Novembro Azul e a importância da prevenção do câncer de próstata

4 minutos para ler

Todos já ouvimos falar sobre o Outubro Rosa, certo? Mas e o que é Novembro Azul, você sabe? De modo geral, esse termo nasceu com um intuito bem semelhante: conscientizar a população, principalmente os homens, a respeito da importância da prevenção do câncer de próstata.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), essa doença figura como a mais comum entre os homens e é responsável pela morte de 28,6% da população masculina. Em nosso país, um homem morre a cada 38 minutos por causa desse tipo de câncer.

Essa situação é preocupante e, por conta dela, é preciso entender a importância da campanha para quebrar tabus que ainda cercam o assunto. Se quer ficar por dentro do tema, continue a leitura!

O surgimento da campanha

O Novembro Azul é conhecido no exterior pelo movimento Movember, que significa a união de moustache (bigode, em inglês) e november (novembro, no mesmo idioma).

Tudo começou na Austrália, em 1999. Na época, um grupo de amigos teve a ideia de deixar o bigode crescer durante esse mês, simbolizando o apoio à conscientização da saúde masculina e arrecadando doações para instituições de caridade.

A campanha foi um sucesso e, em poucos anos, todo o país estava participando. Hoje em dia, o nome foi alterado para “no shave november” (novembro sem se barbear). Assim, os homens cultivam o bigode e a barba por todo o mês, e a as mulheres se vestem de azul sempre que possível.

No Brasil, a campanha teve início em 2008, pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Urologia. Entre as principais ações promovidas, destacam-se a oferta de exames de próstatas gratuitos (ou com desconto) e a distribuição de cartilhas informativas.

A importância do Novembro Azul

A principal intenção do Novembro Azul é conscientizar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças comuns na população masculina.

Além disso, outro objetivo é quebrar o preconceito que vários homens têm em relação ao exame de toque, pois esse teste ainda é alvo de piadas. Desta maneira, a campanha visa, sobretudo, eliminar esse preconceito e mostrar que o exame é fundamental para a qualidade de vida. Compartilhar informações e discutir o assunto figuram como práticas essenciais para a prevenção do problema.

O papel das mulheres

Muitas mulheres gostariam de ajudar seus companheiros e/ou filhos, mas não sabem como. Além de usar roupas azuis e apoiar o movimento, o diálogo faz toda a diferença. Outro modo de auxiliar é pesquisar sobre o câncer de próstata e se informar a respeito da doença, afinal vários homens não têm a devida preocupação com a saúde.

Por fim, mas não menos importante, é válido destacar que em casos nos quais é necessária a retirada da próstata, alguns pacientes apresentam sequelas, como a incontinência urinária. A fisioterapia pode ser utilizada para corrigir esse problema com eficiência.

A única maneira de reduzir o número de mortes relacionadas a doenças é por meio da prevenção e do diagnóstico precoce. Converse com seus amigos e familiares e ajude-os a entender o que é Novembro Azul e a importância da campanha. Vale a pena, você não acha?

Se você quer saber mais sobre o assunto e receber outras dicas sobre saúde e bem-estar, não deixe de assinar nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta