Conheça a ginástica holística e aproveite os benefícios

6 minutos para ler

Cada vez mais brasileiros sofrem com problemas crônicos na coluna. Esse tipo de problema chega a incapacitar a pessoa, que muitas vezes acaba convivendo com a dor, sem fazer nenhum tipo de tratamento. Ou, pior ainda, vivem a base de medicamentos ou injeções como forma de amenizar as dores crônicas.

O problema é que remédios são soluções apenas paliativas, que não resolvem a situação de uma vez por todas. Pensando nisso, a médica e fisioterapeuta alemã Lily Ehrenfried criou, há quase 90 anos, um método revolucionário para o tratamento deste tipo de condição: a ginástica holística. Continue a leitura e saiba mais!

O que é a ginástica holística?

Também conhecida como fisioterapia holística ou método Ehrenfried, a ginástica holística surgiu como um tratamento alternativo à fisioterapia tradicional, ao RPG e ao Pilates. O objetivo é muito parecido com essas outras técnicas: tratar e prevenir doenças como dores crônicas na coluna, lesões por esforço repetitivo (LER/DORT), fibromialgia, hérnia de disco, osteoporose, tendinite, entre outros males.

A diferença é que a ginástica holística trabalha o corpo como um todo, utilizando mais de 800 movimentos diferentes, que fortalecem todos os músculos de uma vez, não apenas uma parte específica do corpo.

Se uma pessoa torce o pé e estira os ligamentos do tornozelo, por exemplo, precisa conviver, pelo menos por um período, com sequelas, que podem chegar a ser graves. Provavelmente o paciente precisará ficar imobilizado, necessitando do auxílio de muletas ou até de cadeira de rodas, dependendo da gravidade da lesão. Isso sem contar no modo de andar que fica prejudicado, podendo deixar a pessoa com a marcha alterada por um tempo.

Ao longo do processo, a alteração na marcha passa a fazer parte da rotina, então a pessoa precisa reaprender a se locomover corretamente. Mas, para que essa mudança ocorra, é necessária a tomada de consciência, tanto do corpo quanto da mente. É com esse propósito que funciona a ginástica holística.

Os movimentos servem para sensibilização da pessoa, que passa a corrigir os movimentos errados do dia a dia e potencializar os corretos. São utilizadas para isso técnicas leves e suaves, que alongam e fortalecem o corpo.

Muita gente usa a ginástica holística como tratamento para problemas ortopédicos ou neurológicos. As grávidas e as mães que acabaram de ter filhos também se beneficiam por conta da respiração, que muda muito nessa fase da vida.

Há ainda os pacientes que praticam o método  para potencializar atividades como a dança, já que ele ajuda na flexibilidade e traz equilíbrio para o corpo. A ginástica holística pode ser também uma maneira leve de manter a pessoa ativa, afinal, essa é a melhor forma de prevenir doenças, ganhar qualidade de vida e aumentar a longevidade.

Como funcionam os movimentos?

A prática da ginástica holística funciona em três níveis: pedagógico, terapêutico e preventivo. São realizados exercícios com diferentes materiais, como bastões, bolas e o peso do próprio corpo, sempre em busca da consciência, para que cada um possa identificar e corrigir desalinhamentos estruturais de forma natural.

Os movimentos não são exercícios mecânicos nem segmentados. Pelo contrário, atuam de forma global, desafiando o praticante a testar gestos novos, cada vez mais complexos. Assim, são trabalhadas também a imaginação e a criatividade, trazendo um senso lúdico para a atividade.

O mais legal é que a ginástica holística começa com um profissional como orientador, mas acaba se tornando parte da rotina do paciente, em casa ou no trabalho, já que ele pode (e deve) levar consigo os ensinamentos e praticar o máximo possível os movimentos.

A força dos músculos, o equilíbrio e a respiração são fatores essenciais também para a ginástica holística, assim como o alongamento. Quanto mais se pratica, mais consciência ganha e mais consegue corrigir doenças e posturas incorretas adquiridas ao longo da vida.

Quais são os principais benefícios?

O primeiro benefício é trabalhar na causa das dores e não apenas nos sintomas, eliminando a raiz do problema para que ele nunca mais volte. Além disso, a respiração e o equilíbrio melhoram bastante com a prática da ginástica holística, já que são dois dos fatores fundamentais do método.

O alívio de dores musculares também pode ser observado pelos pacientes, assim como a melhora da postura. Outro grande benefício é o relaxamento mental, com redução do estresse e da ansiedade. Aos poucos, o aluno aprende que pode utilizar a consciência da ginástica holística também para lidar com situações do dia a dia que normalmente o levariam a ficar nervoso ou chateado.

A ginástica holística envolve o corpo como um todo, incluindo os aspectos mentais e espirituais. Por meio dos exercícios, é possível obter um bem-estar extenso e duradouro, que ajuda o paciente a dormir melhor, se concentrar mais no trabalho e até mesmo aprender a meditar.

Como começar?

Antes de começar, é necessária uma entrevista em que o profissional define com o paciente as necessidades, expectativas e possibilidades para as aulas.

Em geral, as aulas de ginástica holística são realizadas em grupos, com até 12 pessoas. Porém, pode ser definido na entrevista que o melhor são aulas individuais, mas as atividades realizadas em grupo trazem o benefício adicional da socialização.

Durante cada sessão, os alunos realizam os mesmos movimentos, cada um de acordo com seus limites, se adaptando aos poucos a cada novo exercício. Eles começam mais simples e, à medida que os alunos recuperam a mobilidade natural, gestos complexos são introduzidos.

Para otimizar os resultados, é importante que o paciente se comprometa a fazer a ginástica holística no mínimo uma vez por semana, por, pelo menos, três meses. Também vale lembrar da importância de buscar um profissional especializado para realizar o tratamento.

Em todo o Brasil, menos de 50 profissionais fazem parte da Associação Brasileira de Ginástica Holística (ABGH), filiada à Association des Elèves du Ehrenfried et des Praticiens em Gymnastique Holistique (AEDE), associação francesa do método.

Quem trouxe a ginástica holística para o Brasil foi a fisioterapeuta Patrícia Lacombe, formada pela AEDE, presidente da ABGH e única representante que pode formar novos profissionais de ginástica holística na América Latina. A Fisiotrauma está em contato com Patrícia, justamente para trazer essa metodologia para Brasília.

Se você gostou da ginástica holística, entre em contato com a gente e descubra como praticar!

Posts relacionados

Deixe uma resposta