A importância dos exercícios físicos para idosos

6 minutos para ler

A busca pela longevidade é uma preocupação cada vez mais comum entre as pessoas. Dieta balanceada, consumo de alimentos saudáveis e cuidados com a mente são hábitos que já fazem parte da rotina daqueles que alcançaram a “terceira idade”.

O estigma do idoso que só fica em casa está acabando e eles buscam cada vez mais os exercícios físicos para melhorar a qualidade de vida e reduzir os possíveis danos causados pelo tempo, como perda óssea e muscular, perda do equilíbrio, cansaço e outros problemas de saúde.

A prática regular de atividade física é diretamente responsável pelo bom funcionamento do organismo e inúmeras pesquisas comprovam os diversos benefícios dos exercícios físicos para o corpo e a mente.

A hidroginástica está entre as principais atividades praticadas pelos idosos, devido ao menor risco de lesões, mas precisamos lembrar que não são as únicas que uma pessoa em idade avançada pode praticar.

Ficou interessado no assunto e quer saber mais? Continue a leitura!

Os benefícios de praticar exercícios físicos

Aumento da autoestima e da motivação

Um dos primeiros benefícios da prática de exercícios físicos para idosos é o aumento da autoestima. Muitos idosos, por conta da rotina, não encontram propósitos em seu dia a dia, o que pode gerar diversas doenças, como a depressão.

A prática constante de exercícios físicos é fundamental para eliminar esse tipo de sensação e erradicar os problemas ocasionados. Certamente, você sentirá uma vontade maior de aproveitar a vida, além de se ver mais bem disposto para realizar as atividades que deseja.

Preguiça, falta de interesse ou crença de que você não dará conta de realizar determinada tarefa, mesmo que seja simples, serão deixadas de lado. Pense nisso e mude a sua vida.

Ampliação do círculo social

O aumento do círculo social é outro benefício que a prática de atividade física pode trazer para os idosos. Seja na academia, no clube ou na rua, você terá a possibilidade de ver e conhecer novas pessoas.

A frequência com que você se apresenta nesses locais aliada à rotina das demais pessoas será crucial para que você aumente o seu círculo de amizades.

Além disso, esses novos conhecidos podem ter um papel importante no seu desenvolvimento como novo “atleta”: o incentivo.

Redução do risco cardiovascular

Doenças cardiovasculares representam uma das principais causas de morte em todo o mundo, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Obviamente, esse problema não é exclusivo de idosos, mas é preciso agir para reduzir os índices.

Pesquisas já mostraram que os exercícios físicos são responsáveis diretos por proteger o coração, evitando doenças cardiovasculares e outros problemas relacionados a esse órgão.

Não adianta trocar a prática de atividade física por medicamentos e outras substâncias. Colocar o corpo em movimento ainda é a principal maneira de evitar doenças e aumentar a qualidade de vida.

Diminuição dos níveis glicêmicos

A diabetes é uma doença complicada e que tem afetado um grande número de idosos. Entretanto, muitas pessoas conseguem minimizar os efeitos dessa doença pela prática regular de atividades físicas, já que os exercícios também são responsáveis por diminuir os níveis glicêmicos.

A prática regular de exercícios físicos é capaz de melhorar o aproveitamento da glicose pelos músculos, diminuindo a necessidade de consumir medicamentos. Assim, podemos dizer que a necessidade de ação da insulina diminui consideravelmente, o que é um grande benefício. Ou seja, pessoas diabéticas devem praticar exercícios regularmente.

As maiores causas de perda óssea e muscular

A perda óssea e muscular não é uma característica presente apenas em pessoas que estão em idade avançada. Os indivíduos começam a registrar perda de massa muscular, com um grande potencial do aumento do percentual de gordura, por volta dos 30 anos.

A perda de massa muscular significa, entre outras coisas, perda de força, que pode se agravar com o passar do tempo. Os problemas relacionados à força muscular podem se tornar um impedimento para a realização de diversas atividades do dia a dia de uma pessoa, afetando a qualidade de vida e trazendo outros prejuízos.

Estudos indicam que um idoso perde até 5% da capacidade física a cada 10 anos. Em contrapartida, pode recuperar cerca de 10% dessa capacidade por meio de atividades físicas adequadas.

Em outras palavras, apesar do principal motivo da perda óssea e muscular ser o avanço da idade, com o qual não podemos lutar, existem maneiras de amenizar esses prejuízos. Então, pratique exercícios físicos regularmente e garanta uma vida saudável.

Os exercícios que o idoso pode praticar

Yoga

A yoga e o pilates, por exemplo, podem ser praticados por qualquer pessoa, independentemente da idade. Os benefícios podem ser impressionantes, como a melhora na postura, aumento da flexibilidade corporal e o relaxamento das articulações.

Porém, é fundamental ter um bom acompanhamento profissional e executar as atividades corretamente.

Natação

A natação pode fazer muito bem aos praticantes, pois trabalha a parte aeróbica e, com isso, é capaz de gerar a queima de calorias.

Dessa forma, os músculos são fortalecidos, as articulações ficam mais protegidas, auxiliando no tratamento de doenças como artrite e osteoartrite.

Muitos idosos não praticam a natação por não saberem nadar, mas nunca é tarde para aprender uma nova atividade, não é mesmo? Então, caia na água e confirme as vantagens desse esporte.

Corrida

A corrida talvez seja o esporte mais democrático do mundo, pois pode ser praticada em qualquer lugar e por qualquer pessoa. Entre as principais vantagens desse tipo de atividade física estão o aumento do equilíbrio muscular e da respiração.

Os idosos amantes dessa atividade devem praticar por, pelo menos, 30 minutos diários cinco vezes por semana. Lembre-se de utilizar tênis corretos para correr ou caminhar, evitando maiores problemas.

Por fim, é preciso dizer que os exercícios físicos para idosos são essenciais na garantia de uma boa qualidade de vida. São responsáveis diretos pela redução e prevenção de doenças e dores, além de trazerem maior autoestima. Então, escolha a atividade que mais agrada e comece já a praticar (não se esqueça de conversar com seu médico antes e procurar um profissional para lhe auxiliar nos exercícios).

E aí, gostou do post e aprendeu um pouco mais sobre a importância dos exercícios físicos para idosos? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais!

Posts relacionados

Deixe uma resposta