5 dicas essenciais para envelhecer bem e com saúde

4 minutos para ler

Poucos de nós nos preparamos para envelhecer. Parece que a chamada terceira idade está tão distante, não é? Mas a verdade é que, cada vez mais, a ciência possibilita um envelhecimento cheio de saúde, disposição e alegrias. E faz toda a diferença nos preparar para essa mudança.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, pouco do nosso envelhecimento é causado pela herança genética, sendo muito mais influentes os hábitos que adotamos ao longo da vida. Isso significa que envelhecer bem, hoje, não é mais opção para poucos. Basta preparar-se para usufruir de muita saúde e qualidade de vida nesta etapa da vida.

Se você também quer uma terceira idade assim, leia atentamente as dicas deste artigo e prepare-se para curtir o que pode ser a melhor fase da vida!

1. Mantenha-se em movimento

Os geriatras, em geral, avaliam cinco sinais do envelhecimento: a velocidade da marcha, a frequência do pulso, a respiração, a temperatura corporal e a pressão arterial. Todos esses fatores indicam o declínio natural do organismo, que acontece com o envelhecimento. São comuns, portanto, perda de mobilidade, redução da força e perdas sensoriais.

Mas, para adiar todos esses sinais e envelhecer com mais saúde e qualidade de vida, os exercícios físicos são excelentes aliados. Seja a hidroterapia para manter a mobilidade, seja o Pilates para trabalhar a elasticidade do corpo, os exercícios são recomendados em todas as idades, inclusive para os idosos.

Outra opção são terapias alternativas, como a acupuntura e a auriculoterapia, que ajudam a combater o estresse, melhorar queixas álgicas (de dor) e promover o relaxamento.

2. Cuide da alimentação

Uma dieta balanceada também é essencial para quem quer viver bem por mais tempo. Se, ao longo da vida, você aprendeu a comer de tudo e a guardar os exageros apenas para comemorações especiais, as chances de viver mais e com mais saúde são maiores. 

Afinal, a obesidade aumenta o risco de uma série de doenças graves, como problemas cardiovasculares e diabetes. Mesmo que depois dos 50 anos seja normal o ganho de peso, devemos evitá-lo. 

3. Tenha uma vida socialmente ativa

Envelhecer bem vai muito além da saúde física, sendo importante também prestar atenção à saúde psicológica e à manutenção de uma vida social ativa. O convívio com outras pessoas é importante em qualquer faixa etária. Porém, na terceira idade, o convívio com outros grupos, por exemplo, pode trazer perspectivas diferentes sobre os problemas enfrentados nessa fase da vida.

Nesse contato, você pode perceber que não é o único com dificuldades e aprender novas abordagens ou soluções adotadas por outras pessoas. Além disso, mantendo uma vida social ativa, é possível afastar a solidão e aproveitar momentos divertidos e de trocas de experiências com amigos, colegas ou familiares.

Se você tem dificuldades de criar laços de amizade, procure atividades em grupo que facilitem essas conexões.

4. Exercite o cérebro

Exercícios que estimulam a memória, como palavras cruzadas, xadrez, jogo da memória, dominó e até hobbies, como música, artes ou jardinagem, ajudam a manter a mente ativa, outro fator fundamental para a qualidade de vida.

Aprender coisas novas, como o uso de computadores, celulares e tablets, também é uma boa maneira de instigar o cérebro a fazer novas conexões, mantendo-se energizado e ativo. Nessas horas, vale tudo, até tentar memorizar cores, palavras ou padrões que você vir por aí!

5. Durma noites revigorantes

Dormir bem é outra dica fundamental para envelhecer bem. Isso porque é durante a noite que nossas células são regeneradas, aumentando a capacidade cognitiva. Quando você dorme bem, é muito mais fácil aprender e reter informações no dia seguinte, já que o sono ajuda na fixação de novos conceitos e ideias.

Você dorme o suficiente quando acorda com tranquilidade e sem preguiça para começar o dia. Também ajuda a ter noites revigorantes se você, ao longo da vida, se preparar financeiramente para a terceira idade. Afinal, essa é uma época com muitos gastos.

Evitar o envelhecimento é impossível, mas se você quiser envelhecer bem, comece a praticar essas dicas hoje mesmo, independente da sua idade. Pergunte-se: de que forma eu quero chegar na velhice?

Se você quer ser um idoso cheio de longevidade e bons hábitos, não deixe de ler também este artigo com 4 dicas para ter qualidade de vida na aposentadoria!

Posts relacionados

Deixe uma resposta