Mindfulness: uma alternativa para uma vida mais leve, produtiva e focada no momento presente

6 minutos para ler

Você já ouviu falar sobre mindfulness? Apesar de diferente, o termo se refere à uma técnica que já vem sendo usada há mais de dois mil anos na psicologia budista. Além disso, tem recebido cada vez mais atenção de cientistas e psicólogos em todo o mundo.

O mindfulness é um tipo de meditação que faz com que sua atenção se volte para aquilo que está acontecendo no momento, como prestar atenção em um livro ou em uma conversa. Também chamada de atenção plena, essa metodologia tem trazido mudanças significativas aos praticantes.

Se você ainda não sabe muito bem sobre o que estamos falando, não se preocupe: preparamos este post para explicar essa prática e quais benefícios ela pode trazer. Confira!

Entenda o que é mindfulness

Mindfulness, ou atenção plena, é uma prática de concentração naquilo que está acontecendo no momento presente. Basicamente, é quando o praticamente fica atento aos movimentos, situações, respiração e tudo que esteja envolvido consigo mesmo.

Essa técnica traz uma percepção total sobre o que o seu corpo está fazendo, desativando o “piloto automático”. Para conseguir o resultado esperado, é preciso aprender o estilo de meditação e trabalhar a disciplina de se manter no presente.

A atenção plena tem se tornado uma prática muito comum entre aqueles que buscam foco e resultados positivos, já que é possível ter um aumento da capacidade de controlar a mente e, ao mesmo tempo, se tornar mais criativo e dinâmico.

Descubra a origem da técnica

Essa meditação se tornou popular nos anos 70, quando o cientista biomédico Jon Kabat-Zinn passou a utilizá-la em sua clínica de redução do estresse. No entanto, Jon conheceu a técnica depois de participar de uma palestra ministrada por um missionário zen budista, onde tomou conhecimento da atenção plena e iniciou sua jornada no estudo da área.

Apesar de ter raízes com o budismo, o mindfulness independe de crenças e religiões, pois a prática se tornou ferramenta essencial ao combate do estresse e da ansiedade. Além disso, tem promovido elevadas doses de bem-estar e satisfação aos que se adaptam à meditação.

Depois que Kabat-Zinn aprendeu o método, ele fundou sua clínica na Escola de Medicina da Universidade de Massachusetts, passando a adaptar os ensinamentos. Acabou por desenvolver sua própria metodologia de intervenção terapêutica, chamada de Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR).

A partir daí, a atenção plena começou a ser praticada e apreciada por outros estudiosos e praticantes da meditação — e não à toa, já que sua prática traz inúmeras vantagens para seus adeptos.

Conheça os benefícios da prática de mindfulness

A atenção plena pode mudar a vida de uma pessoa, oferecendo diversos benefícios ao corpo e a saúde da mente.

Redução do estresse e da ansiedade

O mindfulness pode ser aplicado em qualquer lugar e quando você quiser. Por esse motivo, ele é um forte aliado ao combate do estresse e da ansiedade — afinal, a meditação ajuda a relaxar o corpo e a aliviar a sobrecarga do dia a dia.

Você deve apenas manter a concentração no presente, prestando máxima atenção naquilo que você está fazendo, incluindo até a sua própria respiração. Fazendo isso constantemente, você passará a enxergar as situações com mais clareza, tendo a oportunidade de mudar sua forma de pensar e levar uma vida mais leve e tranquila.

Diminuição da dispersão

Com mais foco e atenção, sua mente tem menos possibilidade de vaguear, já que sua capacidade de dedicação nas tarefas será maior e mais eficiente. Com isso, pequenas distrações que poderiam ser frequentes são reduzidas, possibilitando que você conclua suas atividades com mais precisão e agilidade.

Controle do estado emocional

Um estado de mindfulness permite que sua consciência se relacione, constantemente, com tudo que ocorre no seu interior — mesmo que ela esteja conectada ao mundo externo. Essa forma de se manter consciente auxilia no controle das reações emocionais.

É possível ter ciência das situações e reagir com mais controle ao que surgir na mente ou ao seu redor, sem perder a habilidade de corresponder à realidade e manter o pleno controle das suas emoções.

Desenvolvimento da memória

Quando passa a se concentrar e a controlar mais a sua mente, você automaticamente faz com que ela trabalhe a seu favor, desenvolvendo melhor sua memória. Como ela capta todos os estímulos externos, que vão de sons e imagens a percepções olfativas e táteis, fica mais fácil começar a adquirir um funcionamento do cérebro mais adequado e eficiente.

Apreciação do momento

A correria do dia a dia acaba fazendo com que as pessoas não apreciem o presente, deixando bons momentos escaparem. No entanto, quando você começar a praticar a meditação mindfulness, perceberá que mesmo as atividades rotineiras não são como imagina.

A técnica vai mudar sua maneira de ver e aceitar as coisas. Com isso, será mais fácil perceber que cada minuto é uma oportunidade de fazer algo diferente e mais proveitoso. Assim, você vai conquistar mais independência para aceitar as coisas que não são possíveis de mudar e transformar todas as outras em uma nova chance de recomeçar.

Aprenda a praticar o mindfulness

O estado de atenção plena é alcançado por meio da meditação e de exercícios específicos. Por isso, é importante escolher bem quais as formas de começar o mindfulness, pois é necessário que seu corpo e sua cabeça fiquem relaxados, minimizando os barulhos que estão a sua volta.

Você pode começar com um simples livro de colorir, pois ele incentiva a criatividade e traz desenhos intricados e minuciosos o bastante para prender sua atenção e estimular seu foco.

Também é possível sentar em um lugar confortável e quieto, observando seu corpo e as sensações que surgem com a respiração e com o contato do vento. Ao perceber que sua mente se dispersou, volte a sua atenção novamente para o ato de respirar. Faça isso por alguns minutos e, à medida que for tendo experiência, aumente o tempo de meditação.

É importante manter a calma e entender que o começo será mais difícil. Com o tempo, os exercícios se tornam mais simples e até mesmo prazerosos.

O mindfulness é uma prática que pode ser feita a todo momento, em todas as atividades do seu dia, e veio para modificar sua vida e mente, permitindo que você se sinta melhor consigo mesmo e com o mundo que está ao seu redor. Por isso, experimente essa técnica e tenha todas as vantagens que citamos acima

Quer conhecer outra prática que promove saúde e bem-estar? Então, venha ler sobre como funciona a acupuntura e descubra todos os benefícios que ela pode proporcionar a você!

Posts relacionados

Deixe uma resposta