Entenda o que são doenças crônicas e como a fisioterapia auxilia no seu controle

4 minutos para ler

As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são um problema
de saúde em todo o mundo. No Brasil, dados da Pesquisa Nacional de Saúde de 2013, indicam que esse tipo de doença corresponde a 72% das causas de morte no país.

Apesar de serem conhecidas por debilitar o paciente e comprometer sua qualidade de vida, é possível conviver com as DCNTs. Veja a seguir o que são doenças crônicas e como se manter saudável apesar delas.

O que são doenças crônicas

As doenças crônicas são males que persistem por mais de seis meses e, em geral, não tem cura, sendo apenas tratados os sintomas, de forma paliativa. Limitações de movimentos e dores são algumas queixas das pessoas com essas doenças.

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde de 2013, as DCNTs que mais matam os brasileiros são as doenças do aparelho circulatório (31,3%), câncer (16,3%), diabetes (5,2%) e doença respiratória crônica (5,8%). Outros exemplos de doenças crônicas são: hipertensão, asma, osteoporose, doença de Alzheimer, entre outras.

As causas das DCNTs

As doenças crônicas não têm uma única causa. Em geral, têm progressão lenta e são causadas por múltiplos fatores, aliados a maus hábitos de vida, como obesidade, sedentarismo, tabagismo, alcoolismo e estresse.

Fatores genéticos e hereditários também influenciam no surgimento desse tipo de doença, mas podem ser amenizados por meio de um estilo de vida equilibrado, com bons hábitos.

Convivendo com o problema

Apesar de muito sérias, as doenças crônicas não são necessariamente um impeditivo para uma vida plena. Para isso, o paciente precisa seguir o tratamento de forma completa e contínua, além de manter uma alimentação equilibrada e uma rotina frequente de atividades físicas.

Estudos apontam que comer bem e manter o corpo ativo é parte essencial do tratamento. Mesmo que não haja cura, as atividades auxiliam no alívio dos sintomas e no prolongamento da expectativa de vida do paciente, que passa a viver com mais saúde e qualidade de vida.

A fisioterapia como tratamento e prevenção

A fisioterapia entra como grande aliada no tratamento e prevenção desse tipo de doença, ajudando a diminuir os fatores de risco e a reduzir o impacto físico e psicossocial das limitações do paciente. O objetivo é restaurar e aumentar a capacidade funcional.

Para quem tem hipertensão, por exemplo, o acompanhamento com um fisioterapeuta incentiva o autocuidado, o monitoramento frequente da pressão e a realização de atividades físicas orientadas que promovem o controle da pressão arterial, como treino de força associado a exercícios respiratórios e pilates.

Nos casos de diabetes, o fisioterapeuta também pode auxiliar no controle de alterações de sensibilidade, especialmente nas pernas e nos pés, região crítica para essa doença crônica. Exercícios respiratórios, coordenação motora, de reequilíbrio muscular e hidroterapia, também podem entrar no tratamento das DCNTs.

Outras formas de prevenção

Além de manter o corpo ativo, para evitar as doenças crônicas é importante manter uma alimentação equilibrada, não fumar, evitar o consumo exagerado de álcool e buscar atividades relaxantes, como yoga, meditação e acupuntura.

Independentemente do método escolhido, o principal ponto é: busque equilíbrio e uma rotina com hábitos saudáveis, principalmente se for diagnosticado com uma doença crônica não transmissível. O mais importante é cuidar de você mesmo, em todos os sentidos.

E, se gostou da ideia de alinhar a fisioterapia ao seu tratamento, clique aqui e saiba mais sobre como funciona a fisioterapia e quando você deve agendar uma avaliação.

Posts relacionados

2 thoughts on “Entenda o que são doenças crônicas e como a fisioterapia auxilia no seu controle

    1. Olá Maria, tudo bem?

      Atendemos sim pelo plano Saúde Caixa

      Temos 3 unidades em Brasília.

      1) UNIDADE ASA SUL:
      Endereço: SEPS 705/905 Bl B salas 201,203,205
      Horários: Seg a Sex: 7 às 19:30h | Sáb: 8 às 12h

      2) UNIDADE TAGUATINGA:
      Endereço: CNC 02 lote 13 loja 01
      Horários: Seg a Sex: 7 às 19:00h | Sáb: 8 às 12h

      3) UNIDADE ASA NORTE:
      Endereço: SCLN 213 Bl A Subsolos 2 a 8
      Horários: Seg a Sex: 7 às 19:30h | Sáb: 8 às 12h

      Você também pode entrar em contato com a nossa Central de Atendimento:
      Telefone: (61) 3345-6685
      Whatsapp: (61) 9 9971-6059

Deixe uma resposta