Conheça os benefícios da ginástica holística no trabalho

4 minutos para ler

Sabemos que a correria no ambiente profissional é uma realidade para grande parte das pessoas. São metas a serem batidas, exigências do chefe, prazos curtos a serem cumpridos… Tudo isso faz com que, muitas vezes, nos esqueçamos de prestar atenção a nós mesmos e ao nosso corpo durante essas horas na empresa, o que pode trazer várias consequências ruins para a saúde.

A boa notícia é que existem alguns cuidados simples, mas bem eficientes que podemos tomar para evitar problemas de postura e dores nas costas. A realização dos movimentos da ginástica holística no ambiente de trabalho, por exemplo, é uma ótima maneira de prevenir e tratar dores decorrentes da sobrecarga de trabalho.

Ficou interessado? Então, acompanhe este texto para saber mais sobre essa modalidade e as suas vantagens!

O que é a ginástica holística?

A ginástica holística é um método de trabalho corporal que atua nos níveis pedagógico, preventivo e terapêutico, criado pela médica e fisioterapeuta alemã Lily Ehrenfried, em meados do século 20. Ela surgiu mesmo como um tratamento alternativo à fisioterapia comum, ao RPG e ao Pilates, com o objetivo de prevenir e tratar várias condições, melhorando o rendimento do corpo como um todo.

O principal diferencial do método é que ele trabalha o corpo inteiro, buscando uma mudança duradoura e harmônica.  Para isso, os movimentos são realizados de forma suave e lenta, ritmados com a respiração da pessoa.

A Ginástica Holística atua simultaneamente sobre a respiração, o equilíbrio e o tônus muscular, contribuindo para melhorar todas as funções do indivíduo na sua unidade psicossomática.

Quais são as vantagens de fazer a ginástica holística no trabalho?

A prática de movimentos orientados é uma ótima maneira de manter a saúde dos funcionários, além de proporcionar um momento de relaxamento em meio ao ritmo acelerado de trabalho. A seguir, listamos algumas das vantagens de fazer a ginástica holística no trabalho.

Alívio de dores musculares

As dores musculares, principalmente nas costas, tem uma forte relação com a postura adotada durante as horas de trabalho. Frequentemente ficamos muito tempo sentados e com o passar das horas o peso corporal e o cansaço pioram a postura corporal.

O alívio das dores vem através da correção postural e na consciência corporal. Os músculos voltam a trabalhar sem sobrecargas e em uma estrutura alinhada.

Correção da postura

A permanência por longos períodos em uma mesma posição pode favorecer o surgimento ou agravar os desvios de coluna. Através do alinhamento corporal e do reequilíbrio muscular e articular a coluna retoma as curvaturas naturais.

Relaxamento

Infelizmente, o estresse é muito comum em vários ambientes de trabalho, levando a uma diminuição da produtividade e da colaboração entre os funcionários, além de contribuir para o surgimento de diversas doenças. Justamente por isso, é preciso investir em atividades que ajudem o relaxamento da mente e do corpo, para que as pessoas sintam maior bem-estar ao trabalhar.

Os movimentos da ginástica holística trazem um conforto duradouro nesse sentido, levando não só à redução do estresse e da ansiedade, mas também à melhoria do sono, da concentração e do equilíbrio emocional.

Como fazer os movimentos no trabalho?

Os movimentos da ginástica holística podem ser realizados utilizando o peso do próprio corpo, além de alguns materiais, como por exemplo, bolas de tênis e bastões. Justamente por isso, não é difícil incluí-la no ambiente de trabalho.

Os movimentos podem ser adaptados e realizados no próprio posto de trabalho ou em um espaço reservado pela empresa. Alguns minutos por dia já são suficientes. 

Enfim, como podemos ver, a ginástica holística no trabalho é uma ótima opção para as empresas, pois pode ser facilmente feita no ambiente de trabalho e traz muitas vantagens para a saúde física e mental dos trabalhadores.

Agora, se você gostou do texto de hoje, que tal compartilhá-lo nas suas redes sociais?

Posts relacionados

Deixe uma resposta