4 dicas infalíveis para melhorar a postura e evitar dores nas costas

3 minutos para ler

Melhorar a postura é essencial para ter mais bem estar e qualidade de vida. Afinal, desvios posturais podem resultar em dores nas costas ou em outros problemas que afetam o nosso dia a dia.

Manter o corpo em movimento e cuidar da saúde é muito importante, especialmente para mantermos a nossa rotina e aproveitarmos os momentos de lazer.

Neste post, você vai entender melhor sobre o assunto e também conhecer quatro dicas para melhorar a postura. Continue a leitura!

Afinal, como posso melhorar a minha postura?

Quem trabalha muito tempo em uma mesma posição sabe bem como a coluna pode ser sobrecarregada. Ao final do dia, isso é sentido com dores na lombar, queimação no pescoço e até mesmo desconforto nas pernas e pés.

Para evitar que isso aconteça, é muito importante ter consciência corporal e saber como se manter bem ao longo do dia. A seguir, saiba o que você pode começar a fazer hoje mesmo!

1. Sente-se corretamente

Nada de ficar debruçado sobre a mesa. Lembre-se sempre de manter a coluna ereta e totalmente encostada na cadeira. Os pés devem estar alinhados e apoiados no chão (ou apoiados em um suporte de elevação) e os braços com apoio.

Além disso, escolha bem o seu assento. Leve em conta o tipo de estofado, o tempo em que você precisará ficar sentado e conforto que o objeto pode oferecer.

2. Faça exercícios físicos regularmente

A prática de exercícios físicos é essencial para manter a vitalidade e a força dos ossos e músculos, além de aumentar a longevidade e prevenir dores.

Caminhadas diárias, por exemplo, são ótimas aliadas para fortalecer a musculatura e melhorar a articulação. Da mesma forma, exercícios e alongamentos próprios para a coluna ajudam a aliviar as tensões musculares das costas e facilitam a recuperação após um processo inflamatório, por exemplo.

3. Tome cuidado com a postura ao dormir

Também devemos nos preocupar com a postura na hora de dormir. Esse é o momento de relaxamento da coluna, onde podemos tirar mais proveito de um bom alinhamento.

Para manter uma boa postura enquanto dorme, procure ter atenção ao seu tipo de colchão, bem com o uso de travesseiros, tanto abaixo do pescoço quanto entre as pernas, pois são estratégias para alinhar a coluna. Outras recomendações incluem as técnicas de relaxamentos utilizadas também para facilitar o sono reparador.

4. Faça pilates ou fisioterapia

A prática de pilates ou fisioterapia são excelentes opções para quem está com dores nas costas e quer melhorar a postura, pois trabalham com exercícios específicos focados nos pontos de tratamento. Além disso, trabalham especialmente a questão da consciência corporal, que citamos no início do artigo.

Melhorar a postura, especialmente no ambiente de trabalho, é fundamental para evitar lesões e diminuir as faltas laborais. Além disso, uma boa postura traz também mais mobilidade, elegância, evita problemas musculares, contribui para o bom humor e até mesmo para a respiração. Já pensou nisso?

Se este post foi útil para você, deixe seu comentário e compartilhe as suas experiências!

Posts relacionados

Deixe uma resposta