Fisioterapia preventiva: uma prática que vai melhorar a sua saúde

4 minutos para ler

Você sabia que os exercícios fisioterapêutico não são voltados apenas para quem sofreu algum trauma ou possui alguma patologia? Eles também podem ser usados como forma de prevenção.

Sendo assim, a fisioterapia preventiva é muito recomendada para aqueles que buscam mais qualidade de vida, fortalecendo o corpo e evitando o surgimento de diversas doenças, promovendo mais saúde e qualidade de vida.

A fisioterapia possui diversos recursos e métodos que favorecem a performance individual e previne o surgimento de patologias e dores.

Para você entender mais sobre como a fisioterapia preventiva pode melhorar sua vida, vamos apresentar alguns detalhes importantes sobre o assunto. Confira!

Definição de fisioterapia preventiva

Fisioterapia preventiva é uma abordagem que tem como objetivo ajudar a prevenir o surgimento de doenças e problemas com o corpo. Muito usada por atletas e idosos, ela também pode ser facilmente adaptada para qualquer idade, já que a função principal é proporcionar uma vida com mais qualidade e saúde.

Ela pode ser uma ferramenta poderosa ao complementar as atividades físicas. Além disso, também é muito recomendada em ambiente de trabalho, pois minimiza os riscos de acidentes.

A característica mais importante da fisioterapia preventiva é a sua fácil adaptação à realidade da pessoa, respeitando as suas limitações, necessidades e riscos. O tratamento identifica as fraquezas que o indivíduo possui, trabalhando em cima de cada uma delas.

Áreas de atuação da fisioterapia preventiva

Como falamos acima a fisioterapia preventiva tira proveito de diversas técnicas para estimular o alongamento, fortalecer e relaxar a musculatura e exercícios respiratórios. Vejamos algumas formas  de atuação:

  • Muitas empresas promovem a ginástica laboral, oferecendo programas que visam melhorar a qualidade do trabalho, bem como a saúde de todos os funcionários. São adotados exercícios direcionados para a pessoa, promovendo maior desempenho e fortalecimento e relaxando a musculatura. Essas ações devem ser direcionadas para o perfil e necessidade de cada trabalhador, auxiliando na recuperação psicológica, reduzindo o estresse e a fadiga.

 

  • Os atletas podem se beneficiar com a melhora do gesto esportivo, além de prevenir o surgimento de lesões decorrentes dos treinos e da prática esportiva, essas medidas buscam o aprimorando do desempenho no esporte e rendimentos nas competições e treinos.

 

  • Para a terceira idade há uma preocupação com a funcionalidade do organismo. A fisioterapia preventiva atua para evitar que doenças comuns do envelhecimento se instalem e para preservar a função motora do indivíduo, reduzindo quedas e acidentes. As atividades também serão individualizadas de acordo com as necessidades de cada paciente, porém devem trazer conforto enquanto trabalha todas as funções corporais.

Benefícios da fisioterapia preventiva

A fisioterapia preventiva não evita apenas possíveis lesões e doenças musculares. Ela também melhora o funcionamento dos órgãos, sendo muito eficiente no auxílio ao combate de diversas patologias, como:

  • diabetes;
  • hipertensão arterial;
  • osteoporose;
  • bursite;
  • tendinite;
  • hérnia de disco e demais problemas na coluna;
  • artrose;
  • depressão e ansiedade;
  • fadiga muscular;
  • doenças cardiovasculares e respiratórias;
  • reumatismos.

Apesar de prevenir o surgimento de anomalias, a fisioterapia preventiva também pode ser um alicerce para quem sofre com algumas enfermidades, especialmente cardíacas e respiratórias.

Isso acontece porque o tratamento melhora o sistema circulatório e as funções pulmonares, fazendo com que a pessoa consiga se encaixar nas funções do dia a dia, além de reduzir as necessidades hospitalares em casos de exacerbação do problema.

Mas vale ressaltar que, em qualquer caso, é importante ter acompanhamento de um médico para que que ele possa avaliar a sua condição e indicar o tratamento mais adequado.

A fisioterapia preventiva é uma forma de combater e evitar situações desagradáveis que tendem a desmotivar e causar prejuízos à sua saúde. Por isso, sempre que for possível procure um fisioterapeuta e faça uma consulta.

Gostou de conhecer mais sobre esse tratamento? Que tal receber outras dicas de saúde? Assine nossa newsletter e receber os melhores conteúdos da atualidade.

Posts relacionados

Deixe uma resposta