Entenda a importância da fisioterapia no tratamento de fraturas ósseas

4 minutos para ler

É comum encontrarmos pessoas que já fraturaram algum osso do corpo. Nesse sentido, é válido destacar que o tratamento, quando é ineficiente, gera complicações. No entanto, existem algumas técnicas que podem melhorar o quadro e recuperar a mobilidade novamente, permitindo uma recuperação mais rápida e correta.

A fisioterapia é essencial para o tratamento das fraturas ósseas, auxiliando tanto no tratamento dos casos mais graves quanto nos casos de uma pequena imobilização. Claro que em alguns casos é importante passar por procedimentos mais rigorosos, contudo, a fisioterapia é sempre indicada para recuperar o corpo.

Para você entender mais sobre o assunto, vamos mostrar a importância da fisioterapia para sua vida. Confira!

As consequências da falta de fisioterapia

Quando você quebra algum osso, muitas vezes fica várias semanas com o membro imobilizado. Isso ocasiona perda de massa muscular, flexibilidade e força. Além disso, ficar muito tempo com uma parte do corpo paralisada pode gerar dificuldades no movimento, fazendo com que a pessoa não consiga se movimentar como antes.

Esse é o caso de quem quebra a perna, por exemplo, em que a ausência de tratamento adequado pode fazer a pessoa mancar por um bom tempo. Sendo assim, a fisioterapia acaba sendo um auxílio na recuperação, trazendo de volta toda a capacidade do organismo.

A importância da fisioterapia para a recuperação óssea

A fisioterapia traz muitos benefícios para o corpo, especialmente quando há alguma fratura óssea. A seguir, saiba mais sobre algumas de suas principais vantagens.

Fortalecimento muscular e recuperação acelerada

Os exercícios fisioterapêuticos são responsáveis pela reabilitação do paciente, ajudando a fortalecer os músculos. Com isso, você consegue recuperar a parte afetada e retomar seus movimentos mais rapidamente após algum tempo de prática.

Mesmo em casos de fraturas graves, a probabilidade de recuperação total ou parcial aumenta após a fisioterapia. Essa prática é recomendada a qualquer pessoa de qualquer idade, mesmo que tenha algum tipo de doença crônica.

Por meio desse método, a musculatura passa a ser trabalhada, desenvolvendo novamente a massa magra, o que possibilita mais força e equilíbrio.

Relaxamento do corpo

A prática de exercícios e alongamentos durante as sessões de fisioterapia possibilita mais consciência corporal. Dessa forma, você passa a se mexer de maneira mais adequada e, com isso, fica mais fácil evitar possíveis lesões e traumas que possam acontecer devido aos movimentos feitos de forma errada.

Assim, o tratamento minimiza os riscos de complicações, proporcionando mais saúde e bem-estar, melhorando a postura e a concentração na locomoção.

Diminuição de inchaços e dores

Sempre quando alguém quebra algum osso, é normal ocorrer inchaços e sentir dores na região. A fisioterapia possui técnicas e manobras que auxiliam a redução do inchaço e das dores.

Isso acontece porque o membro começa a ser movimentado, o que favorece a circulação e proporciona mais resistência e fortalecimento e, assim, reduzindo inflamações e inchaços.

Mobilização articular e alongamento

A fisioterapia ajuda o paciente a ter mais mobilidade articular, permitindo que a massa óssea seja recuperada adequadamente. Isso porque os exercícios com cargas e resistidos, assim como os alongamentos, restabelecem a funcionalidade do membro, aumentando a amplitude do movimento.

Agora que você já sabe da importância da fisioterapia para a recuperação de um osso fraturado, procure sempre a ajuda de um fisioterapeuta para que você possa ter mais saúde e restabelecer suas funções.

Gostou das nossas dicas? Que tal receber mais sugestões de como cuidar da sua saúde? Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Posts relacionados

Deixe uma resposta