Hidroterapia: esclareça agora suas principais dúvidas

7 minutos para ler

A fisioterapia é a melhor alternativa para quem sofre de dores e traumas. Ela permite que a pessoa volte a ter mais qualidade de vida, livrando-se do desconforto. No entanto, existem algumas técnicas que estão ganhando notoriedade e sendo muito utilizadas por fisioterapeutas. Uma delas é a hidroterapia, ou fisioterapia aquática.

Trata-se de uma atividade recomendada para tratar e reabilitar diversos acometimentos. Isso porque ela é eficiente e clinicamente comprovada, proporcionando muitos benefícios ortopédicos, neurológicos e respiratórios.

Neste post, vamos explicar como a hidroterapia funciona e quais são seus efeitos no corpo. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Entenda como funciona o tratamento por meio da hidroterapia

A água vem sendo utilizada há anos como meio de tratamento alternativo e, assim, surgiu a hidroterapia.

Diferentemente da hidroginástica, esse tratamento usa efeitos terapêuticos da água, permitindo que pacientes consigam obter condições favoráveis para a realização dos movimentos, mesmo em casos mais difíceis, em que doenças e lesões mais graves acometem o paciente.

Dessa forma, o método é realizado dentro de uma piscina, com o auxílio de pesos e aparelhos específicos que contribuem para a prática. Assim, você ficará em imersão na água aquecida, realizando exercícios direcionados que visam trabalhar fortalecimento muscular, ganho de amplitude de movimento e equilíbrio, que vão proporcionar melhora da performance das atividades diárias, analgesia e relaxamento.

Isso reduz as forças gravitacionais que podem causar pressão e estresse em seu corpo quando comparadas a atividades que são praticadas no solo.

O que varia na hidroterapia é o tipo de pressão e a temperatura da água. Alguns métodos podem ser realizados até mesmo em chuveiros de “água de chuva”, pois esses aparelhos proporcionam uma massagem leve no corpo, aliviando a tensão nos ombros e costas. Além disso, dependendo do caso, você pode ser submetido às temperaturas mais quentes ou às mais frias, como o gelo.

A água quente pode ser utilizada para dilatar vasos sanguíneos, permitindo uma melhora na circulação. Já a água fria, causa um efeito contrário, fazendo com que os vasos se contraiam e a circulação dentro dos órgãos flua com mais facilidade.

Quanto à pressão de jatos d’água, proporciona um efeito hidrocinético, fazendo com que seu corpo relaxe, ajudando na circulação de retorno venoso.

Saiba quais são os benefícios da hidroterapia

A hidroterapia oferece muitos benefícios ao corpo, ajudando a curar traumas e outros problemas mais severos. Entre as vantagens estão:

Alívios de dores musculares e nas articulações

A água pode ser utilizada de diversas maneiras, conforme a intensidade da dor. A temperatura e o empuxo (sensação de leveza no corpo), que causa a redução da gravidade sobre o corpo, diminuem a pressão nos músculos e nas articulações, provocando alívio da dor.

Alguns exercícios melhoram a respiração diafragmática, fazendo com que a musculatura fique mais relaxada. Ainda promovem abrandamento nas tensões que estão sobre as articulações, ocasionando a diminuição da dor.

Outras atividades já são voltadas para estabilizar e fortalecer todas as regiões, para que a mobilidade seja restaurada e o corpo fortalecido.

Reduz o desequilíbrio

A imersão na água durante as sessões de hidroterapia proporciona um suporte extra ao seu corpo, que associado a exercícios de treino de equilíbrio e propriocepção possibilita uma melhora na estabilidade dinâmica, fazendo com que seus movimentos se tornem mais independentes e seguros, diminuindo os riscos de quedas, entorses e outros.

O que ocorre é que, com o empuxo associado a estratégias de recuperação do equilíbrio aplicadas pelo fisioterapeuta, você passa a controlar melhor as atividades do seu organismo dentro da piscina, fazendo com que seu corpo se beneficie quando estiver fora da água.

Alivia distúrbios do sono

Como você passa a ficar mais relaxado, aliviando a tensão, o seu corpo passa a se descontrair, permitindo uma melhora na qualidade do sono.

Por isso, o tratamento é aconselhável não apenas para quem sente dores, mas também para aqueles que sofrem com o estresse, promovendo relaxamento para os músculos dos ombros e costas que normalmente ficam tensionados durante o dia a dia.

Além disso, pessoas com problemas de saúde, como os fibromiálgicos, passam a dormir melhor, já que a dor diminui.

De acordo com um estudo publicado pela revista Clinical Biomechanics, a hidroterapia melhorou não apenas os sintomas da doença, mas também a noite de todos os pacientes que se submeteram a esse tratamento.

Reduz estresse e ansiedade

Se você sofre com o estresse do cotidiano ou é uma pessoa muita ansiosa, a fisioterapia aquática é uma forma de ajudá-lo a controlar esses problemas.

Em muitos casos, a ansiedade pode atrapalhar a vida da pessoa, prejudicando a saúde e o psicológico. Isso pode levar até à depressão. Já o estresse causa variados sintomas, facilitando o surgimento de diversas doenças graves.

Por isso, quando você perceber que a “carga está pesada” ou que você está ficando muito ansioso, fazer hidroterapia é uma excelente opção. Assim será possível ter mais bem-estar e tranquilidade.

Melhora o sistema cardiorrespiratório

As atividades feitas pela hidroterapia ajudam a manter uma respiração mais adequada, aprimorando o funcionamento do sistema cardíaco e, consequentemente, pulmonar.

O processo faz com que a circulação em si ocorra de forma mais efetiva, o que facilita a troca gasosa a nível dos brônquios fazendo com que a respiração flua mais adequadamente.

O método é indicado para pessoas que sofrem com problemas respiratórios, como asma, bronquite e edema pulmonar leve. Ainda é possível que pessoas operadas em cirurgias cardíacas sejam submetidas ao tratamento, desde que acompanhadas por profissional qualificado.

Fortalece os músculos

Que a hidroterapia é boa para melhorar a saúde muitas pessoas sabem. Mas você sabia que ela também pode auxiliar no fortalecimento muscular?

Isso porque ela faz com que os músculos trabalhem, aumentando a resistência física e a capacidade aeróbica, mas sem sobrecarregar as articulações, já que não há grandes impactos.

Ao trabalhar os membros superiores e inferiores, é possível fazer essas regiões se desenvolverem sem exageros. Além disso, o abdômen também acaba recebendo a carga certa para se tornar mais resistente.

Controla a pressão arterial

A hidroterapia é um ótimo recurso para tratamento não medicamentoso da hipertensão arterial. Em razão do esforço feito dentro da água, da temperatura da mesma e da pressão hidrostática exercida no corpo quando se está submerso, ocorre um aumento do retorno venoso e da produção de calor pelo corpo, o que favorece a vasodilatação, fazendo com que a pressão arterial diminua.

Dessa forma, o organismo passa a controlar o fluxo do sangue, que é impulsionado contra as paredes arteriais, fazendo com que ocorra a baixa da pressão e melhorando, assim, os sintomas de hipertensão.

A hidroterapia pode ser a alternativa que você procura para melhorar sua saúde e sua qualidade de vida, proporcionando mais satisfação e alívio das dores. Mas para que tenha os efeitos desejados, é primordial contar com o auxílio de profissionais experientes.

Quer conhecer mais sobre essa técnica e os benefícios de tratar com uma empresa séria? Então, entre em contato conosco e tire suas dúvidas!

Posts relacionados

Deixe uma resposta