Pilates na terceira idade: veja 8 benefícios para iniciar agora

6 minutos para ler

O envelhecimento é um processo natural do corpo, que gera alterações em todo o organismo. Durante essa fase, quem já está com uma idade mais avançada fica com a saúde um pouco mais sensível e, por isso, precisa estar atento para ter mais bem-estar e qualidade de vida.

Nesse cenário, manter o corpo em movimento, mesmo com limitações, pode fazer toda a diferença. O pilates na terceira idade, por exemplo, adapta-se a essa necessidade perfeitamente.

O Pilates é uma prática que trabalha com os princípios de concentração, respiração, precisão, controle, centralização e fluidez. Tudo isso traz muitos benefícios especialmente para os idosos. Acompanhe o post para saber mais sobre os principais deles.

1. Redução e prevenção de dores no corpo

Os exercícios realizados no pilates movimentam todas as articulações e grupos musculares do corpo. Por esse motivo, eles têm o potencial de diminuir incômodos, pois:

  • ajudam na estabilização da coluna;

  • aumentam a lubrificação das articulações, devido à movimentação que é proporcionada;

  • fortalecem a musculatura abdominal e das costas, reduzindo as dores musculares locais.

Associando exercícios de fortalecimento e alongamento, o pilates ainda alivia tensões e minimiza os efeitos de desgastes ósseos. É claro que pessoas de todas as idades podem enfrentar esses problemas mas, na terceira idade, a atenção deve ser redobrada, certo?

2. Estímulo à produção de massa óssea

Apesar de não ser o objetivo principal do método, os exercícios de pilates estimulam a carga mecânica, favorecendo o aumento da massa óssea.

Quando o osso é submetido a determinadas tensões, o tecido ósseo adapta-se naturalmente. Isso também o torna mais forte, afinal, o processo aumenta a deposição de sais minerais e a produção de fibras colágenas.

A perda de massa óssea é uma das principais alterações corporais que acontecem com o envelhecimento, podendo levar ao surgimento de osteoporose ou osteopenia. Essas enfermidades tornam os ossos mais frágeis, aumentando o risco de fraturas.

3. Correção da postura

O pilates ajuda na correção da postura de diversas maneiras. Afinal, a combinação de exercícios, alongamento, flexibilidade e fortalecimento ajudam a “colocar a coluna no lugar”.

Os problemas posturais são comuns em todas as faixas etárias. Na terceira idade, esses desvios podem ser mais acentuados. Como você já sabe, uma postura errada, se não corrigida, pode levar a vários incômodos, comprometendo a saúde e o bem-estar.

4. Estímulo à consciência corporal

A consciência corporal é a capacidade de percebermos o nosso corpo, de forma completa e profunda. Envolve a percepção dos nossos movimentos, limites e relação com o ambiente. Ela é importante pois permite identificar áreas de tensão, evitar o surgimento de lesões relacionadas a esforços exagerados e a ter mais cuidado com o nosso corpo.

Os exercícios do pilates ajudam a desenvolver a consciência corporal, pois são realizados de forma lenta, com foco na respiração e no grupo muscular que está sendo trabalhado.

5. Aumento da força e flexibilidade

Fortalecer a musculatura é essencial para que pessoas idosas possam ter mais independência. Nesse cenário, o pilates ajuda no ganho de força e massa muscular — dois aspectos muito importantes para a realização de diversas atividades. 

Os movimentos trabalhados nas aulas de pilates também favorecem a flexibilidade, que é outro desafio para quem está na terceira idade. Isso ocorre porque os músculos e tecidos ficam mais rígidos com o passar do tempo, o que os torna mais propensos a sofrerem lesões.

Com o passar do tempo e com a perda de massa muscular, os idosos menos ativos podem adquirir algumas limitações, como alcançar objetos em lugares mais altos, cozinhar, cuidar do jardim, entre outras tarefas do dia a dia. Com os exercícios certos, os desafios podem ser contornados!

6. Prevenção da depressão

O pilates ajuda na redução e na prevenção da depressão de duas maneiras. A primeira delas é que as aulas em grupo são um momento de convívio social, em que a pessoa tem um momento para se comunicar e se expressar. 

Se você nunca participou de uma aula de pilates, saiba que esse momento também pode ser muito divertido e descontraído! Inclusive, há grupos voltados especialmente para pacientes na terceira idade.

A outra maneira é que toda atividade física favorece a saúde mental, pois leva à liberação de endorfinas. Essas substâncias promovem sensações de bem-estar, felicidade e bom humor.

7. Aumento do equilíbrio

A perda de equilíbrio também é algo que pode estar presente na rotina de quem tem mais de 60 anos. Como é um problema que pode resultar em quedas e fraturas, buscar meios para amenizar esse quadro é essencial, não acha?

Mais uma vez, o pilates ajuda nesse quesito, pois proporciona o fortalecimento dos músculos que mais contribuem para o equilíbrio: extensores da coluna, eretores profundos da coluna, abdominais, flexores de quadril e músculos do assoalho pélvico, além de melhorar a base de sustentação do corpo pelo trabalho da musculatura dos pés.

8. Melhoria da qualidade do sono

A baixa qualidade de sono pode estar presente na terceira idade, principalmente relacionada ao uso de medicamentos. Um sono ruim pode contribuir para diversos problemas de saúde, além de causar estresse e prejudicar a realização das atividades durante o dia.

O pilates ajuda na melhoria da qualidade do sono de quem o pratica, principalmente pelo trabalho da respiração. Além disso, traz mais tranquilidade e reduz a ansiedade, contribuindo para melhores noites de sono.

Como você viu, o pilates na terceira idade tem o potencial de trazer uma série de benefícios para o idoso, principalmente para sua qualidade de vida.

É importante destacar que as pessoas com mais de 60 anos devem realizar as atividades em uma clínica especializada, com atividades supervisionadas por fisioterapeutas, que vão respeitar as necessidades e limitações de cada aluno.

Agora que você sabe como o pilates é benéfico para os idosos, que tal entrar em contato conosco e agendar uma aula experimental? Temos muito prazer em ajudar e acompanhar de perto o desenvolvimento dos nossos pacientes.

Posts relacionados

Deixe uma resposta