Por que meditar? Conheça 7 benefícios dessa prática!

6 minutos para ler

A meditação é uma prática muito antiga, que consiste em atingir o ponto máximo de concentração. Muitas pessoas não sabem por que meditar, mas os efeitos dessa prática são impressionantes.

Os principais benefícios estão relacionados com o bem-estar e a qualidade de vida. A meditação nada mais é do que um exercício interior, um momento em que necessitamos de altos níveis de concentração para equilibrar o corpo e a mente.

Ficou interessado sobre o assunto e quer saber mais? Então, continue a leitura deste post e conheça sete benefícios da meditação!

1. Redução do estresse

O estresse surge como resposta ao que é exigido pelo corpo e pela própria mente. Quanto maior a angústia provocada por situações de dor ou ansiedade, pior o corpo humano se sente, podendo haver inclusive consequências psicológicas.

Quando você aprende a ter mais conforto nesse tipo de situação, ela se tornará menos prejudicial ao seu corpo e à sua alma cada vez que passar por ela. Não é uma tentativa de se livrar da dor e sim de aprender a conviver com ela de maneira saudável.

O que muda não é o número de situações estressantes, mas o seu modo de enxergá-las e lidar com elas. É o seu olhar que muda, transformando a reação da sua mente.

2. Aumento da produtividade

O aumento de produtividade é outro motivo pelo qual devemos meditar. O treinamento constante do cérebro é capaz de aumentar a nossa capacidade de concentração. Assim, as tarefas do dia a dia se tornam atividades mais simples de serem realizadas.

Além disso, o tempo dedicado a essas tarefas também diminui consideravelmente e a qualidade do produto final aumenta. Com os níveis de concentração em alta, nos tornamos capazes de ser bem mais produtivos, nos destacando no trabalho e conseguindo realizar todas as atividades que programamos para o dia.

3. Melhora do sistema imunológico

Um estudo realizado nos Estados Unidos por diversos pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley revelou que a meditação pode ser a chave para melhorar o sistema imunológico. Foram observados profissionais saudáveis durante o período de oito semanas.

O estudo, realizado com casos-controle, ocorreu primeiramente por meio da mensuração da atividade cerebral de todos os participantes antes e depois das meditações de um dos grupos, procedimento que foi repetido quatro meses depois do teste que durou oito semanas.

Após esse período, os participantes do grupo de controle e do grupo de meditação foram vacinados contra a gripe. Observou-se que as pessoas que meditaram produziram níveis maiores de anticorpos.

Ou seja, os participantes que meditaram desenvolveram uma capacidade maior de imunidade contra a gripe causada pelo vírus influenza. Isso demonstra mais uma vez que a ligação saudável entre mente e corpo pode melhorar a nossa saúde e o nosso bem estar.

4. Redução da depressão em adolescentes

Outro estudo sobre meditação, dessa vez realizado na Bélgica, demonstrou que a prática também é capaz de reduzir os casos de depressão em adolescentes. Foram observados 400 alunos em diversas escolas de Flandres, todos entre 13 e 20 anos.

Eles foram subdivididos em dois grupos: alunos que participariam das sessões de meditação e alunos que não participariam delas. Previamente, todos os alunos responderam a um questionário que avaliava sintomas de depressão e estresse.

O grupo respondeu novamente ao questionário assim que terminou o treinamento e seis meses após o término das sessões. Os resultados do primeiro teste mostraram indícios de depressão em 21% dos participantes, o que foi reduzido para 15% após o curso de meditação.

Isso mostra que a meditação pode ser uma ferramenta para o tratamento da depressão em pacientes jovens, promovendo um acompanhamento não medicamentoso com redução do número de casos.

5. Maior qualidade do sono

Já na Califórnia, pesquisadores buscaram avaliar a atuação da meditação na melhoria da qualidade do sono. Foram observados dois grupos que sofriam de problemas para dormir. Um foi submetido a tratamentos convencionais de higiene do sono e o outro foi apresentado a sessões de meditação.

O grupo que participou das sessões apresentou redução não só das noites de insônia, mas também dos episódios de depressão e cansaço. Os resultados foram bem melhores que os do grupo submetido à terapia convencional.

6. Melhora da cognição

Segundo pesquisadores americanos, em um estudo sobre meditação e a melhoria da cognição, essa atividade melhora, e pode impulsionar, o treinamento cerebral. Segundo as pesquisas realizadas, é possível melhorar a cognição e o humor com quatro dias de meditação.

Dois grupos, um submetido a sessões de meditação e o outro não, ouviram um áudio-book e, posteriormente, foram avaliados nos seguintes quesitos:

  • humor;
  • fluência verbal;
  • codificação visual;
  • memória de trabalho.

Todos esses quesitos foram melhorados por meio do uso das sessões de meditação. Além disso, os benefícios podem surgir a curto e a longo prazo. Ou seja, esse estudo evidencia que as práticas de meditação podem ajudar a melhorar seu treinamento cerebral.

7. Conquista do bem-estar psicológico

A conquista do bem-estar psicológico é outro motivo por que meditar. É válido dizer que as pessoas que iniciaram essa prática apresentaram aumento da atenção plena e, também, aumento do bem-estar e diminuição do estresse.

Algumas outras ações podem ser realizadas em conjunto com a meditação, como é o caso da ioga e do pilates. Assim, os resultados, no que diz respeito ao bem-estar psicológico e ao relaxamento, tendem a ser potencializados.

Pesquisadores americanos fizeram um estudo onde foi possível detectar que a meditação aumentou as emoções positivas em experiências diárias ao longo do tempo. Essas emoções foram responsáveis diretas por grandes recursos pessoais como atenção plena, apoio social e propósito na vida.

É importante destacar também que meditar é uma prática que desenvolve alguns sentimentos como empatia, bondade e compaixão, que podem estar relacionados a si mesmo ou aos outros. Ou seja, é uma atividade saudável que traz inúmeros benefícios ao seu dia a dia.

E aí, gostou do post e descobriu por que meditar? Então, entre em contato conosco e fique por dentro de todos os serviços que nós podemos oferecer para você!

Posts relacionados

Deixe uma resposta