Após um dia inteiro de trabalho, cheio de preocupações, voltar para casa e encontrar mais problemas… Quem nunca passou por isso, não é mesmo? O estresse é o companheiro de grande parte dos brasileiros.
Para evitar esse quadro, é necessário desacelerar o ritmo e buscar pelo relaxamento tanto do corpo quanto da mente, equilibrando o sistema nervoso e voltando à normalidade. Nesse contexto, as técnicas de relaxamento surgem como grandes aliadas da desaceleração.
Tais práticas melhoram a saúde e a disposição, além de reduzirem o risco de depressão e proporcionarem outros benefícios. A seguir, saiba mais sobre os perigos do estresse e conheça cinco técnicas de relaxamento corporal para começar hoje mesmo!
Dados importantes sobre o estresse
O estudo de 2017 da International Stress Management Association (Isma — Brasil) mostra que o Brasil é o segundo país com pessoas mais estressadas do mundo. Perdemos apenas para os japoneses.
A questão é que o quadro pode levar a uma série de problemas de saúde, como o infarto. Segundo dados do Ministério da Saúde, o estresse é o quarto maior fator de risco do infarto, doença que já fez 17,5 milhões de vítimas em todo o mundo.
Só no Brasil, informações da Sociedade Brasileira de Cardiologia apontam que cerca de 200 mil pessoas morreram no ano passado devido a doenças cardiovasculares. Isso representa uma morte a cada 1,5 segundo.
Práticas de relaxamento mais recomendadas
Separamos cinco técnicas de relaxamento que prometem ajudar na redução do estresse diário. A seguir, veja quais são elas.
1. Exercícios físicos
Pode parecer estranho, mas a atividade física é uma das principais técnicas de relaxamento corporal que existem. Dados da Associação Americana de Ansiedade e Depressão mostram que praticar exercícios auxilia na luta contra o estresse — problema que atinge sete entre cada dez adultos nos Estados Unidos.
Independentemente da modalidade escolhida (caminhada, corrida, natação, boxe, dança etc.), essas atividades nos ajudam a ativar o corpo. Seus efeitos benéficos são ainda mais potencializados quando o exercício é praticado com autoconsciência corporal.
Ou seja: a cada movimento ou respiração, se você está consciente do que é feito, praticando o mindfulness (foco e concentração no momento presente), terá um melhor proveito.
2. Automassagem
Receber uma massagem de luxo em um spa é maravilhoso, mas não se trata de algo que possamos fazer com aquela frequência de que gostaríamos, não é? Então, que tal tentar replicar a técnica em casa mesmo? Com a ajuda de cremes ou óleos cheirosos, é possível ativar e relaxar braços, pernas, pescoço, nuca, mãos ou pés.
Basta fazer movimentos de pressão com as mãos nas diferentes partes do corpo, deslizando os dedos com carinho. A força empregada vai depender do que mais agrada a você: o importante é sentir o corpo descansando.
Faça ao menos cinco repetições de cada movimento e, se possível, pratique a automassagem em um ambiente calmo, sem barulhos, apenas com uma música suave de fundo. Isso ajuda a reduzir o estresse, aliviar dores e amenizar a tensão muscular.
3. Meditação
A técnica de relaxamento corporal e mental que está entre as mais famosas é também bastante temida por quem está começando. Apesar da alta taxa de abandono, a meditação não é tão difícil quanto parece e traz benefícios muito superiores a qualquer desafio.
Para se ter uma ideia do impacto positivo da prática, um estudo de 2011, publicado na revista científica Science Direct, mostrou que nosso cérebro tem a capacidade de alterar algumas de suas funções após 8 semanas de meditação. Isso mesmo! A região ligada à memória e ao aprendizado passa a crescer.
Para tanto, é necessário seguir uma rotina diária, entregando-se ao método. Hoje, é possível aprender a meditar por meio de aulas, livros e aplicativos, como Headspace, Medite-se e Calm, ou até pelo YouTube (a exemplo do Yoga para Você, Mova e Transcender). Opções não faltam!
4. Pilates
Criado em meados de 1920 por Joseph Pilates, essa técnica trabalha todo o corpo, com foco no alongamento e na respiração. Entre os principais benefícios do Pilates, estão:
- correção da postura;
- aumento da flexibilidade;
- estímulo à coordenação motora;
- alívio do estresse.
Inicialmente, a prática só era possível com o auxílio de equipamentos próprios, criados por Joseph. Hoje, porém, você pode encontrá-la em clínicas de fisioterapia e ambientes especializados com esses aparelhos ou na modalidade solo, com o peso do próprio corpo ou o apoio de instrumentos como elásticos e bolas.
O Pilates auxilia no relaxamento do corpo e da mente não apenas por ser uma atividade física, mas porque o controle da respiração é parte fundamental do exercício. Para ter sucesso na prática, é preciso seguir o conceito da Contrologia, que prega o controle consciente dos movimentos pela concentração, controle, precisão, centro, respiração e fluidez.
5. Acupuntura
Outra técnica de relaxamento corporal é a acupuntura. Ela se caracteriza pela colocação de agulhas em pontos estratégicos do nosso corpo para aliviar dores, diminuir o estresse e amenizar a ansiedade.
Criado há mais de dois séculos pelos chineses, o método é recomendado a todas as idades. A única contraindicação é para quem sofre com alterações na coagulação sanguínea.
A acupuntura pode ser usada tanto no tratamento de sintomas quanto na prevenção de doenças e manutenção da qualidade de vida e do bem-estar. Formas alternativas da técnica são:
- auriculoterapia (sementes nas orelhas);
- ventosaterapia (sucção a vácuo);
- moxabustão (combustão de ervas).
E então? Qual dessas práticas mais o animou? A escolha é totalmente sua e existem outras técnicas de relaxamento corporal para explorar por aí. O mais importante é sempre se entregar física e mentalmente à atividade, praticando o mindfulness.
Outra dica importante é tentar praticar o relaxamento todos os dias, intercalando as técnicas das quais mais gostar. Seu corpo precisa de cuidado e atenção — nunca se esqueça disso.
Praticando de 10 a 20 minutos por dia uma das técnicas de relaxamento corporal, você já vai sentir o alívio do estresse no cotidiano e prevenir uma série de doenças. Busque sempre por mais qualidade de vida!
Gostou das dicas acima? Então, não deixe de assinar nossa newsletter e acompanhar de perto todas as novidades que preparamos especialmente para você sobre saúde e bem-estar. Afinal, quem cuida de si vive mais e muito melhor!