e concentração no momento presente), terá um melhor proveito.

2. Automassagem

Receber uma massagem de luxo em um spa é maravilhoso, mas não se trata de algo que possamos fazer com aquela frequência de que gostaríamos, não é? Então, que tal tentar replicar a técnica em casa mesmo? Com a ajuda de cremes ou óleos cheirosos, é possível ativar e relaxar braços, pernas, pescoço, nuca, mãos ou pés.

Basta fazer movimentos de pressão com as mãos nas diferentes partes do corpo, deslizando os dedos com carinho. A força empregada vai depender do que mais agrada a você: o importante é sentir o corpo descansando.

Faça ao menos cinco repetições de cada movimento e, se possível, pratique a automassagem em um ambiente calmo, sem barulhos, apenas com uma música suave de fundo. Isso ajuda a reduzir o estresse, aliviar dores e amenizar a tensão muscular.

3. Meditação

A técnica de relaxamento corporal e mental que está entre as mais famosas é também bastante temida por quem está começando. Apesar da alta taxa de abandono, a meditação não é tão difícil quanto parece e traz benefícios muito superiores a qualquer desafio.

Para se ter uma ideia do impacto positivo da prática, um estudo de 2011, publicado na revista científica Science Direct, mostrou que nosso cérebro tem a capacidade de alterar algumas de suas funções após 8 semanas de meditação. Isso mesmo! A região ligada à memória e ao aprendizado passa a crescer.

Para tanto, é necessário seguir uma rotina diária, entregando-se ao método. Hoje, é possível aprender a meditar por meio de aulas, livros e aplicativos, como HeadspaceMedite-se e Calm, ou até pelo YouTube (a exemplo do Yoga para VocêMova e Transcender). Opções não faltam!

4. Pilates

Criado em meados de 1920 por Joseph Pilates, essa técnica trabalha todo o corpo, com foco no alongamento e na respiração. Entre os principais benefícios do Pilates, estão:

  • correção da postura;
  • aumento da flexibilidade;
  • estímulo à coordenação motora;
  • alívio do estresse.

Inicialmente, a prática só era possível com o auxílio de equipamentos próprios, criados por Joseph. Hoje, porém, você pode encontrá-la em clínicas de fisioterapia e ambientes especializados com esses aparelhos ou na modalidade solo, com o peso do próprio corpo ou o apoio de instrumentos como elásticos e bolas.

O Pilates auxilia no relaxamento do corpo e da mente não apenas por ser uma atividade física, mas porque o controle da respiração é parte fundamental do exercício. Para ter sucesso na prática, é preciso seguir o conceito da Contrologia, que prega o controle consciente dos movimentos pela concentração, controle, precisão, centro, respiração e fluidez.

5. Acupuntura

Outra técnica de relaxamento corporal é a acupuntura. Ela se caracteriza pela colocação de agulhas em pontos estratégicos do nosso corpo para aliviar dores, diminuir o estresse e amenizar a ansiedade.

Criado há mais de dois séculos pelos chineses, o método é recomendado a todas as idades. A única contraindicação é para quem sofre com alterações na coagulação sanguínea.

A acupuntura pode ser usada tanto no tratamento de sintomas quanto na prevenção de doenças e manutenção da qualidade de vida e do bem-estar. Formas alternativas da técnica são:

  • auriculoterapia (sementes nas orelhas);
  • ventosaterapia (sucção a vácuo);
  • moxabustão (combustão de ervas).

E então? Qual dessas práticas mais o animou? A escolha é totalmente sua e existem outras técnicas de relaxamento corporal para explorar por aí. O mais importante é sempre se entregar física e mentalmente à atividade, praticando o mindfulness.

Outra dica importante é tentar praticar o relaxamento todos os dias, intercalando as técnicas das quais mais gostar. Seu corpo precisa de cuidado e atenção — nunca se esqueça disso.

Praticando de 10 a 20 minutos por dia uma das técnicas de relaxamento corporal, você já vai sentir o alívio do estresse no cotidiano e prevenir uma série de doenças. Busque sempre por mais qualidade de vida!

Gostou das dicas acima? Então, não deixe de assinar nossa newsletter e acompanhar de perto todas as novidades que preparamos especialmente para você sobre saúde e bem-estar. Afinal, quem cuida de si vive mais e muito melhor!

Posts relacionados

Deixe uma resposta