Como melhorar a postura com simples atitudes

5 minutos para ler

Dores nas costas, especialmente na região lombar (próxima ao quadril) são um dos problemas mais comuns de quem tem má postura. A condição pode ser genética, mas na grande maioria das vezes é causada pela postura errada. Ou seja, a forma como você se posiciona ao sentar, deitar ou mesmo quando está em pé, pode condicionar seu corpo a ter problemas ou não.

A famosa corcunda é um dos menores males que a má postura pode causar. Escoliose, hérnia de disco e até redução na capacidade respiratória podem ser alguns dos efeitos de posicionar mal a coluna. Por isso é tão importante prestar atenção à postura, treinando-a a ficar ereta até que se torne algo natural para você.

De forma geral, uma boa postura:

  • Mantém ossos e juntas em alinhamento correto, de forma que os músculos são usados de forma correta;
  • Ajuda a diminuir o uso anormal de superfícies articulares que podem resultar em artrite;
  • Diminui a pressão nos ligamentos que unem as juntas da coluna;
  • Previne que a coluna se fixe em posições anormais;
  • Previne a fadiga porque os músculos estão sendo usados ​​de forma mais eficiente, permitindo que o corpo use menos energia;
  • Previne dores nas costas e musculares;
  • Ajuda na aparência, inclusive diminuindo a barriga e deixando a pessoa mais alta.

Você pode começar a melhorar sua postura em diferentes momentos do seu dia. Veja a seguir como.

Melhore a postura no trabalho

Se você trabalha sentado o dia inteiro em frente a um computador, seja em casa ou em um escritório, preste atenção na forma como sua cadeira está posicionada, assim como na angulação do computador.

Se seu tronco se inclina para frente é um mal sinal, assim como o pescoço para baixo ou para cima. O ideal é que a cadeira tenha um apoio para a lombar, e as costas fiquem em um ângulo de aproximadamente 90 graus na cadeira. O computador deve estar na altura dos olhos, sem que seja necessário inclinar o pescoço. Para isso, utilize apoios próprios, livros ou outros objetos que possam elevar o aparelho para o nível correto.

Outra dica é apoiar os pés totalmente no chão, evitando cruzar as pernas. Dessa forma você ajuda a manter a coluna ereta.

Cuide da casa sem comprometer a postura

Durante atividades domésticas do dia a dia, como passar roupa, lavar louça ou carregar compras, também é importante prestar atenção na postura. A tábua de passar e a pia, por exemplo, costumam ser vilões para a coluna dentro de casa. Ao passar roupas ou lavar a louça, evite ficar com o tronco inclinado totalmente. Para isso, levante a tábua ou a pia o máximo possível e, se necessário, coloque um suporte embaixo delas.

Ao dobrar o tronco para frente atente-se para fazer o movimento de maneira correta, de modo a não prejudicar sua coluna. Então, ao calçar sapatos por exemplo, evite abaixar­-se até o chão. Ao invés disso, levante os pés até o colo e amarre os cadarços ou termine de calçá-los mais próximo ao corpo.

Evitar carregar peso de uma forma geral também é uma boa forma de evitar lesões na coluna. Se precisar carregar algo, procure o suporte de um carrinho ou tente dividir igualmente o peso entre os dois braços.

Durma em uma boa posição

Até na hora de dormir é importante prestar atenção na postura corporal. A posição ideal segundo os médicos é dormir de lado, com um travesseiro baixo apoiando a cabeça e outro entre as pernas, adequando a altura do quadril.

Se você não se sente confortável nessa posição, pode prevenir-se comprando um colchão de qualidade do tipo semi rígido ou com espuma, que são os melhores tipos para distribuir o peso do corpo. Se você gosta de dormir de barriga para cima, use o travesseiro embaixo dos joelhos. Ao dormir de bruços, coloque o travesseiro embaixo da barriga e não da cabeça, de forma que a curvatura lombar seja diminuída.

Relaxe, mas nem tanto

Se for assistir TV, prefira ficar sentado em poltronas ou cadeiras firmes com as costas totalmente apoiadas. Esparramar­-se ou deitar de forma torta no sofá pode parecer confortável num primeiro momento, mas compromete sua coluna a longo prazo​.

O mesmo vale na hora de ler um livro, por exemplo. Além de preferir fazer isso sentado, procure apoiar a obra em um suporte, com o livro na altura dos olhos, evitando ao máximo ter que abaixar­-se para ler. A nossa cabeça pesa cerca de 5kg e se abaixar para ler, coloca sob a coluna muita pressão, podendo provocar dores de cabeça, nas costas e até hérnias de disco.

Ao sair de casa para passear, evite carregar bolsas pesadas nos ombros. Prefira modelos de tamanho médio e segure a bolsa sempre com as duas mãos, distribuindo o peso do acessório.

Mesmo quando estamos em pé, é importante prestar atenção à distribuição do peso no corpo, dividindo para os dois lados e evitando apoiar-se de um lado só do corpo.

Outra dica preciosa é praticar exercícios físicos pelo menos duas vezes por semana, fortalecendo os músculos e melhorando a postura de forma natural.

Um exercício excelente para a postura corporal é o Pilates. Aqui na Fisiotrauma temos diferentes formas de trabalhar o Pilates, de acordo com as necessidades do seu corpo.

Entre em contato e marque uma avaliação.

Posts relacionados

Deixe uma resposta