Descubra agora como fazer pilates em Brasília

6 minutos para ler

 

O pilates é um dos exercícios mais completos e universais disponíveis hoje. Ele pode ser praticado na terceira idade, durante a gravidez e até na infância.

Se você está em busca da prática de pilates em Brasília, continue a leitura e conheça os principais benefícios da atividade e os critérios que você deve seguir para escolher onde fazer o exercício. Vamos lá?

Conheça os principais benefícios do pilates

Não importa a sua idade, nem suas condições físicas, o pilates pode ser uma alternativa tanto para você melhorar o condicionamento físico quanto para tratar lesões, dores e doenças.

O pilates não apenas tem poder de cura, mas tira o paciente do sedentarismo, trazendo mais qualidade de vida e longevidade. É um exercício que promove o alongamento e melhora o equilíbrio e a postura corporal. Além disso, como tem um grande foco na respiração, ajuda a equilibrar a mente, reduzindo o estresse e melhorando doenças cardiovasculares. 

Outra grande vantagem do pilates, especialmente para os idosos, é o aumento do controle muscular, trazendo melhoria até para pequenas atividades do dia a dia, como carregar peso, caminhar ou subir e descer escadas.

Ele também tem um efeito direto e, às vezes, bastante rápido, no tratamento de tensões e dores crônicas, como dores na coluna, hérnia de disco e tendinite. No entanto, para garantir uma melhora efetiva, é fundamental que o paciente tenha sempre o acompanhamento de um profissional capacitado.

Saiba como escolher um bom profissional

Atividades físicas devem ser sempre acompanhadas por profissionais treinados, mas o pilates, em especial, precisa ser conduzido por alguém que vai entender as necessidades do corpo de cada paciente e tratá-lo de forma adequada.

Mesmo sendo uma modalidade de exercícios considerada de baixo esforço, o pilates demanda o uso de diferentes aparelhos e equipamentos, que devem ser conduzidos de forma a otimizar o resultado individual para cada paciente.

De acordo com a resolução n° 386/2011 do Conselho de Fisioterapia (Coffito), o pilates é um recurso terapêutico que promove a educação e a reeducação do movimento corporal. Já o Conselho Federal de Educação Física (Confef), em sua resolução n° 201/2010, o considera como uma modalidade de ginástica, que deve ser orientada por um profissional de educação física.

Tão importante quanto a formação técnica do profissional, o paciente deve atentar para a capacitação do seu instrutor. Por exemplo, se ele demonstra conhecimento e técnica ao aplicar os exercícios, se tem as qualificações necessárias, como cursos específicos sobre pilates ou reabilitação e se tem cuidado e atenção na orientação das atividades. 

Avaliar as instalações, saber sobre a formação e o conhecimento do instrutor, realizar uma aula experimental para conhecer a conduta e o manejo que o instrutor utiliza, são ótimas dicas para o aluno escolher o professor que melhor atenderá suas necessidades.

Escolha onde fazer pilates em Brasília

Além de garantir a capacitação do profissional que atenderá, é fundamental visitar o espaço onde acontecerão as aulas de pilates. Dessa forma, você conhece a condição dos aparelhos e entende se naquela clínica ou estúdio eles se preocupam em fechar turmas pequenas, por exemplo, em que o atendimento individualizado possa ser priorizado.

Lugares em que as aulas são com muitos alunos por professor tendem a ser piores, já que o profissional perde a capacidade de orientar corretamente a postura e os movimentos de cada um. O ideal é que cada turma tenha no máximo três alunos por profissional.

Assim, quando for escolher o estúdio ou clínica de pilates, tenha todos esses critérios em mente e faça uma escolha minuciosa, afinal, é o seu corpo e a sua saúde que estão em jogo.

Entenda por que a Fisiotrauma é referência em Pilates em Brasília

Inaugurada há 18 anos em Brasília, a clínica Fisiotrauma é líder em tratamento de fisioterapia na cidade, oferecendo também os serviços de hidroterapia, acupuntura e pilates. Nosso grande diferencial é o método McKenzie, uma técnica de avaliação e auto tratamento da fisioterapia moderna que traz uma série de benefícios para a saúde, tanto a curto quanto a longo prazo. Conheça, a seguir, mais alguns de nossos diferenciais.

Equipe especializada

Todos os nossos profissionais são altamente qualificados, recebendo capacitações frequentes. Dessa forma, eles estão sempre muito bem preparados e equipados para lidar com as necessidades, objetivos e limitações de cada aluno.

Unidades

Somos a clínica mais indicada para a prática de Pilates em Brasília porque estamos em toda a cidade, inclusive em Taguatinga. Nossas três unidades (Asa Sul, Taguatinga e Asa Norte) passaram por reformas recentemente e todas contam com um amplo espaço reservado para o exercício, tendo toda a estrutura necessária.

Estrutura completa

Nessa estrutura, estão os tradicionais aparelhos do pilates, como Cadillac, Ladder Barrel, Step Chair e Reformer, além de acessórios e equipamentos como pesos, bolas, elásticos e roda de exercícios abdominais.

A ideia é fazer os exercícios da forma mais completa e dinâmica possível, atendendo às necessidades de cada aluno e deixando a prática mais divertida e variada. Na Fisiotrauma, os aparelhos são modernos e permitem diversos movimentos diferentes.

Avaliação personalizada

Antes de experimentar qualquer serviço na Fisiotrauma, nossos pacientes passam por uma avaliação personalizada, na qual investigamos a fundo o motivo de ter nos procurado. Dessa forma, conseguimos começar com um atendimento individualizado, focado em suas necessidades específicas.

Cobertura por planos de saúde

Outro grande diferencial da Fisiotrauma é que somos credenciados por quase 40 convênios de saúde, também facilitando as condições de pagamento para quem pretende fazer as sessões particulares. 

Estes são apenas alguns dos diferenciais da Fisiotrauma. Se você se interessou em fazer pilates em Brasília, entre em contato conosco e faça uma avaliação e uma aula experimental!

Posts relacionados

Deixe uma resposta