Ergonomia no trabalho: saiba como ela afeta sua saúde e postura

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A ergonomia no trabalho envolve a relação entre você e o seu ambiente laboral. Dessa forma, ela oferece o conforto adequado e proporciona os métodos mais eficientes para evitar acidentes e doenças, que podem ocorrer devido a vários fatores durante a realização de suas atividades.

Sendo assim, a ergonomia no trabalho tem como função desenvolver uma integração entre a pessoa e suas tarefas profissionais, permitindo mais qualidade de vida.

Mas para entender como isso pode influenciar a sua saúde, abaixo vamos mostrar os benefícios e as ações que você deve evitar no seu dia a dia. Acompanhe!

Importância da ergonomia no trabalho

Trata-se de uma ferramenta eficiente e segura, com a qual você aprende a desempenhar suas funções, visando sempre o próprio bem-estar e, consequentemente, o aumento da produtividade.

Além disso, a ergonomia tem como objetivo oferecer comodidade ao trabalhador e uma economia energética já que orienta quando ao adequado movimento e postura ao longo do dia de trabalho, ajudando a reduzir o estresse e o cansaço. Ainda ajuda a reduzir o estresse e o cansaço, permitindo um desempenho maior e, com isso, maximizando os resultados.

Além de orientar quanto ao ambiente, ao gesto de trabalho e a postura a ergonomia direciona as atividades corretivas da empresa, como por exemplo, palestras de orientação, direcionamento dos casos mais graves para os serviços de saúde, adequação de mobiliário, treinamentos, entre outros.

Benefícios da ergonomia

A ergonomia promove benefícios para o trabalhador e para a empresa. Dentre eles:

  • Aumenta a disposição para o trabalho, consequentemente melhora o desempenho pessoal e corporativo;
  • Previne lesões relacionadas ao trabalho;
  • Previne dores e patologias decorrentes de uma postura inadequada relacionada ao trabalho;
  • Melhora  o clima organizacional, pois toda a equipe é incentivada e valorizada dentro de suas necessidades individuais, fazendo com que o ambiente se torne mais amigável.
  • Redução do absenteísmo;
  • Adequa a empresa à lesgislação;
  • Redução dos custos da empresa.

Fique atento

Há também algumas atitudes que devem ser evitadas para não atrapalhar o uso dessa ferramenta e trazer problemas à sua saúde, tais como:

Má postura

A manutenção de uma postura estática por longos períodos pode trazer muitos prejuízos para a nossa saúde. A ergonomia deve desenvolver e aplicar técnicas de adaptação de elementos do ambiente de trabalho ao ser humano. Por exemplo, se trabalhamos muitas horas sentados, a ergonomia deve preparar o ambiente para que a cadeira, a mesa e o computador fiquem em uma posição adequada, mas também deve orientar quanto à postura do trabalhador ao longo dessas horas.

Procure manter uma boa postura sentada ou em pé e lembre-se de fazer pausas ao longo do dia evitando assim a sobrecarga postural. O relaxamento corporal pode ajudar a evitar a fadiga.

Posição dos equipamentos e mobília adequada

A posição dos equipamentos afeta diretamente a postura, portanto observe os seguintes pontos:

  • O monitor do computador deve estar centralizado com o seu olhar;
  • Seus pés devem estar apoiados no chão ou em um apoio específico;
  • A cadeira deve ter um apoio para a coluna;
  • Os objetos de uso constante como por exemplo, telefone, mouse, teclado devem estar próximos do seu corpo;
  • Se você trabalha em pé, o ideal é que tenha um banco especial para que você possa encostar;
  • Se você trabalha com o celular evite aproximar o aparelho do rosto ou inclinar a cabeça para ler.

Iluminação inadequada

A iluminação do ambiente deve ser adequada à natureza da atividade e deve evitar a sobrecarga dos olhos e consequentemente do pescoço.

Temperatura e organização

O controle de ruídos e de temperatura (entre 20 e 23 graus) é importante para evitar distrações e o aumento da tensão muscular durante o trabalho. A organização do trabalho favorece um bom clima organizacional e a saúde do trabalhador.

A aplicação da ergonomia no trabalho permite um ambiente de trabalho saudável, promovendo bem-estar do indivíduo e uma interação positiva com o seu trabalho e todos que fazem parte da empresa, aumentando a qualidade de vida e a satisfação.

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