Tipos de pisada: o que você precisa saber sobre o assunto

4 minutos para ler

Você sabia que diversos problemas com a postura e dores no corpo podem estar relacionados com a forma como você anda? Isso porque existem diversos tipos de pisada, o que exige o uso de um calçado adequado para cada pessoa. Também é fundamental corrigir desequilíbrios ao andar para ter mais qualidade de vida.

Para que você entenda melhor sobre esse assunto, neste post vamos apresentar os tipos existentes de pisada e quais as consequências que a maneira de andar errada pode trazer para a sua vida. Boa leitura!

Tipos de pisada existentes

Existem três formas de pisada que as pessoas geralmente assumem no momento de andar. A seguir, saiba mais sobre cada uma delas.

Pisada supinada

A pisada supinada acontece quando os pés são pressionados de dentro para fora e o impulso é realizado pelo dedinho. Ou seja, a pessoa utiliza a parte de lateral dos pés, fazendo com que a força para caminhar seja realizada pelo dedo menor.

O problema é que esse tipo de pisada pode acarretar lesões no joelho e dores nas costas e em outras partes do corpo, incluindo a coluna.

Se você tiver esse tipo de pisada, com certeza deve perceber o desgaste do sapato apenas de um lado. Para os pacientes identificados com essa forma de passada, o ideal é usar tênis que contêm molas, pois esse amortecimento é mais eficaz ao proteger os membros inferiores e aliviar a tensão em outras partes do corpo.

Pisada pronada

Com a pisada pronada, a pessoa rotaciona os pés e tornozelos. O que acontece é que a primeira parte a ser tocada no chão é a externa do calcanhar e, depois, eleva a parte interna. O impulso é dado pelo dedão.

Com esse movimento, a região fica mais tensionada e faz com que a pessoa esteja mais propensa a lesionar a canela e as articulações. A pronação também pode desalinhar o tornozelo, joelho e a lombar.

Por isso, as pessoas com esse tipo de pisada devem utilizar calçados com maior amortecimento e estabilidade no solado e entressola, reduzindo, assim, os impactos na região.

Pisada neutra

A pisada neutra é um equilíbrio entre a supinada e pronada, sendo considerada a mais ideal. Isso porque ela gera apoio completo para todo o corpo, absorvendo impactos com mais eficiência. Ela é a que menos oferece riscos para a saúde, pois o esforço é espalhado por toda região do pé, com o movimento sendo mais uniforme ao longo dos membros.

Esse tipo de pisada proporciona um equilíbrio exato, dando mais firmeza e estabilidade. Porém, mesmo que seja uma pisada certa, é importante que o tênis seja de qualidade. Dessa forma, é essencial que eles possuam tecnologia criada para diminuir o tempo de transição das passadas, dando mais flexibilidade.

Consequências da pisada errada

Ao caminhar de forma errada, você poderá sentir dores nos quadris, coluna e joelhos. Inflamações, como a tendinite, podem aparecer. Para evitar essa situação, é importante realizar uma baropodometria, um serviço que já é oferecido por clínicas especializadas em Brasília.

Esse exame avalia as pressões feitas durante a caminhada. Ele ajuda a determinar o local onde há maior pressão e o grau de pronação e supinação é realizado, observando o tipo de pisada. A fisioterapia também pode auxiliar na solução do problema com treino de força muscular e alongamentos específicos.

Está vendo como os tipos de pisada podem influenciar diretamente na qualidade de vida? Se você tem dúvida sobre como você caminha, faça um teste e procure por ajuda de especialistas. Assim, você garantirá mais saúde e evitará diversos problemas que possam aparecer.

Gostou de conhecer mais sobre o assunto? Já sabe qual é o seu tipo de pisada? Ou tem alguma dúvida? Deixe seu comentário no post e vamos continuar a conversa por lá!

Posts relacionados

Deixe uma resposta