Atividades físicas nas férias: veja a importância de manter o foco

4 minutos para ler

Praticar atividades físicas nas férias não é o hábito de muitas pessoas. Durante esse período, a maioria delas aproveita o tempo livre para descansar, relaxar e curtir a mudança na rotina junto com a família e amigos. Mas, mesmo sendo uma época de descanso e lazer, isso não significa que você deve deixar os cuidados com a saúde de lado.

Se você não pode manter o treino tradicional, como musculação, pilates ou fisioterapia, saiba que é perfeitamente possível continuar com os exercícios em dia. Mesmo que com uma frequência mais baixa, o importante é não ficar parado e manter o foco!

Neste post, você entenderá porque é importante ter disciplina e manter as atividades físicas nas férias. Além disso, conhecerá algumas dicas de exercícios que poderão ser feitos em qualquer lugar. Confira!

Entenda a importância da prática de atividades físicas nas férias

Veja, a seguir, algumas vantagens de continuar praticando exercícios mesmo nas semanas em que você está de folga.

Mantém os ganhos

Quando ficamos muito tempo sem praticar atividades, o corpo tende a se acostumar com essa rotina. Ao longo das semanas, ele perde os ganhos conquistados. Manter-se ativo vai garantir que seus músculos fiquem tonificados e que não reduza a disposição e o fôlego, mesmo se diminuir o ritmo/intensidade das atividades.

Facilita o retorno às atividades após as férias

Quem nunca ficou parado por algumas semanas e quando retornou para a academia sentiu falta de fôlego ou notou que os músculos estavam menos definidos? Quem faz pilates ou fisioterapia também pode sentir mais dores ou ter a sensação que o corpo está mais “travado” que antes.

Por essas razões, manter o corpo em movimento é fundamental. Assim, quando voltar à rotina diária, não sentirá tantas mudanças no corpo e conseguirá dar continuidade aos exercícios normalmente.

Permite a adaptação aos novos horários e para testar outros exercícios

O bom das férias é que seus horários podem ser um pouco mais flexíveis. Se você viajou ou os treinos e as aulas estão funcionando em horário reduzido, uma boa ideia é experimentar novas atividades ou frequentar novas turmas. Já pensou nisso?

Conheça atividades que podem ser praticadas em qualquer lugar

Afinal, o que fazer quando estamos longe da academia, sala de pilates ou clínica de fisioterapia? A seguir, conheça algumas dicas para continuar em movimento e não perder o foco!

Faça caminhadas sempre que possível

Fazer caminhadas é uma ótima opção de atividade física. Além de ser de baixo impacto, você ainda pode apreciar as paisagens ao redor e conhecer novos ambientes.

Aprenda novos esportes

Férias combinam com alguma mudança na rotina, não acha? O que acha de praticar algum esporte? Se você viajou para a praia, aproveite a oportunidade para nadar ou praticar mergulho? Se o seu passeio foi para alguma cidade do interior, invista em escaladas, pratique meditação, arvorismo ou até mesmo trekking.

Vale a pena testar novas experiências. Dessa forma, você pode descobrir um novo esporte preferido e também fazer amizades.

Alugue bicicletas

Esse hábito, por mais simples que seja, evita que você fique sedentário e permaneça em movimento, além de afastá-lo do trânsito. Deixe o carro em casa e aproveite para pedalar em alguns momentos durante o dia.

Manter a prática de atividades físicas nas férias é uma maneira de aliar descanso, lazer e saúde. Além disso, ainda garante que você vai manter a boa forma quando voltar para sua rotina de trabalho ou estudos. É uma boa ideia, não acha?

Falando em boa ideia, praticar exercícios com outras pessoas é ainda mais divertido e motivador. Saiba quais são os benefícios proporcionados pelas atividades em grupo!

Posts relacionados

Deixe uma resposta